Por ser um ponto de contato ainda muito utilizado pelos consumidores, um dos principais anseios do mercado atual é o de reduzir custos com call center.

Isso porque esse canal deve ser preciso, eficiente e cordial, levando as empresas a dedicarem investimentos inteligentes na estrutura de atendimento, incluindo, a tendência de chatbot para apoio ao call center.

Os chatbots são softwares de mensagens automáticas que podem otimizar a comunicação entre pessoas e marcas, pensando nisso, muitas organizações estão buscando reduzir os custos de call center com os chatbots para atendimento

Entenda nos tópicos a seguir a relação entre chatbots e call center!

Chatbots e call center: como essa relação gera economia?

1. Economia com telefonia

Os gastos com serviços de telefonia são bastante onerosos para os call centers. Os chatbots podem diretamente reduzir esses custos, pois muitos consumidores deixam de ligar para as centrais de atendimento, já que a sua necessidade foi resolvida pelo software.

2. Produtividade da equipe

Os chatbots são extremamente eficientes em serviços simples para o consumidor, como o agendamento de consultas ou localização de lojas. Assim, com o software resolvendo essas situações, a equipe poderá se dedicar aos atendimentos mais complexos.

3. Motivação dos colaboradores

Humanos e chatbots podem agir na experiência do cliente para melhorar a comunicação entre cliente e empresa.

Dessa forma, com o bot e call center, os colaboradores deixam de ficar sobrecarregados com tarefas operacionais no seu dia a dia, o que aumenta a satisfação no trabalho e diminui a rotatividade de funcionários.

4. Atendimento 24 horas

Dúvidas e problemas podem surgir fora do horário comercial e o consumidor deseja ser atendido a qualquer hora. Porém, o custo com funcionários nesses horários é muito maior.

Nessa relação entre chatbot e call center, os softwares podem ser a solução para um atendimento 24 horas com melhor custo-benefício.

5. Atendimento agilizado

Por meio da interação com chatbot, o consumidor não precisa ficar esperando horas na linha telefônica e consegue ter suas demandas respondidas instantaneamente. Isso traz satisfação para o consumidor e agilidade para o canal de relacionamento, que pode atender mais clientes em menos tempo.

Leia mais: Entenda como usar chatbots pode melhorar os índices de satisfação do cliente

6. Menos erros no atendimento

Por ser um software programado com respostas predefinidas, as chances de erro do chatbot são bem pequenas. Eles conseguem prover um atendimento consistente em todos os casos e com todos os clientes.

De maneira geral, os custos para corrigir esses poucos erros são menores porque, em alguns casos, chatbots demandam apenas alguns ajustes esporádicos de configuração.

Você também pode adotar o bot para call center com inteligência artificial, diminuindo ainda mais as chances de problemas.

Leia mais no artigo; “Chatbot inteligente: 5 passos para evolução e gestão eficaz”.

7. Satisfação e retenção de clientes

A satisfação com os chatbots está aumentando à medida que eles se tornam mais inteligentes para atender as demandas com agilidade e eficiência.

Além da redução de alguns custos, as empresas que optam por chatbot como apoio de call center tendem a ter maior rentabilidade por meio da retenção de clientes, que se sentem bem atendidos e voltam a comprar com a marca.

Como você viu, são muitas as formas de reduzir custos com bots no call center, usados no atendimento ao cliente. Os chatbots são parceiros da sua empresa e podem trabalhar em conjunto com a sua equipe para melhorar a experiência do consumidor.

Agora que você já sabe como os chatbots podem te ajudar a reduzir custos, entre em contato para conhecer nossos cases e soluções para o seu negócio! Vamos revolucionar sua estratégia juntos!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito