Atendimento digital: 7 maneiras de usar a transformação digital para o crescimento da sua empresa

Atendimento Digital

Você já pensou no papel do atendimento digital nos negócios de hoje? A transformação digital com foco no cliente é um processo cada vez mais inserido no cotidiano das empresas. 

Ela consiste na adoção de novas tecnologias, como redes sociais, mobilidade, computação em nuvem e Internet das Coisas, para garantir atendimento rápido e de qualidade aos consumidores e, consequentemente, proporcionar mais competitividade e eficiência aos negócios.

Hoje, as plataformas digitais permitem que as empresas estejam cada vez mais conectadas aos seus clientes e são essenciais para quem quer se destacar por um bom serviço de atendimento.

Portanto, qualquer empresa deve ter como foco oferecer serviços de alto nível aos consumidores tanto nos canais tradicionais quanto nos digitais, seja por meio das redes sociais, de chats, e-mail ou apps.

Em contrapartida, quando uma organização limita seu atendimento aos canais tradicionais, ela abre mão de estar onde a maioria de seus clientes estão presentes hoje em dia: nos ambientes digitais. 

Dados do relatório Digital in 2019 revelam que 70% dos brasileiros são usuários da internet e que 66% deles estão presentes nas redes sociais. Um negócio que não oferece atendimento digital a seus clientes, acaba não aproveitando o potencial de ferramentas que mobilizam e engajam muitas pessoas, como o WhatsApp, o Facebook e o Twitter.

atendimento digital

Pensando nisso, vamos explicar neste post tudo o que você precisa saber sobre atendimento digital e apresentar alternativas para que uma empresa ofereça um atendimento ágil e de qualidade nos canais digitais, para, assim, ter uma relação mais positiva com seu público.

Mas, afinal, o que é atendimento digital? Ele é mesmo importante?

Como dissemos anteriormente, o número de brasileiros que utilizam a internet e as redes sociais todos os dias é muito grande. Esse número crescente é um grande atrativo para que empresas estejam presentes nesses ambientes e se destaquem pelo seu bom atendimento nos canais digitais.

Uma ótima maneira de empresas oferecerem um atendimento de qualidade nos ambientes digitais e garantirem o sucesso do seu negócio é apostar no atendimento digital. Ele consiste em utilizar a tecnologia nos atendimentos e, com isso, oferecer atendimentos automatizados, simples e de alta qualidade.

O atendimento digital mescla o atendimento humano e a inteligência artificial para otimizar os contatos, tornando o atendimento rápido, prático e satisfatório. Essa opção de contato é muito importante, pois, ao apresentar soluções digitais e inteligentes na interação com o público, a empresa empodera, encanta, engaja e fideliza clientes.

Como aplicar o atendimento digital e o que sua empresa ganha?

1. Serviços de multicanais eficientes

Hoje, é impossível uma organização de grande e médio porte se comunicar apenas por telefone e de maneira presencial. A agilidade da comunicação é essencial para fechar negócios e conquistar novos fregueses.

As redes sociais e os aplicativos para dispositivos móveis são ferramentas vitais para diversificar seus canais de atendimento ao consumidor.

Logicamente, é necessário compreender como os novos meios de comunicação para atendimento digital precisam ser usados para expandir o número de clientes. Afinal, a tecnologia veio para diminuir a burocracia.

2. Atendimento ao cliente personalizado

Para inovar com inteligência, qualquer corporação precisa aplicar algumas técnicas de atendimento personalizado. Essa tendência mostra que a comunicação com o consumidor não pode mais parar no tempo.

Ao ser chamado pelo nome e percebendo que a empresa conhece as suas preferências, o cliente se sente reconhecido e valorizado. Isso é possível com atendimento digital que ainda proporciona mais rapidez e economia nesse relacionamento.

3. Reconhecimento de voz

Uma iniciativa, que está começando a ser utilizada pelas corporações que entendem a importância da transformação digital com foco no cliente, é a tecnologia de voz. Ela permite solicitar dados do cliente por meio de comandos emitidos pela fala.

Nos próximos anos, essa ferramenta será cada vez mais empregada nas organizações. Os principais motivos são:

  • aprimoramento de softwares de comunicação;
  • necessidade de oferecer um atendimento mais ágil.

4. Videochat

Com as pessoas cada vez mais conectadas à Internet, o atendimento digital via chat é um diferencial importante para uma empresa melhorar a relação com os consumidores, oferecendo mais canais de atendimento ao cliente.

Tirar dúvidas sobre as mercadorias durante a compra e pedir ajuda para resolver eventuais problemas são algumas das vantagens que essa modalidade de atendimento ao cliente proporciona.

Para oferecer uma relação mais personalizada, algumas empresas estão adotando o videochat. Esse recurso tem a intenção de instruir o consumidor sobre como usar um produto ou serviço, sendo um elemento importante para aumentar as vendas.

Leia mais em: Como vender mais usando estratégia de tecnologia e vendas: 5 dicas para sua empresa

5. Chatbots

Uma grande tendência de atendimento digital são os chatbots: contatos de empresas dentro de aplicativos de mensagens. Pelo Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram e vários outros, seu cliente pode interagir com um atendente ou realizar vários processos automatizados, como:

  • verificar o status da compra;
  • realizar pagamentos;
  • acessar segunda via de boletos;
  • ter informações sobre novas ofertas;
  • participar de promoções;
  • conferir o lançamento de produtos.

 

atendimento digital

A opção de utilizar os chatbots no atendimento digital da sua empresa significa muito mais que a simplificação no contato e a redução de custos. Ela também garante a proximidade com o público através de uma interface amigável e um atendimento rápido e inteligente, o que gera experiências positivas e o engajamento dos seus clientes.

6. E-mail

Pode até parecer que o e-mail é um canal tradicional demais para ser utilizado no atendimento digital de uma empresa, mas se engana quem deixa essa ferramenta de fora da sua estratégia de comunicação. Por ser um canal já muito difundido e utilizado pela maioria das pessoas, o e-mail representa uma opção segura e eficaz para as empresas que buscam se comunicar de forma eficiente com seu público.

Algumas plataformas omnicanal já oferecem automatizações que permitem a segmentação de e-mail baseada no perfil de leads e classificação do conteúdo. Além da possibilidade de distribuição automática de mensagens, otimizando ainda mais o contato entre empresa e cliente.

7. Assistentes virtuais inteligentes

Outra alternativa para empresas que desejam implementar o atendimento digital são os assistente virtuais inteligentes. Tratam-se de agentes de software programados para atender a alguns comandos, sejam eles de voz ou texto, e realizar tarefas diversas. 

Alguns deles são mundialmente conhecidos, como a Siri e o Google Now, e, à medida que são utilizados, os assistentes aumentam a capacidade de reter e compilar informações, tornando-se cada vez mais inteligentes. Dentre as principais vantagens dos assistentes virtuais inteligentes estão os seus serviço instantâneos e a possibilidade de acesso por diversos dispositivos. 

A transformação digital com foco no cliente é um fenômeno que veio para ficar. E, cada vez mais, as empresas precisam pensar no usuário e na sua jornada de compra. 

O atendimento digital permite que as empresas busquem novas maneiras de atender com excelência e gerar a melhor experiência para o cliente através de um atendimento rápido e eficaz. Descubra também a importância do atendimento rápido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: