7 certificações de TI gratuitas para todos os níveis profissionais

certificações de ti gratuitas capa post

Conheça agora as melhores indicações de certificações de TI gratuitas para quem quer iniciar ou aprimorar ainda mais seus conhecimentos na área.
O mercado de TI vem crescendo no Brasil: a estimativa de ampliação era cerca de 10,5% somente no ano de 2019.
Com isso, muitos profissionais de dentro e de fora da área começaram a buscar novas ramificações que passaram a surgir e as certificações ganham mais força entre profissionais da área.
As certificações são hoje a maior fonte de especialização no mercado da tecnologia. E o melhor é que muitos certificados podem ser obtidos gratuitamente. Isso ajuda o profissional a crescer, se capacitar e melhorar cada dia mais seu currículo.
Antes de listar alguns cursos preparatórios gratuitos e certificações, é importante deixar claro que certificado e certificação são coisas distintas.
Ambos atestam o conhecimento em uma ferramenta, linguagem ou área. Mas enquanto o certificado faz isso pelo cumprimento de uma determinada carga horário, a certificação atesta o conhecimento por meio de provas.
A seguir, você pode conferir indicações para ampliar seus conhecimentos. As duas primeiras já são usadas por diversos profissionais aqui na Take!
Confira:

1. Microsoft Learn

Essa plataforma da Microsoft traz mais de 700 cursos de iniciação e especialização intermediária e gera certificados de horas a cada módulo encerrado. Ela oferece diversos cursos, como Azure, PowerBI, SQL Server e VisualStudio.
Um ponto de destaque é que os cursos são da própria Microsoft, além de serem gratuitos. No entanto, o nível vai do básico ao intermediário, sendo recomendada para profissionais que estão iniciando seus aprendizados.
Os cursos geram certificados de horas, mas, para obter as certificações, é preciso pagar.

2.EDX 

Essa plataforma tem cursos para todos os níveis da área de TI em temas variados, como Python, Data Science, Big Data, Linux e AWS.
Grande parte dos cursos oferecidos são gratuitos e oferecem certificados por horas. Além disso, muitos são preparatórios, verificados e aprovados para certificações profissionais na área de TI mundialmente.
Por ser uma iniciativa de várias faculdades a nível mundial, seus certificados e certificações são importantes para o currículo. Assim como no caso anterior, os certificados são gratuitos ao final de cada curso, mas as certificações são pagas.
O EDX tem o bônus de oferecer cursos em outras áreas, então profissionais de TI interessados em ir além podem aproveitar, e profissionais de outras áreas podem usufruir da plataforma. Existem cursos nas áreas  de Arquitetura, Contábeis, Marketing, entre outros. A próxima indicação é mais voltada para quem quer investir financeiramente em seus estudos.

3. Plural Sight

Essa plataforma conta com uma diversidade de cursos, com destaque para os de nível preparatório para certificações. Algumas certificações até indicam a plataforma como fonte de estudo, como Linux, AWS, Azure e Microsoft..
Apesar de ser pago, ele pode ser usado grupos de pessoas ou empresas, possibilitando ter várias contas para usuários distintos acessarem e fazerem seus cursos.
A Plural Sight se destaca pela sua grande variedade de cursos e temas de estudos, que vão desde o nível iniciante até o avançado.
Além dessas plataformas, confira alguns cursos gratuitos e muito bons para a preparação do profissional de TI:

4. Linux Essentials

É um curso preparatório para certificação, de nível iniciante, em formato de e-book que foi disponibilizado pela própria LPI, para que as pessoas possam estudar gratuitamente para certificação. Ele é recomendado para quem quer aprender e ter Linux como uma das suas certificações no currículo.
A vantagem é que o livro introduz o conceito de Linux e todas suas peculiaridades do dia a dia para que o profissional se capacite por ela e possa, posteriormente, tirar a certificação.
O material está disponível apenas em inglês e o tempo de duração é livre, variando de acordo com a curva de aprendizado de cada um.

5. Linguagem R (Johns Hopkins University)

Com o desenvolvimento das áreas de Big Data e Data Analytics, a linguagem R (que vinha sendo esquecida) tem se tornado ainda mais importante. Ministrado pelo Johns Hopkins University, é uma ótima oportunidade de se especializar na linguagem que vem cada dia mais ganhando mercado.
Esse é um curso bem objetivo e mão na massa, além de passar o conceito com clareza e introduzir ideias de como usar a linguagem no dia a dia do profissional de dados.
Ele é direcionado a profissionais da área de dados e recomendado para cientistas e analistas de dados, por isso pode ser necessário buscar uma base para conseguir entender algumas expressões. O nível é intermediário e o tempo de duração é de 20 horas.

6. Artificial Intelligence

Esse curso é de nível avançado e tem um conteúdo e prática voltados para a variedade do dia a dia do programador, sendo recomendado para profissionais de TI que atuam com inteligência artificial. Ele aborda os fundamentos da inteligência artificial e como aplicá-los em várias áreas da TI.
Ele é um curso preparatório para certificação e, embora seja mais caro, é emitido certificado de número de horas. A duração é de 12 semanas (8h a 10h por semana).

7. Learning Center

Cada dia mais os chatbots estão ganhando o mercado e atuar na área é uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar com inovação. O Learning Center, da plataforma BLiP da Take, é um curso completo que ensina a desenvolver bots com plataforma gratuita.
O curso é útil especialmente para iniciantes,  pois o curso é direcionado e explica o passo a passo, sem haver necessidade de conhecimento prévio.
Além de cursos gratuitos, existem também vários cursos pagos para quem deseja e pode investir financeiramente na sua carreira. Uma boa dica é buscar em plataformas que permitem compras avulsas, como a Coursera e a Udemy. Outra dica é sempre buscar meetups e eventos de tecnologia para manter-se atualizado sobre o que acontece no mercado.
 

Leia mais:

Como anda a área de TI no Brasil? Saiba mais sobre o mercado para empresas e profissionais

Conheça os melhores cursos e eventos para aprender sobre chatbots e inovação

Qual linguagem aprender? Conheça os tipos e as linguagens de programação mais usadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: