Como atender bem o cliente? Essa pergunta não tem uma resposta tão simples, afinal não existe uma fórmula perfeita para um bom atendimento ao cliente. No entanto, se você conhecer o perfil do seu público e investir nos canais de atendimento certos, é possível suprir as necessidades da demanda, encantar, fidelizar e aumentar as vendas.
O atendimento ao cliente via redes sociais, apps de mensagem e site representa uma enorme oportunidade para a empresa que atua em mercados competitivos, pois otimiza os resultados e não exige grandes investimentos. Ao mesmo tempo, a marca é vista como inovadora.
Afinal, se o consumidor está mais antenado com as tecnologias, você também precisa fazer o mesmo, concorda? Se ele quer entrar em contato usando o celular, deitado no sofá da sala, é fundamental proporcionar isso para estreitar o relacionamento com ele.
No post de hoje, confira as melhores dicas para o seu atendimento atingir o nível de excelência que a sua empresa merece!

11 dicas de atendimento ao cliente

dicas de atendimento ao cliente - Como atender um cliente bem? Veja nossas 11 dicas para um atendimento eficaz atender bem o cliente

1. Ouça tudo o que o cliente precisa falar

Uma das principais ações para o bom atendimento ao cliente é ouvir tudo o que o ele precisa e quer falar. Além de demonstrar respeito, essa atitude permite colher informações relevantes para ligar as reais necessidades dele aos benefícios que o produto oferece.
Muitas vezes, a pessoa fica mais tranquila só com o fato de saber que existe alguém do outro lado dando atenção. Nesse momento, ouça mais e fale menos. Faça as perguntas certas e, depois que ela concluir, diga o que for preciso. Isso te ajudará a atender bem o cliente.

2. Seja ágil nos processamentos

A agilidade nos serviços é fator determinante na produtividade da empresa, mas precisa ser aplicada da maneira correta para não prejudicar o entendimento da informação entre empresa e cliente. O ideal é adotar ferramentas eficientes para processar solicitações e registros em sistemas de atendimento mais diretos.
Nesse sentido, a automação é fundamental para garantir o alinhamento operacional com as estratégias de negócio. Imagine se a sua empresa demorar mais de cinco minutos para identificar o histórico de compras do cliente no meio do atendimento? Certamente, ele se sentiria frustrado.

3. Não crie falsas expectativas

A equipe de atendimento sabe quais são os principais pontos de insatisfação. Por isso, é um erro não mencionar as características que podem desagradar o seu cliente. Fale a verdade durante a negociação, mesmo que haja resistência.
Reúna argumentos bons para convencer a pessoa, mas jamais omita ou minta sobre alguma informação. Ao criar falsas expectativas, você coloca em risco a imagem da empresa e a reduz as chances de fidelizar o cliente.

4. Tenha ferramentas modernas para atender bem o cliente

Saber como atender bem um cliente não é tudo! Com consumidores cada vez mais conectados, é extremamente necessário migrar o atendimento para o ambiente digital. Isto permite que a pessoa escolha a maneira mais confortável de se comunicar com a empresa.
Os modernos chatbots, dentro dos apps de mensagem, permitem que a pessoa tire dúvidas, receba vídeos de orientação de uso do produto, faça compras, pagamentos e realize algumas solicitações, como o envio de uma segunda via de boleto, por exemplo. É uma excelente forma de atender o cliente de forma rápida e eficiente!

5. Demonstre autoridade no assunto

O seu atendimento deve ser do tipo que demonstra conhecimento e domínio do problema, pois esse detalhe é importante para passar segurança. Caso contrário, não é possível conquistar a confiança das pessoas.
Por isso, a sua equipe deve ser bem preparada com estudos de casos mais comuns de alto grau de dificuldade para que estejam certos das medidas a serem tomadas no momento da interação.

6. Deixe seu atendimento mais humano

Quando um cliente escolhe falar com um atendente, ele espera que a empatia humana possa ajudar na solução de sua demanda. Acontece que todo mundo pode ter um dia ruim e se sentir mal-humorado.
Nesses casos, procure incluir scripts flexíveis no seu sistema e encoraje a sua equipe para colocar um pouco mais de personalidade nas conversações, utilizando um tom de voz calmo e agradável para encantar e atender o cliente bem.

7. Seja consciente e gentil

Educação e gentileza são uma das mais básicas dicas de atendimento ao cliente. Apesar de parecer óbvio, muitos esquecem que o fato de ser simpático e educado faz toda a diferença. Evite formar impressões antecipadas, distorcidas ou preconceituosas sobre o cliente.
Demonstre alegria, seja receptivo e proativo. Uma ótima ideia é chamar a pessoa pelo nome sempre que se dirigir a ela, pois isso ajuda a estabelecer uma intimidade. Caso esteja lidando com um cliente grosseiro, continue com a mesma postura.

8. Atenda de imediato

Quer saber como atender o cliente bem? Jamais deixe ele esperando — alguns minutos de ociosidade parecem uma eternidade e podem transmitir a sensação de que ele está sendo ignorado. Se for necessário fazer uma pausa, peça desculpas e informe que ele será atendido em breve.
Para acabar de vez com esse constrangimento, a dica é adotar o atendimento automático por chatbot. O sistema pode atender a centenas de usuários ao mesmo tempo, com uma rapidez que os humanos não são capazes de prover.

9. Evite termos muito técnicos

Se você conhece a terminologia técnica dos produtos, deve se monitorar para não usá-la no diálogo com o cliente. Caso contrário, ele não vai entender e ficará constrangido, o que não é nada bom.
Abreviações e siglas também devem ser evitadas. Use expressões simples do dia a dia e pronuncie as palavras com voz clara e moderada. Se a pessoa não entender, repita a informação e pergunte se ela ainda tem dúvidas.

10. Conheça bem o produto ou serviço que você disponibiliza

De nada adiantaria montar uma equipe de trabalho prestativa, motivada e devidamente uniformizada se ela não conhecer todas as funcionalidades dos produtos e serviços que a sua empresa oferece. Sabe por quê?
O consumidor atual é esperto. Antes de entrar em contato, ele pesquisa informações na internet. Independentemente do canal de contato utilizado, quem está do outro lado percebe quando o atendente demonstra insegurança ou desconhecimento ao responder. É claro que a impressão que fica é negativa.

11. Saiba como finalizar o atendimento ao cliente

Seja para fechar uma venda ou para finalizar uma reclamação, é importante saber conduzir a conclusão da interação de forma que o cliente se sinta plenamente atendido em suas necessidades e volte a comprar outras vezes.
Não esqueça que atropelar o processo decisório ou demonstrar impaciência com uma reclamação pode trazer grandes transtornos para a empresa, como desistências, cancelamentos e publicidade boca a boca negativa.
Por isso, relembre o que foi solicitado e explique detalhadamente a solução aplicada para resolver a situação ou problema. O momento final também é uma ótima oportunidade para perguntar se a pessoa ficou satisfeita com o atendimento.
Você pode disponibilizar uma enquete simples, como uma pesquisa de opinião breve. Dessa forma, o cliente vai entender que a sua empresa está comprometida com a felicidade dele. Ao mesmo tempo, com o feedback recebido, é possível melhorar o atendimento cada vez mais.
Como você viu, saber como atender bem o cliente não é um bicho de sete cabeças, mas exige uma dinâmica muito grande. Principalmente porque, hoje, a maioria das pessoas têm acesso à tecnologias que permitem fazer contato por mensagem de texto ou voz em qualquer lugar ou horário. Por isso, não fique esperando a concorrência passar na frente e busque a evolução.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀