Por que a Alexa é um bot conversacional de sucesso?

Alexa

É comum pensar em bots conversacionais com uma certa insegurança, duvidando da sua capacidade e utilidade no dia a dia. Porém, ao conhecermos mais sobre a Alexa, da Amazon, é fácil mudar de ideia. 

Por isso, nesse artigo, veremos as razões do sucesso da Alexa e como ela vêm cada vez mais fazendo parte da vida das pessoas.

Como o bot conversacional foi criado?

Anunciada em 2014, a Alexa, assistente virtual da Amazon, junto da sua linha de smart speakers Echo, se tornou rapidamente um dos produtos domésticos inteligentes mais populares no mercado. Com uma variedade de recursos úteis que atraíram os amantes de tecnologia, o Echo, com a ajuda do sistema de comandos de voz, visa facilitar e automatizar tarefas diárias.

Controlar dispositivos, definir seu alarme, verificar o tempo, ler seu audiolivro favorito e até tocar suas músicas favoritas, são tarefas que podem ser realizadas utilizando sua voz sem precisar mover nem um centímetro. 

Basta dizer um comando e o reconhecimento é feito instantaneamente. Essa praticidade tem atraído cada vez mais consumidores, que automatizam suas tarefas e dispositivos domésticos.

Como a Alexa funciona?

Quando você diz algo para a Alexa, o que você está fazendo realmente é comunicando com um servidor na nuvem. A Amazon criou o Alexa Voice Service (AVS), um servidor dedicado a reconhecimento de voz e entendimento linguagem natural para simular conversas reais, e a cada comando você está enviando solicitações ao serviço. 

Neste momento você deve estar se perguntando sobre a segurança desse serviço, afinal, o dispositivo irá escutar ativamente tudo o que estiver sendo dito na sua casa. 

Pois bem, a Amazon garante que toda a comunicação com o dispositivo é feita por uma nuvem criptografada e todas as interações são armazenadas com segurança. Assim o dispositivo só começa a enviar as solicitações após a ativação da palavra “Alexa”. 

Também é permitido que o usuário apague ou crie o rotinas para apagar tudo o que foi dito em determinados períodos.

O que a Alexa pode fazer?

A Alexa também está sendo integrada a vários dispositivos de terceiros, como carros, refrigeradores e televisores. É possível integrar o dispositivo com lâmpadas inteligentes, tomadas, fechaduras, etc.

Uma infinidade de dispositivos inteligentes que são lançados a cada dia, que permitem conectar com eletrônicos da sua casa, como vídeo-games, televisores e computadores.

A assistente é um dispositivo inteligente que aprende com o usuário e é possível adicionar vários pacotes de funcionalidades chamados de skills, permitindo ao usuário expandir o leque de possibilidades da assistente virtual, a modelando de acordo com a necessidade. 

É possível até mesmo criar o seu próprio skill pela plataforma Amazon Blueprints sem ter nenhum conhecimento em programação e publicar na loja de skills da Alexa.

Devido a grande quantidade de skills, a lista de funcionalidades da Alexa pode ser imensa. Por isso, na lista abaixo separei algumas das minhas favoritas:

  • narrar um livro do Kindle;
  • solicitar delivery;
  • checar a previsão do tempo antes de sair de casa;
  • ler e-mails;
  • adicionar lembretes ao chegar em casa;
  • atualizações de notícias diárias;
  • obter agenda de filmes ou jogos de esporte;
  • listar receitas e ensiná-las passo a passo;
  • setar alarmes e timers;
  • reproduzir músicas e podcasts por comandos de voz;
  • solicitar piadas, curiosidades e quizzes;
  • checar veracidade de fatos;
  • pedir um Uber;
  • conversão de medidas;
  • tradução de palavras para outros idiomas; e muito mais!

Para por aí?

As ações citadas acima são só um “belisco” do que a Alexa pode realizar. Ainda é possível configurar rotinas, no qual um comando representa uma série de ações, muito útil para controlar dispositivos inteligentes.

Sendo possível, com uma simples palavra, desligar todas as luzes da casa, trancar as portas e ativar o alarme, ou até mesmo inicializar o seu computador e abrir todos os seus programas utilizados diariamente. Com criatividade e utilização das skills corretas, a Alexa se tornará uma ferramenta essencial para a sua casa.

Além dos smart speakers da linha Echo, a Alexa também está disponível para utilização gratuitamente pelo aplicativo Amazon Alexa (disponível no Android e IOS), no qual também é realizada a configuração dos dispositivos. Não é necessário ter uma assinatura como o Amazon Prime para usufruir das funcionalidades.

O sucesso da Alexa continua crescendo e as integrações não param de ser anunciadas. A Amazon oferece um suporte incrível e adiciona novas habilidades constantemente. 

Uma enorme quantidade de empresas de tecnologia já estão adicionando a funcionalidade em seus dispositivos, o que nos confirma que a assistente virtual já é realidade. Sua a praticidade e automação oferecida pelos bots conversacionais vieram para ficar.

Gostou de saber o porquê da Alexa ser um bot de sucesso? Saiba agora mesmo como trabalhar com inteligência artificial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: