Boas práticas para a definição de dados para ativação e verificação de conta no WhatsApp Business API

ativação de número no WhatsApp capa post

Conforme já colocado em artigos anteriores, para a ativação de número no WhatsApp Business API e submissão para verificação da conta, é necessário que o cliente determine algumas informações,  como por exemplo o Facebook Business Manager ID, nome e número do contato a ser utilizado.

Definir esses dados corretamente é importantíssimo, uma vez que isto está diretamente ligado à questões de compliance com o WhatsApp e da forma que a sua marca será exposta para os usuários.

No dia-a-dia, temos observado inúmeras dúvidas sobre essas definições com questionamentos do que é permitido, do que não é permitido, além de solicitações de dicas e boas práticas. Desta forma, este artigo tem o objetivo de “dar uma luz” em tais definições. Espero que seja útil pra você!

Escolha corretamente o Facebook Business Manager ID

No processo de ativação do número na API do WhatsApp Business, o primeiro item a ser definido é o Facebook Business Manager ID. Como o próprio nome sugere, esta informação é coletada no Facebook Business Manager (também conhecido como Gerenciador de Negócios) do parceiro.

Esse ID será utilizado exclusivamente para criação da WhatsApp Business Account (WABA) pelo Solution Provider. Embora pareça algo simples, é importante estar ligado na definição dessa informação para evitar problemas futuros. Abaixo são colocadas algumas obrigações, dicas e boas práticas:

  • É obrigatório que o Facebook Business Manager ID fornecido para criação da WABA seja da empresa aprovada pelo WhatsApp e detentora do número à ser ativado. A necessidade de aprovação junto ao WhatsApp já foi colocada neste artigo.
  • A ativação do número só deverá ser feita após o parceiro aceitar, no seu próprio Facebook Business Manager, a criação da WABA pelo Solution Provider. Esse mecanismo visa garantir que o ID informado corresponda à empresa aprovada e proprietária do número.
  • Caso a sua empresa possua mais de um Facebook Business Manager, avalie com cautela qual deles será utilizado para criação da WABA e ativação do número. Atualmente não é possível excluir ou transferir um número após a sua ativação dentro de um WABA específica.
  • No processo de verificação da conta, o WhatsApp tende a fazer um paralelo direto entre a empresa dona da WABA e o nome do seu contato (display name). Sugere-se que esse tipo de análise seja feita antes de fornecer ou utilizar o Facebook Business Manager ID para criação da WABA.
  • Em muitos casos a empresa dona do contato não possui Facebook Business Manager, seja porque nunca precisou usar as funcionalidades que a ferramenta proporciona ou porque esse tipo de serviço é terceirizado para uma agência de marketing e publicidade. Em hipótese nenhuma pode-se criar uma WABA utilizando o Facebook Business Manager ID de uma agência de marketing para ativar o contato de outra empresa.

Defina o nome da sua empresa no WhatsApp

De forma bem simples, o display name representa o nome da sua empresa no WhatsApp. Essa informação é super importante pois representa a identidade para o público externo e por isso deve ser definida com cautela e estratégia.

O nome fica ainda mais evidente se sua conta for classificada como comercial oficial após a verificação da sua conta. A má definição deste item pode gerar desconfiança da sua clientela em não deduzir de forma fácil que o display name corresponde à sua empresa. Para isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis.

  • Sugere-se que o display name seja o próprio nome da empresa ou então que esse nome esteja em sua estrutura, uma vez que o Facebook tende a fazer associação entre o nome definido para o contato e o nome da empresa dona da WABA. Por exemplo, se estou ativando um número para o BLiP, que é a plataforma para construir, gerenciar e evoluir chatbots da Take, sugere-se que o display name seja algo como “BLiP – Plataforma de chatbots da Take”, e não somente “BLiP”.
  • É possível modificar o display name. Se o número ainda não foi ativado, é possível fazer a alteração sem nenhum procedimento adicional. Caso o número já tenha sido ativado, a troca só pode ser feita mediante solicitação direta ao Facebook.
  • O display name não poderá conter:
    • Todas as letras maiúsculas, exceto para acrónimos.
    • Apenas a primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula e conjunções não devem possuir letras maiúsculas.
    • Espaços extras entre as palavras.
    • Pontuação em excesso.
    • Emojis.
    • Símbolos (por exemplo: ®).
    • Caracteres não alfanuméricos consecutivos.
    • Especial caracteres (por exemplo: ^&*()_>,/?).
    • Qualquer variação da palavra “WhatsApp”.
  • O display name não poderá consistir somente de:
    • Nome completo de uma pessoa.
    • Um termo genérico (por exemplo: Fashion).
    • Uma localização geográfica genérica (por exemplo: São Paulo).
    • Menos de três caracteres.

E na hora de definir o número de telefone, o que fazer?

Com o mesmo nível de importância dos outros itens, o número de telefone a ser ativado na API do WhatsApp Business representa a forma de contato direta que seus clientes terão com a sua empresa.

A seguir, apresentamos algumas dicas sobre a definição do número de telefone.

  • É sugerido escolher um número que já tenha relação com a marca da sua empresa. Por exemplo, se você possui um número amplamente divulgado para o atendimento dos clientes, é sugerido usar esse número.
  • Utilize números que uma vez aptos a receberem ligações, sejam direcionadas para o seu time de atendimento ao cliente. Não é aconselhável selecionar números de ramais específicos.
  • Se utilizar um número mobile pré-pago, lembre-se de manter a conta em dia para que o mesmo não seja desativado. Como consequência, a solução do WhatsApp Business API também deixará de funcionar.

Conforme já observado no decorrer do artigo, o WhatsApp faz correlação entre o Facebook Business Manager ID, a WABA e o número a ser ativado. O ideal é que todas essas informações sejam unitárias — ou seja, que pertençam a uma única empresa.

Desta forma, seguir as boas práticas colocadas aqui podem amenizar possíveis problemáticas com o WhatsApp, além de te dar tranquilidade para o completo uso da solução.

Referências: Phone Number, Verified Name (vname) – Facebook, Creating business names – WhatsApp FAQ

 

Aprenda a ativar seu número no WhatsApp na prática neste infográfico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: