Chatbots e os desafios do CIO: Infraestrutura

O início de um novo ano é o momento ideal para olharmos algumas das tendências apontadas pelos principais institutos de pesquisa em tecnologia no mundo. Algumas dessas tendências terão impacto significativo nas implementações de projetos de chatbots, e hoje vamos abordar aquelas relacionadas à infraestrutura de TI.

Como sempre, vamos começar recorrendo ao Gartner, que em um de seus estudos apontou que, apesar da grande maioria dos CIOs ainda estarem focando nas soluções de infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS), a adoção de soluções de software como serviço (SaaS) em 2019 trará grande influência na forma como as organizações olham para a evolução de suas estratégias relacionadas à infraestrutura para chatbots.

O  SaaS continua sendo o maior segmento dentro mercado de cloud (ou nuvem), com uma receita que está prevista para crescer 22,2%, atingindo 45% do total de gastos com aplicações até 2021.

A mudança para o SaaS deve ser acompanhada do suporte da área de Infraestrutura e Operações (I&O), desde a manutenção da visibilidade do que está em uso, até o suporte aos requisitos de conformidade e às necessidades de integração da empresa”, afirma Ross Winser, Diretor de Pesquisa Sênior do Gartner.

Para Winser, “um grande desafio com serviços baseados em cloud computing é manter os custos sob controle, e a empresa espera que a área de I&O faça exatamente isso. Em vez de se concentrar apenas em engenharia e operações, o planejamento de infraestrutura deveria desenvolver os recursos necessários para intermediar serviços“.

Integrações como auxílio para garantir uma boa infraestrutura para chatbots

O instituto Forrester reafirma a importância da capacidade de integração das soluções SaaS. Em seu último relatório, a empresa prevê que “em 2019 veremos investimentos nascentes, mas importantes, na formação de verdadeiros ecossistemas industriais que conectam múltiplas organizações em tempo real e fomentam a colaboração e a análise entre empresas”. A grande tendência deste ano será a integração crescente entre diferentes soluções SaaS, que atingirão um total de 132 bilhões de dólares em valor de mercado até 2020.

Contratar o fornecedor certo requer a análise não apenas das capacidades de integração da solução, mas também da capacidade de execução e qualidade de entrega da empresa por trás do produto. Por conta disso, é importante optar por aquelas que conseguem lidar com situações com as quais a sua empresa vivencia.

Antes de optar por um fornecedor, avalie as estatísticas de confiabilidade e disponibilidade da sua solução. Verifique quantos clientes ele possui e quantos desses clientes são de grande, médio e pequeno portes. Algum desses clientes tem porte similar ou atua no mesmo segmento da sua empresa? Isso também poderá ser um fator decisivo na escolha.

Plataforma de chatbots: uma solução para integrar e escalar

Agora, falando especificamente de plataformas para construção de chatbots, existem várias soluções SaaS no mercado. Podemos dividir as opções em soluções verticais (que disponibilizam todas as ferramentas necessárias para construção do chatbot em uma solução única) ou horizontais (que possibilitam a utilização das melhores soluções do mercado através de uma arquitetura de integração).

Como observado pelos institutos, o caminho mais indicado para adoção do SaaS é através de soluções horizontais, que possam ser facilmente integradas a outros produtos do mercado e também aos sistemas internos da empresa.

Atualmente o BLiP da Take é uma das plataformas SaaS de chatbots com arquitetura horizontal mais utilizada no mundo. Encerramos o ano de 2018 com  14 mil chatbots criados para os mais variados segmentos da indústria, cobrindo desde o setor financeiro e seguros, indo até o varejo e entretenimento. Temos clientes de todos os portes, incluindo grande parte das maiores empresas em valor do mercado do Brasil. Hoje processamos em nossa infraestrutura SaaS mais de 1,5 milhão de mensagens por dia em chatbots que estão operando em mais de 70 países ao redor do mundo.

Está em busca de uma plataforma SaaS horizontal que possa atingir seus requisitos em termos de infraestrutura e integração? Então chegou a hora de avaliar o BLiP!


infraestrutura para chatbotsSérgio Passos

CTO da Take

 

 

 

 

 

 

Acompanhe a série dos desafios do CIO!