Como escolher o melhor provedor de IA para sua empresa?

Muitas empresas vêm recorrendo à inteligência artificial para melhorar a comunicação com os seus clientes e aumentar a produtividade de seus negócios. Segundo estimativa da Gartner, mais de 10% dos contratos de TI no serviço de atendimento ao cliente serão voltados para escrever scripts para interações de bots até 2019.

Atualmente, já existem no mercado vários provedores de IA muito eficazes. Porém, é preciso saber como escolher o provedor mais adequado para atender às suas necessidades.

Mas você sabe como funcionam os principais provedores de IA? Como a inteligência artificial pode ajudar a sua empresa? Qual é o provedor mais indicado para a sua demanda? Como funciona o processo de integração de dados? A seguir, veja as respostas para essas perguntas e saiba como escolher o melhor provedor de IA para o seu negócio.

Como funcionam os principais provedores de IA?

A inteligência artificial simula o processamento do pensamento para imitar a forma como o cérebro humano funciona. Essas tecnologias envolvem sistemas de aprendizagem de máquinas utilizando mineração de dados, reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural, entre outros recursos.

Enquanto uma pessoa leva algum tempo para ler e processar as informações, a inteligência artificial pode lidar com uma quantidade imensa de dados em questões de segundos. Além disso, a IA é capaz de aprender à medida que interage com as pessoas, além de também de identificar padrões e fazer conexões para oferecer respostas precisas.

Com base em conversas anteriores, o sistema pode usar machine learning para se desenvolver, encontrando informações e gerando conhecimento a partir dos dados acumulados. Além disso, um bom provedor de IA possibilita a mensuração completa dos resultados, oferecendo um maior controle dos processos e possibilitando prever resultados futuros, com base nos dados armazenados.

Conheça o IBM Watson

Um exemplo de IA bem aplicada é o chatbot Watson, projetado pela IBM e lançado em 2011, com o propósito inicial de ajudar alunos de pós-graduação do Georgia Institute of Technology a resolver problemas com os seus projetos acadêmicos.

Os resultados foram tão satisfatórios que, atualmente, o Watson vem sendo usado para as mais diferentes aplicações, de atendente de call center a assistente de investimentos. A expectativa da IBM é de que, até o final de 2018, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo terão tido contato com o bot.

O IBM Watson é capaz de responder a perguntas enviadas por e-mail ou postadas em fóruns de modo rápido e preciso, em busca de trazer uma experiência mais humana entre máquina e usuário. Além disso, de acordo com a empresa, soluções de chatbot podem reduzir os custos de atendimento aos clientes em até 29%.

A API Watson Conversation, voltada para o desenvolvimento de chatbots, oferece uma interface bastante simples para os usuários, demandando apenas um pouco de criatividade e um conhecimento mínimo de código de programação.

Saiba mais sobre o LUIS da Microsoft

A API LUIS – Language Understanding Intelligent Service – da Microsoft é um mecanismo de aprendizagem de máquinas que permite adicionar processamento de linguagem natural em aplicativos, bots e dispositivos IoT. Dotado de reconhecimento vocal, ele é capaz de entender e interpretar linguagens contextualmente.

O LUIS permite criar modelos customizados de compreensão de linguagem, de modo que as aplicações possam entender comandos específicos, de acordo com a necessidade de cada situação.

Durante uma conversação, a API analisa o contexto de cada frase e gera uma pontuação (score) para cada intenção criada pelo usuário. Assim, a intenção que apresenta a maior pontuação é selecionada como a que tem a maior probabilidade de combinação com a frase.

Como a inteligência artificial pode auxiliar a sua empresa?

Os sistemas de IA são capazes de conferir notas fiscais, atender pedidos de benefícios de empregados, enviar e-mails de cobranças a fornecedores, entre muitas outras aplicações. Por exemplo, uma empresa pode automatizar todo o processo de pagamento de notas fiscais com a ajuda de bots que reconhecem o valor da nota, validam o processo e executam o pagamento.

Os chatbots permitem a interação entre o sistema e os usuários por meio de texto ou voz, 24 horas por dia, estabelecendo entre eles uma comunicação de via dupla. Desse modo, as empresas conseguem reduzir custos com mão de obra e solucionar a alta rotatividade de pessoal apresentada pelos contact centers.

Para começar a utilizar a IA em sua empresa, você pode iniciar com projetos menos ambiciosos, que não preveem ganhos financeiros diretos, implantando soluções como melhorias de processos, satisfação do cliente ou comunicação com funcionários.

Vale lembrar que o uso de bots atualmente não se limita ao atendimento aos clientes, e que também permite auxiliar nos processos de negócios, marketing e captação e qualificação de leads. Com os benefícios alcançados a curto prazo, você estará propenso a buscar projetos de maior envergadura e poderá preparar melhor a sua empresa para explorar todo o potencial trazido pelos dados e algoritmos da inteligência artificial.

Escolha o melhor provedor de IA para o seu negócio

Projetos de IA geralmente envolvem software ou sistemas de provedores de serviços externos. Atualmente, com as facilidades trazidas pelas plataformas de IA e a facilidade de acesso à tecnologia proporcionada pela computação em nuvem, mesmo empresas de pequeno porte podem usufruir dessas tecnologias de ponta, com orçamentos relativamente modestos.

Entenda como funciona o processo de integração de dados

A inteligência artificial também pode contribuir dentro de plataformas de softwares de comunicação, com integração e análise de dados. A IA ajuda a integrar departamentos, modelos e recursos de negócios, com o objetivo de otimizar as operações e os sistemas e aumentar a produtividade e a eficiência.

Plataformas como o BLiP permitem não só desenvolver bots, mas também unir diferentes canais de mensagens, como Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Skype, apps e sites da empresa, auxiliando a equipe a colher mais insights de seus públicos e se relacionar melhor com eles.

Com a plataforma de chatbots BLiP, o cliente tem a opção de escolher o melhor provedor de IA para utilizar em seu projeto e, caso necessário, pode mudar para outro rapidamente, sem precisar refazer tudo do zero.

Como vimos, a Inteligência Artificial já é uma realidade e vem fazendo uma verdadeira revolução no mundo dos negócios. Eles já são usados com sucesso nas mais diversas áreas, não apenas para atendimento ao cliente, mas também para gerar leads, reforçar estratégias de marketing, fazer reservas e pedidos, realizar pesquisas, entre muitas outras aplicações.

Conseguiu decidir qual o melhor provedor de IA para você? Quer saber mais sobre como a Inteligência Artificial e os chatbots podem ajudar a encontrar soluções para o seu negócio? Entre em contato conosco!

 

Leia mais:

Aprimorando a estratégia da empresa com chatbots: O que aprendemos no Bots4U

7 desafios importantes de gestão da tecnologia da informação

Conheça 5 cursos e eventos para aprender sobre chatbots e inovação