7 desafios importantes de gestão da tecnologia da informação

Gestão da tecnologia da informação eficiente é aquela que otimiza os processos da empresa sem gerar custos excessivamente altos. Com o objetivo de conciliar a TI com as demandas do negócio, uma boa gestão busca entender quais são as necessidades dos clientes e atendê-las com os melhores e mais adequados recursos tecnológicos.

A gestão da TI é primordial para a sobrevivência das empresas, pois viabiliza a redução de custos e o aprimoramento dos processos críticos do negócio. Porém, é um verdadeiro desafio conseguir alinhar a tecnologia e os negócios — o que, em contrapartida, é um potente diferencial quando bem executado.

Tem interesse no tema? Então confira este post e entenda quais são os maiores desafios da gestão da tecnologia da informação.

1. Segurança da informação

Grandes empresas já têm suas aplicações hospedadas nos servidores em nuvem. O avanço nos serviços de cloud computing envolve uma importante discussão sobre a proteção de dados dos seus clientes, pois o mercado exige sistemas cada vez mais dinâmicos, flexíveis e seguros.

Para solucionar esse desafio, é possível utilizar recursos como espelhamentos das bases de dados, criptografia e autenticação de canais e consumidores, que permitem o armazenamento seguro dos dados da sua empresa.

2. Atualização constante dos processos de negócio

O mercado está cada vez mais acirrado, e seus clientes querem serviços ágeis. Assim, ganha destaque quem consegue se adaptar melhor às demandas.

É sempre válido lembrar que a gestão da tecnologia da informação não lida apenas com as demandas técnicas, mas também com as estratégias vitais para a sua organização. Afinal, uma TI desalinhada com as demandas de negócio é apenas desperdício de recursos financeiros, tempo e esforços.

Atualmente, podemos perceber que as operações críticas precisam de tecnologia. Para se diferenciar no mercado, é preciso analisar, planejar e, quando necessário, revisar seus processos de negócio continuamente, pois isso gera um alinhamento das equipes como um todo, conscientiza seus funcionários sobre a importância da TI e mantém sua empresa atualizada sobre as melhores práticas gerenciais.

3. Produtividade

Gerenciar tecnologia requer planejamento, execução e controle. É um desafio que envolve muita comunicação entre técnicos, gestores e a alta administração, afinal, várias demandas da sua empresa exigem muito da equipe de TI, e isso envolve conhecer as atribuições de cada departamento e os meios para melhorar a produtividade.

Sistemas integrados e colaboradores engajados podem ajudar na produtividade da sua organização. Isso facilita a execução de tarefas de forma planejada e sem custos desnecessários. Nesse sentido, uma boa gestão da tecnologia da informação viabiliza projetos mais audaciosos, pois organiza seus processos e rotinas.

É importante lembrar que as empresas de alta performance são aquelas capazes de melhorar processos internos de forma inteligente. O capital humano é um ativo crítico para o negócio que requer equipes motivadas — e nesse sentido, experimentar um bom software de gestão também é válido.

4. Integração da equipe

Tornar a gestão da tecnologia uma prática integradora é um desafio que envolve otimizar tanto a comunicação entre colaboradores quanto os contatos externos com clientes e fornecedores. Essa articulação, se bem conduzida, pode gerar grandes resultados.

Aqui, não se pode deixar de aproveitar as facilidades que a tecnologia proporciona. Serviços de mensagens instantâneas, grupos de e-mails e agendas compartilhadas, por exemplo, viabilizam a participação de todos no processo.

Um exemplo interessante sobre como esse tipo de tecnologia pode integrar melhor a equipe é a chatbot Ada, o primeiro bot para comunicação com funcionários, criada e utilizada pela Take. Vale a pena conhecer!

5. Gestão de informações

Na era da informação, conhecimento é poder, e uma gestão de informações adequada favorece a logística e as inovações no seu negócio.

Transformar dados brutos em informação gerencial é o desafio. Assim, por meio de captação, armazenamento e tratamento de dados, a tecnologia viabiliza a automação operacional e otimiza a gestão interna.

Como falamos sobre a Ada, é importante ressaltar os chatbots como tendência para essa organização e gestão do fluxo de informação nas empresas. Atualmente, com os chatbots, já é possível cruzar conjuntos de dados complexos, obter informações úteis e extrair bons insights — e adotar uma plataforma que reúna tudo em um só lugar pode ser a solução ideal que gestores e gestoras de TI precisam.

6. Atendimento ao cliente

O relacionamento com os clientes é um fator crítico para o sucesso do seu negócio. Os processos de pós-venda devem ser perfeitos, pois é a reputação da sua empresa que está em jogo. E pode não parecer a princípio, mas este também é um desafio da gestão da tecnologia da informação.

Por meio de recursos como os chatbots, é possível agilizar o atendimento aos seus clientes e, com isso, faturar mais. Essa é uma demanda que exige muito da TI, pois é necessário alinhar e integrar esta tecnologia aos sistemas da sua empresa.

Os chatbots são uma excelente solução para automatizar o grande volume de atendimento aos seus clientes. Em 2016, 70% das pessoas estavam dispostas a fazer negócios via apps como WhatsApp e Messenger. Em 2018, 96% das empresas querem ter uma conta oficial para relacionamento no WhatsApp. Ou seja, essa é uma demanda crescente e que exige uma TI inovadora.

7. Controle de custos

O desafio constante da administração estratégica é conseguir controlar custos sem prejudicar a prestação de serviços. Esta é uma demanda complexa que exige muito da gestão da tecnologia da informação, pois processos com alta performance requerem o alinhamento de recursos humanos, expectativas dos clientes e sistemas automatizados.

As ferramentas tecnológicas viabilizam o processamento de altos volumes dados e podem gerar insights para a gestão do seu negócio. Dessa forma, identificar os gargalos na sua logística favorecerá o controle dos custos da sua empresa.

É importante lembrar que a integração entre tecnologia e as pessoas é um facilitador dos seus processos de negócio, visto que as suas rotinas podem ser automatizadas. A migração para a nuvem, por exemplo, pode reduzir os seus custos operacionais ao hospedar os serviços em uma infraestrutura totalmente integrada e automatizada.

Você já tinha noção desses desafios da gestão da tecnologia da informação? Tem mais algum que gostaria de compartilhar com a gente? Então deixe aqui nos comentários!

 

Saiba mais com a série “Chatbots e os desafios do CIO”!