Saiba TUDO sobre o BLiP Builder, a plataforma para construção e evolução de chatbots da Take

Tudo sobre o BLiP Builder

Já imaginou construir chatbots de forma fácil? Conheça o BLiP Builder!
O envio e recebimento de mensagens instantâneas se tornou a principal maneira das pessoas conversarem nos últimos anos. A forma como dialogamos sofreu grandes mudanças com a democratização do uso da internet e com a criação de plataformas de comunicação online.
Isso provocou uma mudança de paradigma também na comunicação entre pessoas e empresas: as marcas identificaram a necessidade de estar próximas aos clientes.
E nada melhor para isso do que conversar com o usuário nos canais e com as tecnologias que ele já usa, tornando-se um contato na lista de amigos das pessoas.
No entanto, como empresas podem estar na lista de contatos de centenas (ou até mesmo milhares) de pessoas, pode ser inviável a alocação de uma equipe inteira para responder às mensagens destes clientes.
Torna-se necessário automatizar este tipo de atendimento por meio de chatbots, ou facilitá-lo com Help Centers personalizados.
Nesse cenário, o BLiP — plataforma da Take com tudo que é necessário para construir e promover um chatbot eficiente — é uma ótima opção, já que ele conta com o BLiP Builder, uma ferramenta completa para a construção de chatbots e contatos inteligentes. 
Neste post, você vai conhecer tudo sobre o BLiP Builder e por que ele é uma boa solução para o seu negócio.

O que é o BLiP Builder?

O BLiP Builder é uma ferramenta que veio para facilitar o desenvolvimento de chatbots, já que é simples de usar e robusto em soluções. Além disso, ele possibilita desde ações mais simples, como criar um chatbot sem a necessidade de saber programar, até sua personalização com técnicas avançadas de programação.
BLiP Builder: visão geral da plataforma
Apesar de ser possível criar um bot com milhares de linhas de código, o Builder abstrai toda a complexidade presente nesta tarefa.
Outras vantagens do Builder são:

    • interface intuitiva para estruturação do fluxo de conversa;
    • integração com plataformas de comunicação com apenas alguns cliques;
  • funcionalidades para automatização;
  • segurança dos dados da empresa e do usuário;
  • dinamização da conversa e, consequentemente, agilidade no desenvolvimento —  o que é essencial para as empresas na era da transformação digital;
  • planos gratuitos (conheça os planos disponíveis).

Entendendo o BLiP Builder: principais conceitos

O BLiP Builder possibilita a estruturação de conversas de forma rápida, flexível e sem necessariamente utilizar código. Os conceitos fundamentais do Builder são os Blocos (estados) e Transições.
Um Bloco (estado) representa o estado atual de um usuário na conversa, sendo dividido em três tipos:

  • blocos de controle: utilizados para representar os estados de Início e Erro do fluxo de conversa;
  • blocos de conteúdo: responsáveis por definir como e qual conteúdo o bot entregará para o cliente;
  • blocos de atendimento: utilizados para transferir a conversa de um cliente do Builder para um atendente humano.

Os blocos são conectados por meio de Transições. Elas são responsáveis por fazer a transferência do cliente para o próximo estado após a execução do estado atual.

Conteúdos

Dentro dos blocos de conteúdos, é possível definir quais tipos de mensagens serão enviadas do bot para o cliente. Os conteúdos também dependem do canal no qual serão enviados. Os principais conteúdos são:

  • texto: mensagens de texto simples;
  • quick reply: botão para resposta rápida que some após o clique;
  • imagem: imagens no formato .jpg, .png ou .gif;
  • carrossel: lista horizontal de cards, cada um com imagens e menus próprios;
  • menu: lista de opções a serem escolhidas pelo cliente;
  • entrada de usuário: aguarda um mensagem do usuário.
BLiP Builder: quick reply no bloco de conteúdo
Exemplo de Quick Replies
Além desses, é possível adicionar componentes como áudio, vídeo, digitando, documentos, localização, pedido de localização, link da web e conteúdos HTTP.

BLiP Builder: blocos de conteúdo

Variáveis

Durante a construção do bot, pode ser necessário o armazenamento de valores em variáveis, como respostas do usuário, resultados de requisição, resultados de execução de scripts ou configurações. Existem quatro tipos de variáveis no Builder:

  • variáveis de contexto: permitem o armazenamento e a recuperação de valores associados aos assuntos conversados entre o cliente e o bot;
  • variáveis de usuário: todo usuário que conversa com um bot construído no BLiP é um contato, e a estrutura de contato é responsável por armazenar as informações relacionadas a esse usuário, como nome, endereço, telefone, e-mail, entre outras;
  • variáveis de configuração: permitem o armazenamento de valores para uso geral, como URLs usadas em várias requisições HTTP no mesmo fluxo;
  • variáveis de sistema: fornecem informações como data, hora, nome do último bloco, dentre outros dados do sistema.

Com o uso das variáveis, é possível controlar facilmente o fluxo de conversa entre o cliente e o bot.

Condições de Saída

Para que seja possível controlar a mudança de estado de um usuário, o Builder faz uso das condições de saída. Elas são regras que, se atendidas, redirecionam o usuário para um bloco de destino. 
As regras são compostas por uma fonte de dados, um operador, nome da variável e um valor esperado. O Builder oferece uma série de operadores para compor essas regras, como “existe”, “igual a”, “diferente de”, entre outras.
Isso torna possível, por exemplo, verificar se a entrada de um usuário corresponde a um certo valor e direcioná-lo para o caminho adequado.

Ações

Outra funcionalidade do Builder são as ações, que podem ser de entrada ou de saída: as ações de entrada são executadas antes da exibição do conteúdo, enquanto as ações de saída são executadas após a exibição do conteúdo e antes das condições de saída.
As ações permitem tornar o bot muito mais flexível e dinâmico por meio da realização de diferentes tarefas. Elas podem ser:

  • requisições HTTP;
  • registro de eventos;
  • salvar informações no contato;
  • redirecionar para um outro bot;
  • execução de scripts; definições de variáveis;
  • e processamento de comandos utilizando as extensões do BLiP.

Com essas ações, é possível, por exemplo, enviar uma requisição com informações do usuário para uma API e verificar se esse usuário é ou não um cliente cadastrado.
Além dessas, o BLiP Builder tem também outras funcionalidades, como:

  • modo debug para fazer testes enquanto é possível ver todas as informações do contexto da conversa;
  • ações globais que possibilitam a definição de uma ação que será executada na entrada ou saída de todos os blocos;
  • ações condicionais que permitem condicionar uma ação a uma determinada regra;
  • além de várias funções menores que permitem resolver praticamente qualquer problema na criação de um chatbot.

Além do Builder, por que usar a plataforma BLiP?

Além de uma interface extremamente intuitiva, contemplando as diversas funcionalidades citadas, outra grande vantagem do Builder é estar dentro da plataforma BLiP.
Dessa forma, é possível usufruir, de maneira muito simples e prática, de todas as funcionalidades que a plataforma oferece durante a construção do bot. Confira as principais delas:

Integração com plataformas de mensageria

O BLiP é integrado com diversas plataformas de comunicação, como Facebook Messenger, WhastApp, Apple Business Chat, Telegram e Skype.
Isso torna extremamente simples criar seu bot no Builder e, em alguns segundos, publicá-lo em sua página do Messenger, por exemplo. Basta acessar o módulo “canais”, selecionar o Messenger e fornecer os dados de sua página.

BLiP Builder: Integração com plataformas de mensageriaIntegração com provedores de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornando cada vez mais popular em serviços de tecnologia. A ligação entre chatbots e IA sempre foi essencial, tornando a experiência na conversa muito mais fluida e natural.
Com o BLiP Builder, é possível fazer com que o bot tome decisões e dê respostas de maneira inteligente graças à Integração do BLiP com provedores de IA, como IBM Watson e DialogFlow da Google, que permitem a criação de modelos inteligentes, baseados em FAQ, por exemplo.
Dessa forma, os modelos podem ser criados no módulo de IA e, a partir deles, você pode criar condições ou respostas dentro do Builder de acordo com as mensagens enviadas pelo usuário.

Integração com Ferramentas de Help Desk

É importante frisar que, apesar de ser possível resolver muitos problemas de forma automatizada pelo chatbot, sempre haverá especificidades ainda não mapeadas.
Portanto, uma solução híbrida, que permita ao usuário ser atendido por um especialista humano em determinadas situações, pode ser a chave para um cliente ainda mais satisfeito.
Para tanto, basta utilizar o bloco de Atendimento Humano do BLiP Builder, fazendo com que o usuário seja redirecionado de maneira totalmente transparente para o atendente, sem interromper o fluxo natural de conversação.
Isso se torna possível devido à integração do BLiP com canais de atendimento, como o BLiP Desk e a Salesforce. Inclusive, a plataforma oferece um template completo do Builder para atendimento humano, que pode ser usado já na criação do bot.

Registro de eventos

Toda empresa quer mapear o comportamento de seus clientes para evoluir seu atendimento.
Esse mapeamento pode ser algo difícil em sites e aplicativos, onde o usuário deixa apenas um rastro de cliques. Mas, com chatbots, é deixada uma conversa fluida, simples e muito mais amigável para análise de dados e extração de informações.
O BLiP Builder permite que sejam registrados eventos dentro de cada bloco. Dessa forma, é possível salvar, por exemplo, uma resposta específica que o usuário forneceu a uma pergunta, ou a quantidade de vezes que um determinado assunto ocorreu na conversa.
Uma infinidade de relatórios pode ser criada a partir do registro de eventos do Builder. Eles ficam disponíveis na própria plataforma BLiP, no módulo de análise.
BLiP Builder: painel de relatório
O Builder é uma solução extremamente robusta para empresas que buscam uma ferramenta capaz de criar um bot que atenda às expectativas de seus clientes e ainda consiga gerar insumos para análise dos dados.
Que tal começar a usá-la agora mesmo? Cadastre-se grátis e crie seu bot!
 

Leia mais:

BLiP Chatbot: 10 razões para escolher a plataforma para desenvolver seu bot

Dicas valiosas sobre Humanização de Chatbots para seu negócio

Imagens em chatbots: como fazer conversas mais expressivas?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: