O que é inteligência artificial e qual sua relação com os chatbots?

Este é um post introdutório para esclarecer rapidamente o que é inteligência artificial e a sua relação com os chatbots. Acompanhe e continue se aprofundando em seguida! 🙂

 

A inteligência artificial é um recurso importante porque está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e no meio empresarial. Por isso, é preciso entender e aprender como essa tecnologia pode ser aplicada no atendimento aos clientes da sua empresa, além de compreender melhor o seu significado, que muitas vezes é confundido com o dos chatbots.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe. Continue lendo o nosso post e descubra o que é inteligência artificial, quais são suas características, qual a sua relação com os chatbots e as suas principais possibilidades. Vamos lá?

Afinal, o que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) é uma ramificação das ciências da comunicação. Trata-se de uma área que tem o objetivo de desenvolver mecanismos e dispositivos que buscam simular a forma de raciocínio dos seres humanos.

A ideia é que possam ser desenvolvidos dispositivos e softwares que contenham habilidades como as das pessoas, proporcionando mais agilidade e experiências positivas nas empresas.

Inteligência artificial e chatbots são a mesma coisa? Qual a relação entre eles?

Não! Muitas pessoas cometem o erro de pensar que inteligência artificial e chatbots são sinônimos. Porém, são coisas diferentes.

A inteligência artificial, conforme já explicamos, dá origem a sistemas inteligentes, com capacidades similares às dos seres humanos. Já os chatbots são softwares de comunicação automatizada, que podem ou não ser providos de inteligência artificial para conversar com seus usuários.

Assim, a relação entre eles é simples: IA é um recurso que, além de contribuir para diferentes áreas e produtos, auxilia no aprimoramento das conversas estruturadas para sistemas de chatbots.

Como a inteligência artificial e os chatbots podem proporcionar melhores experiências aos clientes?

A inteligência artificial e os chatbots podem contribuir para gerar experiências positivas em diversos sentidos e para empresas de segmentos variados. Afinal, eles podem otimizar o suporte e facilitar o processo de atendimento das organizações.

Um e-commerce, por exemplo, pode utilizar um chat em sua plataforma para oferecer produtos e mostrar aos clientes as opções de pagamento e de entrega do site. Já um restaurante pode usar chatbots no Messenger para atender os clientes mais rapidamente, mostrar cardápios, acompanhamentos dos pratos, anotar pedidos, entre outras tarefas.

Esses são apenas dois exemplos do uso dos chatbots e da inteligência artificial no atendimento. No entanto, eles podem ser utilizados não apenas para fazer pedidos ou oferecer produtos, mas também para registrar reclamações, elogios e sugestões dos clientes, entre outras possibilidades.

Entender o que é inteligência artificial e a sua relação com os chatbots é muito relevante, pois se o seu negócio ainda não utiliza esse recurso, não vai demorar a utilizar.

Curtiu o post? Que tal se aprofundar mais? Então assista ao nosso webinar gratuito: Inteligência Artificial e Chatbots – aplicações, desafios e boas práticas!

 

Leia mais:

Inteligência Artificial X Machine Learning: entenda a diferença!

Como gerenciar as expectativas das empresas com o setor de TI?

Front-end ou back-end: entenda qual área tem mais a ver com você