Design de conversa para chatbots? Tudo que você precisa saber, no Bots4U

Comecei meu último post falando sobre como desenvolver chatbots pode parecer fácil e o difícil é desenvolver bons chatbots. Mais do que bem desenvolvidos tecnicamente, é preciso planejar e construir um bom design de conversa para chatbots.

Isso porque não queremos uma replicação de tudo que deu errado nos antigos serviços de SAC em nossos chatbots. Já passou pela experiência de conversar com alguém que não entende nada que você fala? ? Isso é o que acontece com chatbots mal estruturados.

O design de conversas é responsável por um chatbot eficiente e bom de papo, que cumpra os objetivos para o qual foi projetado. Afinal, de que adianta um bot que saiba conversar sobre alface quando seu objetivo é vender maçãs? ?

Pensando em toda a gama de conteúdos que esse tema aborda, esse ano trouxemos para o Bots4U a trilha Chatbot4Designers, recheada de feras! Quer saber quem vai estar por lá e tudo que você vai aprender? Confira agora!

Joe Toscano – Ex-Consultor de Design de Experiência para o Google e Diretor do Design Good

Joe se interessa por bots e automação desde que estava na escola, mas sua experiência realmente acelerou quando ele se tornou um consultor do Google, na Califórnia.

Por lá, ele conquistou vários prêmios internacionais, inclusive um Cannes Lions! Ele acredita que os chatbots têm capacidade de nos liberar de uma grande quantidade de trabalho, deixando-nos com tempo livre para fazer mais coisas. Além disso, ele aposta na tecnologia para construir máquinas mais acessíveis para todos.

Em sua palestra, que terá como tema Falando com máquinas: Conversação como o modelo de interação do Futuro, ele irá abordar as interfaces de conversação, experiências de tudo que aconteceu até aqui e perspectiva de evolução.

Heloisa Candello – Pesquisadora no Grupo de Inteligência Conversacional da IBM

Heloisa tem experiência na condução de pesquisas qualitativas na coleta, projeto e avaliação de sistemas interativos. Na IBM, ela faz parte de projetos que pretendem melhorar a experiência de pessoas usando tecnologias interativas em contextos financeiros.

Suas principais áreas de pesquisa são interação humano-computador, semiótica, design de informação e metodologias de design centradas no usuário. É Doutora em Ciência da Computação, Tecnologias Interativas da University of Brighton – Reino Unido. Seu principal interesse de pesquisa era aplicar métodos de design para descobrir como as pessoas usam recursos multimídia em seus dispositivos móveis em contextos de patrimônio cultural. Ela trará pra gente uma palestra sobre Avaliação de usuários de sistemas conversacionais multipartidários. Animada!

Alessandra Rosa – Evangelista de UX do Instituto de Pesquisas Eldorado e do Microsoft Innovation Center

Alessandra se interessou em bots com a entrada dos Assistentes de voz. Trabalhou em alguns projetos nos quais o assistente de voz da Microsoft é a porta de entrada para os aplicativos em desktop. Além disso, para ter uma boa navegação e interação com os assistentes pessoais em desktop começou a estudar sobre Interação por voz, Arquitetura de informação e Voice User Interface.

Ao se aprofundar nas navegações por voz, percebeu uma grande semelhança nas interações por chat e texto, além da importância de uma boa imersão na realidade dos usuários, entendimento completo dos serviços e possibilidades e o grau necessário para que os usuários conseguissem concluir uma tarefa específica via chatbot.

Para ela, a interação com aplicativos aliados a canais de mensagens já é um diferencial estratégico dentro de alguns setores da economia, o que promete rapidez e segurança. Porém, é necessário entender quem é o seu usuário e saber se comunicar com ele para conseguir fidelizar dentro de um mercado com tantas opções na palma da mão do consumidor.

Não dá pra perder sua palestra sobre As possibilidades de uso e interação da Computação Cognitiva com chatbots! Já pensou que um chatbot pode oferecer mais do que apenas botões, menus ou textos prontos? Pois é, nesta palestra ela mostrará alguns casos de uso de computação cognitiva que podem ser combinados com chatbots, UX e Estratégias de marketing.

Yasmim Costa – Team Leader de VUI Design, desenvolve agentes virtuais para a Olos

Yasmim sempre gostou de escrever e, por isso, seguiu o caminho da redação publicitária. Depois de um tempo em agências, teve a oportunidade de ser “dialog designer” em uma empresa de tecnologia — e o que chamou a sua atenção nesse trabalho foi a sensação de estar escrevendo para ajudar pessoas a resolverem problemas e questões.

Ela acredita na automação de forma geral, mas principalmente na automação que conversa com as pessoas. Para ela, as interfaces conversacionais são mais complexas e prometem resolver, ajudar, conviver com as pessoas dessa mesma forma, e é por isso que devemos prestar atenção nelas.

Sua palestra está imperdível, pois vai abordar gênero e tecnologia: Uma reflexão sobre o uso do androcentrismo nas interfaces conversacionais.

Caio Calado – Chatbot Advocate da Take

Conhecido em toda a comunidade relacionada a chatbots, ele vem pra completar esse super time. Caio já ajudou a Take e seus clientes a criar experiências através de chatbots — sendo um deles considerado um case global pelo Facebook. Também co-organiza e facilita ações para capacitar pessoas e empresas através de uma comunidade com mais de 7.500 pessoas interessadas em chatbots no Brasil.

Junto com o Rafael Pacheco, BLiP Advocate, ele fará um overview do mercado, construindo uma linha do tempo dos últimos acontecimentos de destaque no mundo dos chatbots.

Um presente para quem chegou até aqui

Tá a fim de conferir todo esse conteúdo e ainda descolar um super desconto? Não perca tempo e garanta sua inscrição com um neste link. Esperamos ver você e a sua equipe no Bots4U aprendendo mais sobre design de conversa para chatbots e muito mais conteúdos!

Chatbot is coming! E você, vem junto?


nathalia post bots4u design de conversa para chatbots

Nathalia Oliveira

Analista de Marketing e Organizadora do Bots4U

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bots4U: Não fique de fora dessa conversa!