Bots Roteadores: como funcionam na prática?

bots roteadores

Você já ouviu falar em bots roteadores? Essa estrutura, que também envolve os chatbots, facilita a construção ou até mesmo a evolução dos robôs conversacionais. Além de permitir a entrada de novas skills dentro dos bots, faz com que toda a comunicação até o cliente final seja mais inteligente e eficiente.

Neste artigo, explicaremos tudo sobre o assunto, explicando o passo a passo a quais são as vantagens dos bots roteadores. Vamos aprender mais?

Começando do básico

Antes de começarmos a falar mais a fundo do que se trata um bot roteador, precisamos entender os fundamentos que estão envolvidos nesse conceito. Bom pensando em uma analogia, pensem em como funciona uma empresa.

Toda empresa é divida em vários setores como: Marketing, Financeiro, RH, Controladoria, entre outros. Já pararam para pensar no motivo das empresas serem setorizadas dessa forma?

É bem simples: cada setor é especialista em um determinado assunto e a soma desses assuntos compõem tudo o que a empresa pode oferecer de serviços.

Por só terem pessoas especializadas em determinados assuntos em cada setor, os setores conseguem desenvolver um trabalho de boa qualidade, já que as competências exigidas por são bem definidas.

Quanto mais as pessoas, que estão neste setor, trabalham dia após dia, a tendência é que elas se tornem cada vez melhores no que fazem. Quem nunca ouviu a máxima: “A repetição leva a perfeição”?

Da mesma forma que demonstrada na analogia feita acima, acontece com os chatbots. Quando fazemos a divisão do nosso bot em skills, podemos criar bots especialistas em várias áreas, além de atuar em cada skill de forma a torná-las cada vez melhor.

Todo software é uma representação de algo que existe no mundo real e um chatbot não foge dessa regra.

Estrutura dos bots roteadores

Abaixo veremos como é a estrutura de um bot router:

bots roteadores
Exemplo fictício de como seria um Bot Router (roteador) da Take e seus sub-bots. Os usuários começam a conversar em um único lugar, o contato da Take. Assim, dependendo do assunto, eles podem ser direcionados a um bot especialista que lhes atenderá da melhor forma. Imagem via BLiP

Podemos ver na imagem que Contatos Inteligentes com a estrutura de router, possuem:

  • um chatbot “pai”: este chatbot possui o direcionamento para todas as skills;
  • chatbot skill: um chatbot router pode ter vários desses, cada um trata de uma área específica do chatbot. Podemos criar quantos desse forem necessários para a nossa solução;
  • chatbot principal: Este chatbot é o que recebe a primeira mensagem do chatbot e é responsável por redirecionar o usuário para o bot que entenda melhor o assunto específico que o usuário queira falar.

Funcionamento prático

A primeira mensagem do usuário é recebido pelo chatbot principal, neste momento o chatbot entenderá sobre o que o usuário quer falar e redirecionará para aquela skill, que responderá da melhor forma possível o usuário.

Essa “descoberta” do assunto pode ser feita através de:

  1. Menus: o direcionamento para as outras skills pode ser feita através da escolha do usuário do assunto desejado utilizando este componente;
  2. Inteligência artificial: neste caso a inteligência artificial deve ser feita para que o chatbot possa somente identificar qual assunto o usuário quer tratar. Essa IA não precisa saber a fundo todos os assuntos tratados por todas as skills.

Ao ser redirecionado para a skill desejada, deverá ser feito um tratamento na mensagem enviada pelo usuário para saber o que ele perguntou e o que o chatbot deve responder para ele.

Após o término do atendimento da dúvida do usuário ou da solução do seu problema, o usuário deve ser redirecionado para o bot principal novamente.

Vantagens dos bots roteadores

Confira as principais vantagens de um bot roteador abaixo:

  • Reaproveitamento de skills, como o chatbot está dividido em partes menores, caso um outro chatbot queria ter alguma skill, basta adicioná-la ao bot “pai”;
  • Facilidade de se trabalhar é a parte de inteligência artificial, já que, como o assunto é menos abrangente, facilita o enriquecimento da IA. Além de evitar conflitos de significados de palavras que podem ser usadas em setores diferentes, com sentidos também diferentes;
  • Chatbots menores deixam a manutenção, entendimento e evolução do fluxo ser feita de forma mais rápida e fácil.

No processo de desenvolvimento de Contatos Inteligentes é imprescindível a utilização de chatbots roteadores, assim podemos criar experiências cada vez melhores para os usuários. Além de facilitar todo o processo para empresas que já possuem bots anteriores e querem reutilizar e/ou aprimorar a estrutura.

Agora que você já sabe, na prática, como bots roteadores funcionam, que tal descobrir como a Inteligência Artificial já está impactando no setor de marketing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: