Conheça os benefícios dos chatbots para o setor de turismo e lazer e entre para o mundo da Inteligência Artificial!

Vários setores podem se beneficiar da tecnologia. Inclusive, o uso do chatbot para turismo e lazer se torna essencial para oferecer uma boa experiência para o cliente.

O chatbot é uma ferramenta facilitadora para muitas empresas em muitos setores. Com a ajuda da inteligência artificial, esses robôs atuam em várias situações. A resolução de problemas e oferta de suporte no pós-venda são alguns exemplos.

E quando falamos que muitos setores podem se beneficiar, estamos incluindo o da hospitalidade. Sendo assim, como o chatbot para turismo e lazer pode ser útil?

Quando pensamos em viajar, principalmente com a família, já pensamos em algo prazeroso, para descansar. Até porque viajar é um dos grandes prazeres da vida, mas a organização pode ser complicada.

É preciso recolher as informações pessoais de todos e procurar as melhores ofertas de voos, os melhores preços em hotéis e outras áreas. Todo esse trabalho pode ser dinamizado por chatbots para melhorar a experiência do cliente no turismo, concorda?

Neste artigo, explicamos os benefícios de chatbots de viagens, hotéis e outras empresas de turismo e lazer.

Por que investir em tecnologia?

O investimento em tecnologia em setores como o de turismo oferece uma boa oportunidade de otimização de serviços. O objetivo é tornar a experiência do cliente a melhor possível e a equipe de colaboradores mais produtiva. 

A inteligência artificial traz para o dia a dia do turista mais facilidade e dinamismo para curtir passeios e encontrar as melhores opções. mesmo com imprevistos, com a ajuda do celular e da internet. 

Por isso, hoje, a tecnologia é uma exigência para empresas de todos os setores, e não poderia ser diferente com a hospitalidade. Com um contato inteligente, é possível fornecer uma infinidade de informações e personalizar o passeio segundo o perfil do cliente. 

Portanto, investir em tecnologia é fundamental para gerar novas oportunidades e otimizar as operações. Seja na hora de escolher destinos, cadastrar e prospectar clientes.

Como o chatbot impacta a jornada do cliente?

Estreitar uma relação com o cliente no turismo é fundamental para uma boa experiência. Sendo assim, um chatbot pode ser usado em vários tipos de plataformas do setor para automatizar o atendimento. 

O cliente é exigente e necessita atenção das empresas durante toda a jornada de compra, inclusive no momento de check out.

Mesmo com a variação da jornada, a qual está de acordo com os perfis dos usuários. Isto é, cada cliente possui uma expectativa, experiência e satisfação diferente, e por isso, uma boa comunicação é essencial para otimizar o atendimento. 

Sendo assim, implantar um bot em cada jornada imprime diferentes benefícios, confira:

Expectativas

Quando o cliente não conhece o local de destino, a expectativa é enorme. Por isso, é essencial promover um espaço em que ele se sinta à vontade para tirar dúvidas sobre o lugar e o hotel.

Com isso, o chatbot de viagens pode ser muito útil, pois facilitará todo o processo ao interagir com as perguntas do cliente. Mas lembre-se: quanto mais o atendimento for personalizado, melhor.  

Experiência

Nesse momento, os bots podem confirmar informações da viagem, como os locais reservados, os horários, os voos e mais.

O cliente terá suas expectativas superadas com o atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana dos bots

Satisfação

O resultado da experiência do cliente pode ser negativo ou positivo. Portanto, uma empresa de turismo deve sempre trabalhar para o resultado ser satisfatório. Para isso, vá além: mostre para o cliente o que mais o bot consegue fazer, como serviços adicionais. 

Chatbot para turismo e lazer quem pode usar?

Confira algumas aplicações de chatbot para turismo e lazer. São inúmeras possibilidades para gerar benefícios.

Chatbot para hotéis

Para hotéis e hostels, os chatbots podem:

  • cadastrar novos hóspedes;
  • reservar quartos;
  • informar sobre os serviços do hotel, como os horários do café da manhã, da piscina, dos programas de lazer para crianças e adultos;
  • ajudar a encontrar pertences perdidos e muito mais!

Além disso, os bots podem ajudar informando sobre situações inesperadas, como as condições do tempo, manutenções na edificação e notícias sobre a cidade. 

As vantagens vão além de ajudar o cliente, pois também facilitam o trabalho da recepção. Por isso, concentre esforços na área administrativa ao programar o chatbot e oferecer uma boa experiência para os hóspedes.

Um chatbot também pode fazer a pesquisa de satisfação com os hóspedes após o check out.

Chatbot para agências de turismo

Desde sempre, o trabalho das agências envolve compartilhar informações sobre os serviços que vendem e fornecer promoções de passagens aéreas e hospedagens.

Por isso, os bots podem ajudar a fechar esse tipo de contrato, além de fornecer dicas sobre como aproveitar a cidade. 

Dessa forma, o cliente já se informará sobre os roteiros, pontos turísticos e restaurantes antes mesmo de viajar.

As automações também otimizam o contato com o cliente antes das viagens, fazendo perguntas que ajudam a traçar o perfil dos viajantes. Sendo assim, o primeiro contato com a agência de turismo pode ser um bot que faz perguntas para conhecer os viajantes.

Chatbot para companhias aéreas

Um chatbot para companhias aéreas proporciona atendimentos mais dinâmicos para emitir e trocar passagens, assim como para serviços como o de despachar bagagens. 

Além disso, o chatbot pode informar preços, tempo de viagem, disponibilidade de lugares, condições do tempo, atrasos, overbooking e outras situações.

Essas informações podem ser transmitidas por bots programados no WhatsApp da empresa, por exemplo.

Por falar em WhatsApp, o canal já oferece recursos para os viajantes marcarem assentos sem precisar sair do app.

Chatbot para locação de veículos

Muitos viajantes optam por alugar veículos no destino de suas viagens. Uma grande facilidade é usar chatbots para alugar carros. Nesse caso, as locadoras podem se beneficiar dos chatbots em situações como:

  • Atendimento ao cliente;
  • Auxílio na escolha de veículos;
  • Serviços adicionais em cada reserva;
  • Prolongar contratos;
  • Canal para comunicação de sinistros;
  • Resolver dúvidas dos clientes e muito mais!

A tecnologia como aliada no setor de turismo e lazer

A tecnologia é uma aliada poderosa no setor de turismo e lazer. Uma das inovações mais notáveis tem sido a integração de chatbots especializados para atender às necessidades das empresas do ramo.

Chatbot para turismo e lazer representa uma revolução na forma como as empresas podem se relacionar com seus clientes. Essas soluções baseadas em IA ajudam empresas a oferecer atendimento ao cliente personalizado 24/7.

Chatbots melhoram a experiência do cliente ao responder perguntas sobre destinos, hotéis e passeios, como mostramos no texto. Além disso, economizam tempo e recursos preciosos para as empresas. Isso sem falar que aumentam a satisfação e impulsionam o crescimento do setor.

Portanto, incorporar um chatbot para turismo e lazer é uma estratégia inteligente e inovadora que todas as empresas do ramo devem considerar.

Conheça as soluções Blip ideais para quem quer atingir os melhores resultados:

Tem dúvidas ou quer saber mais sobre a Blip? Fale com a gente!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito