Vale a pena usar um bot builder? 5 vantagens incríveis para a sua equipe

O que é um bot builder? Como o nome já entrega, o builder para chatbot é uma ferramenta automatizada para facilitar o desenvolvimento de bots — uma inovação digital que veio para ficar.

Investir em tecnologia é crucial para a continuidade de seu negócio, e os fornecedores das plataformas estão cientes disso: no ano de 2018 o mercado brasileiro contou com 17 mil bots que trafegaram uma média de 800 milhões de mensagens / mês.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Veja também nosso post sobre o que é chatbot.

Por que usar um bot builder? 5 principais vantagens

1. Customização

A ideia é criar o seu próprio chatbot e, para tanto, os bot builders fornecem uma interface intuitiva de construção. Por meio de ajustes no código-fonte, é possível customizar os bots de acordo com a identidade visual de sua empresa. Os serviços especializados permitem o desenvolvimento e a gestão de chatbots sem desconsiderar as peculiaridades do negócio.

O conhecimento sobre novas tecnologias é um passo relevante para que sua empresa se destaque no mercado. Existem plataformas de desenvolvimento de bots que apresentam diversos modelos prontos e reutilizáveis, basta dar uma conferida.

2. Integração de serviços

Os bot builders permitem a publicação do seu chatbot nos principais aplicativos de mensagens do mercado. Bastam alguns cliques para que sua empresa tenha um chatbot no WhatsApp ou Facebook, por exemplo.

plataforma de chatbot: blip

Por exemplo, os chatbots para vendas recomendam rapidamente produtos aos clientes. Essas aplicações permitem aos usuários fazerem compras via chat e, com os bot builders, transações que podem ser integradas a plataformas de pagamento — é o caso da plataforma BLiP, que é integrada ao PagSeguro e já permite que transações sejam feitas via frameworks de pagamento.

Quer ver outros usos de chatbot para empresas? Baixe nosso e-book gratuito!

3. Suporte especializado

As empresas que já utilizam os bot builders também podem te ajudar bastante nesse desafio. As comunidades de desenvolvedores são muito ativas e as melhores plataformas de chatbot fornecem suporte especializado 24×7 a seus clientes.

Além do suporte da equipe da plataforma, fóruns de usuários também podem fornecer informações valiosas que ajudam a melhorar cada vez mais o desempenho do seu chatbot. Essa interação é um requisito fundamental dos bot builders de qualidade, pois permite que dúvidas específicas sejam tiradas de maneira rápida, sem a necessidade de esperar pela resposta de um e-mail ou no atendimento telefônico, por exemplo.

4. Facilidade de utilização

As tecnologias atuais nos permitem construir chatbots de forma prática e intuitiva. Os bot builders já fornecem um console com usabilidade amigável para auxiliar na criação das interfaces para mensagens.

Por meio da disponibilização de frases, os algoritmos do builder conseguem processar as entradas de texto, identificar padrões de conteúdo e, com isso, sugerir modelos de conversação. Trata-se de um recurso em evolução que pode trazer várias possibilidades para a sua empresa.

Os algoritmos de reconhecimento de voz são temas de interesse para pesquisa que, no futuro, poderão ser integrados aos builders de chatbots. Os aprimoramentos em Processamento de Linguagem Natural (NLP) permitirão que os bots compreendam as mensagens de seus clientes e, dessa forma, promovam um atendimento personalizado.

5. Agilidade

O desenvolvimento ágil de sistemas é uma tendência praticamente irreversível. O mercado está cada vez mais dinâmico, e os clientes cada vez mais exigentes. Não podemos perder tempo.

Os bot builders facilitam a criação de chatbots por meio de interfaces simples e intuitivas. Por meio de algoritmos de análise de palavras-chave, padrões de navegação e interações com os usuários, eles já conseguem facilitar o trabalho dos chatbots — e a otimização desses custos operacionais é relevante para a continuidade do seu negócio.

Essas são algumas vantagens inovadoras que o uso de um bot builder pode gerar. Essa nova tecnologia te interessou? Então entre em contato com a gente para saber mais!