Uma das áreas que mais crescem no mundo todo é a Tecnologia da Informação. Dentre as profissões do ramo, está a de desenvolvedor back-end. Leia e descubra como se tornar um!

O mercado de TI no Brasil é um dos que mais cresceram nos últimos anos, assim como a demanda por profissionais da área. Mas nem todo mundo conhece os desafios das profições de tecnologia da informação.

Os desenvolvedores, por exemplo, são responsáveis por boa parte da experiência das pessoas online. Neste contexto, existe uma série de atividades que devem ser conhecidas por quem quer se tornar um profissional dessa área.

Quer se tornar um desenvolvedor back-end? Continue lendo, pois este artigo traz dicas imperdíveis!

A diferença entre front-end e back-end

Primeiramente, precisamos entender as diferenças entre um desenvolvedor front-end e back-end. A programação do front-end diz respeito às interações que ocorrem diretamente na web, como o design que precisa ser passado para a página, efeitos visuais, animações e outros fatores relacionados à interface gráfica do projeto.

Desenvolvedor back-end - ilustração

Já a programação do back-end é a responsável pelas interações que acontecem de forma indireta na web, como banco de dados, APIs para comunicação com o front-end, lógicas de segurança, regras de negócio, etc.

Por que se tornar um programador back-end?

Por se tratar de uma área  muito valorizada no mercado, cada vez mais as empresas de tecnologia têm buscado por desenvolvedores que tenham um conhecimento sobre back-end.

Uma das principais características da função é a flexibilidade para trabalhar em conjunto com as demais áreas da organização, seja desenvolvendo regras de negócio, melhorando a escalabilidade – ou seja, quanto o nosso serviço suporta em termos de requisições – e aprimorando a arquitetura do nosso sistema.

Essa flexibilidade  também se estende às linguagens de programação que podem ser utilizadas, como C#, PHP, Java, Python, Ruby.

Imagem para ilustrar desenvolvedor back-end

Como se tornar um desenvolvedor back-end?

Quer se tornar um desenvolvedor back-end, mas não sabe por onde começar?

Confira 4 conhecimentos essenciais para ser um bom profissional, além de algumas dicas para ir além do básico:

1. Lógica de programação

Antes de tudo, é necessário conhecer a lógica de programação e como utilizar o código para resolver problemas. Nesse sentido, estudar Python como uma primeira linguagem de programação é uma boa alternativa, pois possui uma sintaxe de fácil assimilação para iniciantes.

Assim que você se familiarizar com a sintaxe e tiver conhecimento de conceitos básicos de programação, como condições e loops. Existem alguns sites onde você pode treinar com exercícios que abordam diversos algoritmos e estrutura de dados, como Code Wars, Code Signal, Hacker Rank e outros.

2. Front-end

Sim, para se tornar um desenvolvedor back-end também deve-se conhecer sobre front-end.

Isso porque back-end e front-end são interligados e interdependentes, então você precisa ter uma noção de front-end para saber qual a melhor forma de criar um sistema para interagir da melhor maneira com o back-end.

Assim, é importante aprender, no mínimo, sobre HTML, CSS e Javascript.

Leia também: Como se tornar um desenvolvedor web front end: os primeiros passos

3. Banco de dados

O banco de dados é onde guardamos os dados de um sistema, seja para uso posterior, em uma lógica de programação, ou apenas para apresentar ao usuário de alguma forma. Ou seja, até mesmo para funções básicas próprias como o login, precisamos do banco de dados.

Imagem para ilustrar desenvolvedor back-end

Grande parte dos sistemas de back-end existem graças à interação com os dados, e um bom conhecimento sobre essa parte é essencial para o seu desenvolvimento profissional.

Os principais são os bancos SQL, sendo os mais famosos MSQL, MYSQL e PostgreSQL.

4. Uma framework para desenvolvimento web

Muitos desafios no desenvolvimento de sistemas de back-end já foram resolvidos em partes por frameworks. Os códigos utilitários são disponibilizados em “bibliotecas”, que conseguem resolver diversos problemas comuns para cada tipo de desenvolvimento.

Existem frameworks para desenvolvimento mobile, desktop, etc. Assim, temos também as frameworks web.

Utilizar uma framework é uma forma de não ser necessário reinventar a roda e proporcionar mais tempo para fazer o que é mais importante, que é entregar valor ao seu cliente ou ao seu negócio.

Imagem para ilustrar desenvolvedor back-end

Ou seja, uma framework web é uma maneira que favorece um desenvolvimento rápido e melhor ao profissional.

Temos como exemplos: Asp Net MVC, Asp net Web Api, Laravel, Ruby on Rails, Flask e Django, cada um com suas características. E a melhor maneira de iniciar é pesquisar suas vantagens/desvantagens e escolher a sua.

E como ser um bom desenvolvedor back-end?

Com esses conhecimentos, já é possível iniciar uma carreira de desenvolvedor back-end e fazer upload sua aplicação em uma infraestrutura pronta. Mas, para desenvolver a carreira, é necessário muito mais conhecimento técnico, já que é uma área extensa, que sempre muda com novas ferramentas e metodologias.

Imagem para ilustrar desenvolvedor back end

Como próximo passo para você se tornar um profissional de programação back-end mais competitivo, sugerimos os seguintes conhecimentos:

  • padrões de projeto;
  • paradigmas de programação;
  • princípios SOLID;
  • conhecimentos sobre DDD (Driven design development);
  • conhecimentos gerais sobre DevOps e infraestrutura;
  • ferramentas;
  • bancos NOSQL.

Por fim, sabemos que se tornar um bom desenvolvedor envolve muito esforço e aprendizado. Mas, hoje em dia, há muitas formas de ter acesso a esse tipo de estudo. Uma delas é conferir roadmaps disponíveis para cada área do desenvolvimento. 

Neste artigo, falamos sobre o que é back-end e front-end, além de dar algumas dicas de conceitos fundamentais de desenvolvimento back-end. Agora, o próximo passo é entender qual caminho você deve seguir.

Que tal continuar aprendendo sobre assuntos de TI e aprofundar os seus conhecimentos? Confira este artigo com 7 cursos de TI grátis!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀