Para que serve um chatbot? 7 formas de usar a tecnologia em sua empresa [+exemplos]

teste-carga-jmetter

Os chatbots são softwares de comunicação automática via mensagem e estão entre as inovações tecnológicas atuais mais comentadas, em muitas companhias. Entretanto, para que serve um chatbot nas empresas?

Empresas grandes e pequenas já utilizam esse canal para modernizar seu atendimento ao cliente. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem para que serve um chatbot e não conhecem todo o seu potencial para alavancar os negócios.

Se você é uma delas, não se preocupe! Neste post, apresentaremos as principais aplicações e vantagens do chatbot para empresas. Acompanhe!

Para que serve chatbot? 7 usos principais

A grande funcionalidade dos chatbots para empresas é facilitar a comunicação e interação com clientes.

Nesse sentido, as habilidades de conversação deles podem ser empregadas por uma empresa em diferentes áreas. Veja agora suas principais aplicações:

1. Atendimento ao cliente

As possibilidades de atendimento no chatbot é a primeira função que vem à mente quando pensamos na ferramenta. Os programas são capazes de manter uma conversa natural com os clientes:

  • agilizando os atendimentos;
  • solucionando problemas;
  • reduzindo a necessidade de mão de obra.

2. Geração de leads

A introdução de um chatbot em canais online da empresa tende a aumentar o tempo de permanência do usuário. Isso permite a otimização da geração de leads. Neste sentido os chatbots para empresas conseguem:

  • responder ao visitante;
  • manter um diálogo;
  • gerar informações de contato para as equipes de vendas.

3. Marketing

As campanhas de marketing também podem se tornar mais efetivas com a utilização dos chatbots.

Em vez de apresentar uma oferta de maneira mecanizada, com banners ou anúncios automáticos, o chatbot no marketing auxilia na comunicação interativa, conversando de forma natural, levando o potencial cliente a se interessar pelo produto ou serviço em questão e interagir com a marca.

4. Realização de pesquisas

Convencer uma pessoa a responder um formulário de pesquisa pode ser uma tarefa árdua, pois, muitas acabam abandonando os formulários. Esta é uma outra abordagem de para que serve chatbot.

Com eles as pesquisas de opinião e satisfação podem ser transformadas em uma conversa rápida e amigável.

5. Entretenimento

Os chatbots também servem para entreter pessoas, fazer recomendações de filmes, jogos e músicas, além de atuarem na divulgação de novos conteúdos.

Já pensou que bacana transformar os personagens de filmes e séries em chatbots?

6. Realização de pedidos, reservas e agendamentos

Os clientes esperam que tarefas simples, como a realização de um pedido, uma reserva ou um agendamento, sejam feitas rapidamente. No entanto, com o atendimento humano, muitas vezes eles têm que esperar até que alguém esteja disponível.

Com o uso de chatbots, acontece o contrário: essas tarefas são automatizadas e realizadas instantaneamente pelo cliente.

O usuário pode usar o celular e até mesmo os aplicativos de troca de mensagens, como o Facebook Messenger, para enviar suas solicitações, que são prontamente atendidas pelo chatbot de atendimento.

7. Solução de dúvidas

Muitas companhias já utilizam os chatbots para solucionarem as principais dúvidas dos clientes.

Eles contam com um grande banco de dados e encaminham respostas para as perguntas frequentes.

O direcionamento para um atendente se faz necessário apenas quando são feitos questionamentos que não foram previamente mapeados pelo chatbot.

Leia mais: Como aliar atendimento humano e chatbots melhora a experiência do cliente

Por que utilizar um chatbot?

Acima, você viu as diversas opções para que serve um chatbot.

Eles podem ser empregados para otimizar a comunicação dos clientes com a empresa e melhorar o reconhecimento da marca. Esses canais também diminuem a necessidade de contratação de pessoal, reduzindo os custos de atendimento ao cliente.

Os chatbots ainda auxiliam na manutenção de um atendimento de alto nível, já que a qualidade dos serviços prestados por eles, não está sujeita a variações de humor ou motivação, como acontece com o atendimento humano.

Portanto, as empresas que entendem a importância de oferecer um suporte de qualidade e de se comunicar com o público de forma amigável e eficiente, já visualizam os chatbots como grandes aliados dos negócios.

Um novo mundo de interações está surgindo com a chegada dos chatbots e das conversas inteligentes. Elas permitem que marcas, organizações e pessoas possam conversar com outras pessoas de forma automatizada.

conversas inteligentes
Conceito de uma venda usando um chatbot da Rayban — Criado por Isil Uzum

As conversas assumem um papel importante em qualquer tipo de negociação ou vendas.

O que conversas inteligentes podem vender e meu app/site não?

conversas inteligentes
Chatbots no Messenger Facebook — Criado por Jeremy Goldberg

Quando falamos em uma conversa inteligente, falamos em agregar valor a interações baseadas em conversas (ou mensagens de texto), de forma que a mensagem se torne inteligente não pelo texto em si, mas sim através das interações a partir do conteúdo que ela possui.

Isso nem sempre é possível de fazer em um site ou app, afinal, para cada nova interação, precisamos ter uma nova atualização — ou ao menos não tão rápido e barato quanto criar uma nova atualização, pois toda a conversa é feita a partir de texto.

Um chatbot serve para estabelecer uma conversa inteligente, que consiga realizar uma venda de forma personalizada, interativainstantânea em múltiplos canais.

Confira 4 exemplos de chatbot de vendas e negociações que podemos fazer através de conversas inteligentes:

  1. Oferecer conteúdos de mídia e entretenimento, em geral — imagine você trocar ou sugerir uma ideia com o seu canal do Youtube favorito.
  2. Engajamento e automatização de atendimentos via mensagens — imagine você realizar o check-in do seu voo via mensagem de texto.
  3. Conversar com especialistas de assuntos específicos ou ter contatos inteligentes baseados em temas — imagine receber ou pedir dicas de carreira do seu especialista favorito no seu WhatsApp.
  4. Realizar transações e acompanhar todo o processo de compra, do começo ao fim, através de uma conversa — imagine você realizar o atendimento do seu banco via mensagem.

É claro que existem muitos outros exemplos de chatbot que ainda vamos descobrir…

Entender para que serve chatbot, agregar valor e entregar conteúdo via mensagens, são fatores fundamentais, mas o mais importante é fazer com que as pessoas possam interagir e conversar com os contatos inteligentes…

… assim uma conversa inteligente não vende somente um produto, mas também uma experiência única, interativa e instantânea.

Na Take, sempre refletimos sobre a evolução da experiência do usuário através de conversas. E se você quer participar dessa revolução, fale com a gente!
Somos uma empresa especializada em criar ferramentas de apoio à interação com o cliente e às estratégias de comunicação na era digital. Nossas soluções podem ajudar seu negócio a melhorar a experiência com clientes e otimizar seus processos.
Conheça nossos planos, descubra qual é a ideal para seu negócio e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

caio post conversas inteligentesCaio Calado
Chatbot Advocate

 
 
 
 
 
 

Leia mais conteúdos 4Designers!

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: