Para atrair e fidelizar um cliente, certamente, você faz de tudo para entender com clareza quais são as necessidades dele e tenta aplicar as melhores soluções para ter um bom relacionamento com o cliente, sempre pensando em como satisfazê-lo, não é mesmo?
Mas por que, no final das contas, ele às vezes não está satisfeito?
A forma que você usa de como se comunicar com o cliente pode ser a chave para abrir portas para o bom relacionamento com o cliente, principalmente com o que possuem diversas demandas e prioridades.
A seguir, vamos apresentar algumas estratégicas que devem fazer parte de sua gestão de relacionamento com o cliente.

Como manter um bom relacionamento com o cliente: dicas simples e eficazes

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o seu público-alvo. Não basta apenas ouvi-los, é preciso saber ouvi-los. Por isso, agora vamos apontar alguns elementos fundamentais da comunicação para você passar a atrair e fidelizar clientes a partir de uma escuta eficaz e empática.
Para a comunicação completar seu ciclo de vida, é preciso que haja 5 elementos:

  1. um emissor;
  2. um receptor;
  3. a linguagem;
  4. a mensagem a ser passada;
  5. o canal por onde passará.

Cada elemento é imprescindível para que o processo, ao final, seja bem-sucedido; ou seja, o receptor precisa entender a mensagem que o emissor transmitiu por meio de determinada linguagem e canal.
Você está fazendo isso? Não sabe? A seguir, vamos simplificar.

Saiba interagir com seus clientes

Hoje em dia, há diversos canais de interação por onde você pode se comunicar com seu público e manter um bom relacionamento com o cliente:

  • e-mail;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • central de relacionamento, etc.

Então, dentre tantas opções, é fundamental identificar qual canal é ideal para que seu cliente receba a mensagem que deseja transmitir. Mas como descobrir por onde devo interagir? Pesquise!
Pergunte, observe, escute e anote. Esse é um dos pontos sobre o qual você não deve deixar de conversar com seu cliente: qual ferramenta ele costuma acessar? Em qual aplicativo ele gosta de interagir?
Invista em pesquisas quantitativas para verificar quais canais são potenciais transmissores das suas mensagens e por onde é mais fácil conseguir uma comunicação de mão dupla nas empresas e seus consumidores.

Esteja disponível para atender o cliente

Por onde falar você já sabe, agora como utilizar esse canal a fim de criar um bom relacionamento com o cliente, atrair e fidelizar, é a questão.
O cliente deseja ter acesso rápido à solução das suas demandas e, em contrapartida, você também deseja solucioná-las no menor tempo possível.
Então, utilizar ferramentas de mensagens automatizadas, como chatbot, por exemplo, representa um forte aliado para aqueles que desejam um relacionamento duradouro e eficaz com o cliente.
Leia também: 5 coisas que você precisa saber sobre chatbots
Nessa fase, pode-se coletar e armazenar informações básicas de cada cliente, como endereço, telefone, local e perfil de consumo.
Neste momento, pode-se esclarecer possíveis dúvidas antes da compra do serviço, como:

  • prazo para envio e troca;
  • antever demandas;
  • apresentar soluções antes mesmo que o cliente as peça.

Os métodos de como encantar clientes com automação, faz parte do processo para fidelizar clientes, uma tarefa diária que exige uma postura empática: como gostaria de ser tratado se fosse eu o cliente?
Estar atento aos 5 elementos básicos na comunicação com o seu público pode ser o primeiro passo manter um bom relacionamento com o cliente.
Ficou interessado em saber mais as estratégias de como manter um bom relacionamento com o cliente? Entre em contato com Blip, há mais de 20 anos ajudamos empresas a oferecerem melhores experiências aos seus clientes enquanto otimizamos seus processos.
Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendas

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀