Tecnologia Cloud: o que é e como funciona?

tecnologia cloud capa post

O termo tecnologia Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, se tornou conhecido nos últimos anos, seja no âmbito empresarial ou pessoal, pois se refere à tecnologia que revolucionou o modo de utilizar recursos e armazenar dados.
E você, já se perguntou o que é e como funciona a tecnologia Cloud? Neste artigo, vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é a tecnologia Cloud Computing?

Vamos explicar de forma simplificada: essa tecnologia é uma solução de TI que possibilita o uso de recursos da computação por meio da internet.
De maneira remota, e utilizando qualquer computador ou dispositivo móvel (notebook, tablet ou smartphone), é possível acessar softwares e sistemas diversos, trabalhar com o processamento de informações e armazenar dados sem precisar salvá-los — tudo através do meio digital, a qualquer hora e de qualquer local do mundo.
Aliás, será que você provavelmente já utilizou essa tecnologia sem saber? Veja alguns serviços em nuvem:

  • Netflix;
  • Google Drive;
  • Spotify;
  • Skype.

Uma das melhores vantagens é que a computação em nuvem não exige downloads, instalações ou o uso de determinados programas para ter acesso aos recursos: basta ter acesso à internet e, como já mencionado, usar um computador ou dispositivo móvel.

Como funciona o armazenamento em nuvem?

Primeiro, é importante lembrar que há três tipos de computação em nuvem: pública, privada e híbrida. As diferenças entre elas se relacionam à personalização de cada sistema, ao custo de implementação e ao desempenho.
Empresas que precisam personalizar as funções do sistema para suprir suas necessidades e restringir o acesso a alguns funcionários, por exemplo, utilizam a nuvem privada.
Quando se trata da nuvem pública, os recursos são padronizados e estão disponíveis a qualquer pessoa que queira acessá-los — alguns recursos são gratuitos, como o editor de textos do Google Docs, e outros são pagos, como o serviço de streaming de músicas do Spotify — e que também tem uma versão gratuita.
Mas, afinal, como funciona?
Em suma, a tecnologia Cloud é um sistema complexo que conta com camadas de segurança e criptografia de dados para proteger os usuários. Geralmente, ela utiliza um servidor remoto a fim de possibilitar o armazenamento em nuvem e o acesso aos recursos de sistemas.
Há três modelos para implementação, que devem ser escolhidos de acordo com o orçamento e as necessidades do negócio:

  • SaaS (Software como Serviço);
  • PaaS (Plataforma como Serviço);
  • IaaS (Infraestrutura como Serviço).

Por que escolher sistemas baseados na nuvem?

No geral, sistemas baseados na nuvem são mais baratos, seguros, otimizam os processos da empresa, ajudam a reduzir o uso de papéis e espaços físicos (que antes eram destinados ao armazenamento) e ainda auxiliam no aumento da produtividade da equipe.
Vamos ver um exemplo?
Um software ERP online, desenvolvido para otimizar os processos e a gestão de negócios, permite que gestores e colaboradores tenham acesso a todas as informações inseridas no sistema a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que o usuário utilize um smartphone ou tablet e tenha acesso à internet, certo?
A partir disso, um representante de vendas, por exemplo, consegue gerar orçamentos e boletos bancários mesmo estando na empresa do cliente, já que o sistema ERP online funciona em qualquer lugar e ainda permite o envio de orçamentos e boletos por e-mail.
O colaborador responsável pelas compras, por sua vez, também consegue acessar o controle de estoque de qualquer local e visualizar se é necessário adquirir mais unidades de determinado produto.
Mas não se engane: apesar dos serviços em nuvem contarem com uma segurança rigorosa para proteger dados, ainda é preciso tomar certos cuidados, como:

  • escolher fornecedores e serviços confiáveis que realizem backups periódicos;
  • criptografar os dados a fim de garantir uma camada extra de proteção;
  • habilitar o recurso de autenticação em duas etapas;
  • criar uma senha forte para cada serviço utilizado.

Enfim, vimos aqui o que é a tecnologia cloud e como funciona. Se você pretende aderir à nuvem, lembre-se de definir o orçamento e as necessidades de sua empresa antes de escolher o melhor modelo para implementação.
Aliás, o que acha de utilizar os recursos da computação em nuvem até mesmo nos atendimentos oferecidos pela sua empresa? Confira como chatbots agilizam e melhoram a interação com seus clientes!


isabella gestão click post gestão do relacionamento com o cliente
Autora convidada – Isabella Soares
Formada em Publicidade pela PUC Minas, Analista de Marketing no GestãoClick, um Software de Gestão Empresarial que ajuda a Organizar e Aumentar as Vendas de milhares de pequenas e médias empresas.
 

Leia mais:

Criptografia, segurança no envio de mensagens e WhatsApp

Segurança na nuvem: 5 cuidados para proteger o armazenamento de dados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: