Se você está de olho nas principais tendências tecnológicas para 2017 e 2018, já deve saber que os chatbots são uma das opções mais promissoras da lista.
De acordo com um estudo global do MindBowser, 75% dos representantes das organizações entrevistadas declararam ter intenção de construir um chatbot ainda neste ano, e 67% acreditam que os chatbots vão superar o uso de aplicativos móveis em até 5 anos.
E esses números não existem por acaso: se bem implementados, os chatbots podem gerar inúmeros benefícios para as empresas, como redução dos custos de atendimento, melhoria da captação de leads e fidelização de clientes.
Veja a seguir o que esperar dos chatbots para o futuro e para os seus negócios!

Competitividade

Não é segredo que os chatbots podem estabelecer relacionamentos de qualidade com os consumidores, pois podem reproduzir diversos aspectos do atendimento humano com excelência.
Um caminho é utilizá-los para estreitar relacionamentos com os millennials (ou geração Y, formada por jovens que nasceram a partir dos anos 80/90), cujo engajamento acontece em grande medida por meio do uso de aplicativos de mensagem. Assim, é esperado que as marcas que utilizam chatbots criem melhores conexões com os millennials do que suas competidoras.

Transformação nas vendas

Os chatbots são ótimos vendedores. Isso porque, além de atenderem clientes, eles podem acessar o histórico de compras, as interações e os interesses do consumidor para indicar ofertas de maneira mais precisa e personalizada — além de poderem, de fato, efetuar a venda.
Como consequência disso, os clientes podem adquirir qualquer produto ou serviço apenas interagindo com um chatbot por mensagem, dispensando a necessidade de navegar em um site ou instalar um aplicativo para fazerem suas compras.

Chatbots cada vez mais eficientes

À medida que a tecnologia de Inteligência Artificial (AI) se tornar mais acessível e inovadora no mundo corporativo, maior será a qualidade do atendimento dos chatbots.
Para os próximos anos, você pode esperar que o diálogo dos chatbots seja cada vez mais personalizado, informativo e humanizado, contribuindo para uma melhor experiência dos usuários, redução de custos com atendimento e queda nas taxas de abandono do seu site ou e-commerce.

Pesquisas com alto retorno

O tempo das pesquisas de opinião extensas e burocráticas ficou para trás. Com os chatbots, é possível transformar pesquisas de mercado em diálogos amigáveis, fazendo uso dos aplicativos de mensagens preferidos pelos públicos.
E como a interatividade com o chat é muito mais intuitiva e ágil em relação aos tradicionais formulários repletos de perguntas, as pesquisas de opinião por meio de chatbots costumam apresentar altas taxas de retorno e grande nível de satisfação quanto ao formato escolhido.

Novo tipo de relacionamento com o cliente

As aplicações de um chatbot no relacionamento com o cliente são inúmeras. É possível utilizá-lo para enviar conteúdo customizado (artigos, músicas e quizzes, por exemplo), compartilhar notícias relacionadas ao seu negócio em tempo real ou até mesmo arrecadar verbas para campanhas de causas sociais.
A vantagem nesse caso é que os chatbots têm total disponibilidade para interagir com o cliente, além de ajudarem a gerar métricas e nutrir os leads adequadamente.
E então, gostou de saber o que esperar dos chatbots? Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Aproveite e veja também este post sobre o mercado das plataformas de chatbot!
 

Leia mais:

Inteligência Artificial e Machine Learning: entenda a diferença

Chatbots ou aplicativos? Confira este comparativo

O que o processo de vendas ensinam sobre chatbots?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito