Não é segredo para ninguém que a internet se tornou uma fonte de diversão para os seus usuários. É só observar o crescimento dos serviços de streaming, tanto para músicas quanto para filmes, jogos on-line, entre outras ferramentas.

Hoje, inclusive, as pessoas têm acesso a programas computacionais que conversam com elas, apresentando-se como uma excelente alternativa de comunicação.

chatbot como forma de inovação para o entretenimento tem despontado entre as novidades desse mercado.

No entanto, ainda existe muito a ser desvendado sobre a ferramenta como instrumento para entreter. E é pensando justamente nisso que criamos o artigo de hoje.

A seguir, você descobrirá um pouco mais sobre a necessidade de inovar na área de entretenimento e como o software ajuda nesses casos. Confira!

A importância da inovação para o entretenimento

Como se sabe, o setor de entretenimento exige muita criatividade por parte das empresas que atuam nele. Atender a necessidade de inovação é o primeiro passo para se manter atraente e também para sobreviver ao mercado.

Afinal, a concorrência é cada vez mais acirrada, e o consumidor aumenta a sua exigência constantemente, solicitando, assim, que as empresas ofereçam novidades constantes.

Ou seja, ele não deseja apenas a excelência do serviço, mas também diferenciais atrativos. A tecnologia, por exemplo, tornou-se um elemento imprescindível na hora de alavancar os serviços de entretenimento.

A agilidade, a eficácia e a modernidade proporcionadas por ela, além de todos os seus recursos visuais, tornam-na uma fonte de atratividade para os usuários.

O chatbot como alternativa de inovação

O chatbot é uma tecnologia cuja finalidade é atender os usuários. Basicamente, o software tem a função de trabalhar e gerenciar a troca de mensagens entre a empresa e o consumidor. O interessante é que ele pode ser instalado em sites, mas também em apps de mensagem, como Facebook Messenger.

E não pense que as mensagens são apenas aquelas respostas automáticas. A inteligência artificial aplicada ao programa permite respostas personalizadas por meio da junção de dados fragmentados. Essa característica, por exemplo, é especialmente importante para o entretenimento.

Em casos como esse, o chatbot pode ser usado de diferentes maneiras. Ou seja, a empresa pode apresentar personagens virtuais com capacidade de interagir com os usuários, sendo uma fonte de entretenimento e aguçando a sua curiosidade.

Aliás, vale ressaltar que alguns aplicativos voltados a essa área ficaram populares por conta dessa interação inusitada, já que imitam a conversa humana e são, até mesmo, capazes de adivinhar nomes de personagens famosos dadas às características apresentadas pelos usuários.

As vantagens dessa aplicação são variadas. Permitir a personalização de acordo com o perfil da empresa pode ser considerada uma das mais proeminentes entre elas.

Além disso, os usuários tendem a se sentir mais engajados com a marca, visto que a tecnologia é capaz de conduzir com excelência várias demandas que hoje ficam apenas a cargo do atendimento humano.

As maneiras de utilizar o chatbot no entretenimento

As funções dos chatbots para o entretenimento são variadas. Eles podem ser úteis em diferentes frentes, ainda mais quando se envolve a diversão dos usuários.

Entre as maneiras de utilizá-lo, algumas se destacam:

1. Seleção de conteúdo

Os chatbots são uma poderosa ferramenta para conteúdo em entretenimento. Voltando ao início do texto, quando falamos sobre os canais de streaming que têm se popularizado, imagine a seguinte situação: um usuário solicita ajuda ao bot para escolher, no catálogo de filmes, algo que esteja de acordo com as suas preferências. O programa será capaz de realizar essa intermediação.

2. Divulgação e marketing

O marketing do entretenimento cinematográfico tem apostado também na utilização dos chatbots como forma de engajar o público e criar maior identificação dele para com o conteúdo apresentado. Um bom exemplo é a inserção do próprio indivíduo em uma experiência de fã. Foi o que aconteceu nas estreias do filme Power Ranger e da série 3% da Netflix.

Em ambas, o usuário interagia por meio de mensagens e era atendido como se fosse um personagem da série. A função da ferramenta, nesse caso, foi o aprimoramento da interação entre espectador e o universo ficcional.

3. Criação de conversas interativas

Entreter as pessoas de maneira a cativá-las não é uma tarefa tão simples. Com chatbots, então, a maior preocupação é justamente o fato de as conversas se tornarem muito automáticas, repelindo, assim, os usuários.

No entanto, essa realidade mudou. Hoje, não é só possível fazer a personalização, mas também utilizar a inteligência artificial para as respostas serem mais descontraídas, tal como mencionamos.

O chatbot e a sua aplicação na mídia

Os chatbots não vieram para substituir os canais de mídia, aliás, vieram para acrescentar e dar maior consistência a eles. Imagine o seguinte exemplo: o indivíduo vê uma divulgação na TV de algum produto ligado ao entretenimento. Em vez de ligar para a empresa, a fim de saber mais sobre o que é oferecido, a ideia é que ele entre em plataformas, como as mídias sociais, e interaja com os bots.

O objetivo não só é reduzir os custos, mas também permitir maior comodidade ao indivíduo.

Vamos a um exemplo mais claro: a sua empresa oferece pacotes de diversão em determinados pontos turísticos. O indivíduo vai até o seu canal, que, inclusive, pode ser um aplicativo, e poderá interagir e procurar informações, como horários e disponibilidade de ingressos e, até mesmo, realizar a compra.

É justamente nesse ponto que o bot ganha ainda mais relevância no mercado do entretenimento. A associação dele à mídia torna completo o serviço requisitado pelo indivíduo.

É fato que muito ainda se discute sobre a humanização do atendimento por meio dos chatbots e sua aplicação no mercado, especialmente, quando se trata de algo tão pessoal quanto o entretenimento. Afinal, as pessoas consideram a diversão de diferentes maneiras e é preciso estar atento a isso na hora de buscar a personalização.

Estrategicamente falando, investir neste canal de mensagens é uma ótima maneira não só de economizar, mas de otimizar o relacionamento com o cliente. Isso porque a sua empresa poderá ficar conectada 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E então, gostou de aprender mais sobre o chatbot como alternativa de inovação? Entre em contato com nossa equipe e saiba como a Blip pode te ajudar!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito