Como chatbot para a indústria farmacêutica auxilia no dia a dia do setor?

chatbot para a indústria farmacêutica

O chatbot para a indústria farmacêutica pode trazer inúmeros benefícios, seja economizando recursos e/ou solucionando problemas que antes exigiam minutos, horas ou até dias de espera, em apenas um clique. 

Os robôs vêm contribuindo para o bem estar do ser humano desde o primeiro programa de conversação criado. Com o nome de Eliza, o bot simulava um diálogo entre um psicólogo e seu paciente, isto foi há mais de 50 anos. Já naquela época, alguns acadêmicos perceberam que a tecnologia poderia influenciar positivamente o tratamento dos pacientes.

Mas de que forma uma empresa que fabrica ou distribui medicamentos, pode se beneficiar dos chatbots em seus processos de comunicação?

Neste artigo você verá de forma prática, como estes robôs podem ajudar as empresas a ter maior eficiência em seu atendimento e a fortalecer sua marca com o público.

Antes de falar sobre os benefícios na utilização desta tecnologia para o setor farmacêutico, vamos fazer uma breve análise de como o mercado vem enfrentando os desafios causados pela pandemia e como isto impacta na adesão de novas soluções.

O cenário do mercado farmacêutico

O mercado farmacêutico, possui características bem específicas, como o fato de ser extremamente regulado. A farmacovigilância tem o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso dos medicamentos sejam maiores que seus riscos.

Devido a esse aspecto bem particular, já é de se esperar que o segmento se mostre extremamente tradicional e que a adesão de novas tecnologias, como a implementação de chatbots no relacionamento com seus clientes, ocorra de forma mais lenta que em outros mercados. 

Por outro lado, segundo pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, entre janeiro a março de 2020, estamos vivenciando um aumento acima da média de novos brasileiros comprando pela primeira vez em e-commerce, exigindo das marcas uma atenção a mais a este grupo de consumidores em sua jornada de compra.

Neste mesmo período, a indústria farmacêutica foi fortemente impactada, enquanto a demanda aumentava, fábricas sofriam com fechamentos e projetos de congelamento de preços foram aprovados. A adoção de estratégias para garantir o abastecimento e a manutenção das vendas tem se tornado primordial neste momento.

Das grandes indústrias às pequenas farmácias, a transformação digital é fundamental para melhoria da comunicação com seus clientes. Deixar de inovar poderá trazer maiores riscos, como o de ser engolido pelo mercado.

Continue lendo e conheça algumas aplicações de bots para o setor farmacêutico

Aplicações de chatbot para a indústria farmacêutica

Além da economia de tempo, com o uso dos bots nos processos de comunicação, as empresas do segmento farmacêutico podem aumentar sua eficiência reduzindo custos operacionais, ter maior controle dos dados e aumentar o engajamento com seus clientes.

Dentre todas as possibilidades que os chatbots podem oferecer às empresas da indústria farmacêutica, vamos explorar suas aplicações para três setores:

  • atendimento ao cliente;
  • marketing;
  • logística.

Chatbots no atendimento farmacêutico

Uma pessoa que trabalha no atendimento ao cliente do setor farmacêutico, convive diariamente com a responsabilidade de atender de forma rápida, demonstrando segurança e conhecimento do produto que representa. É o que todos nós clientes esperamos quando precisamos comprar um medicamento.

Os clientes do segmento farmacêutico podem se conectar facilmente por meio de um botão call to action no site, APP ou em um anúncio, iniciando com mais facilidade uma conversa. O bot poderá ser um representante digital que está sempre à postos para tirar dúvidas ou até realizar uma venda.

Além disso uma pesquisa realizada pela Hubspot mostrou que, embora a maior preocupação dos colaboradores do setor de atendimento seja lidar com usuários insatisfeitos, 46% deles afirmam que não possuem tempo suficiente em um dia e 16% afirmam que há dificuldade em priorizar os atendimentos.

Os chatbots no atendimento farmacêutico, com ou sem Inteligência Artificial, poderão tornar o atendimento mais eficiente. Suas aplicações podem ser utilizadas para:

  • recolher dados básicos de um cliente;
  • dar informações prévias sobre medicamentos;
  • solucionar dúvidas frequentes;
  • enviar ou receber arquivos de imagens, PDFs, Vídeos, entre outros.

Sem dúvida, os melhores chatbots são aqueles que resolvem por completo as demandas de quem o está acessando, os chamados Contatos Inteligentes, isto inclui a capacidade de transbordar a conversa para um atendente humano que atuará de forma mais personalizada, em questões que o bot não conseguiria atuar.

Disponibilizados na maioria das plataformas de mensagens, como Facebook Messenger, Telegram, Chat no site e e-commerce, entre outros. Os chatbots podem agilizar o atendimento dos seus clientes a todo momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como chatbot para a indústria farmacêutica pode beneficiar o setor de logística

Se você é um gestor na área de logística, seja no nível estratégico, tático ou operacional, mais do que ninguém sentiu os impactos do aumento da demanda no segmento farmacêutico nos últimos dias. Deixar tudo sob controle é sua demanda diária.

Os chatbots no segmento farmacêutico podem exercer funcionalidades que vão promover benefícios para as seguintes situações em logística

  1. Planejamento e Otimização do estoque;
  2. Visibilidade e Monitoramento de cargas. 
  3. Redução de perdas e custos.

1 – Planejamento e Otimização do estoque

As interações com os bots produzem dados precisos, que vão ajudar o setor de logística a tomar decisões importantes como por exemplo, onde se concentram o maior número de pedidos e produzir relatórios de movimentação de produtos em um determinado período.

Ter o controle do nível de estoque em tempo real é muito importante para uma boa gestão em logística e, em se tratando do segmento farmacêutico, se torna imprescindível. 

Quando um representante, por exemplo, faz uma venda de medicamentos para um cliente, todos esperam que os prazos sejam perfeitamente atendidos, pela manutenção da vida dos pacientes. 

Os chatbots podem ajudar a evitar atritos nesta comunicação, sendo programados para integrar com a API do sistema de gestão do estoque da empresa, tornando assim possível uma checagem mais rápida e precisa. O que contribui também nas aplicações para o próximo pilar, visibilidade.

2 – Visibilidade e monitoramento de cargas

Os bots podem realizar ações que vão permitir que a visibilidade da carga e suas movimentações sejam devidamente monitoradas.

Imagine o seu sistema de rastreamento de frota, integrado a um bot que dispare de forma automatizada, uma mensagem que indique sua localização ou até um alerta para seu motorista dizendo que ele precisa fazer uma parada para uma manutenção em seu caminhão, contribuindo até para a segurança da sua equipe.

3 – Redução de perdas e custos

Equilibrar entregas rápidas, de baixo custo e com poucas perdas, é o sonho de qualquer gestor de logística. Manter um chatbot disponível para confirmação de pedidos, andamento das entregas, confirmação do recebimento é uma boa estratégia para evitar erros e manter o controle destes processos, reduzindo de forma significativa os custos em logística.

Chatbots a favor do Marketing farmacêutico

Se persistirem os sintomas, o Marketing deverá ser consultado. Se você é um profissional de marketing no segmento farmacêutico, entenda que, mesmo enfrentando diversas restrições em seu dia a dia, este setor será sempre o responsável por impulsionar melhorias nas ações de comunicação com seu público.

Os chatbots são grandes aliados na captação, retenção e fidelização dos seus clientes

Um dos benefícios da utilização dos chatbots para o marketing são em campanhas com “click-to-messenger”, levando os leads a para uma qualificação automatizada. Esta eficiência também contribui para uma economia que pode chegar a 30 vezes mais barata que uma campanha de tráfego. 

Os bots também permitem ações para retenção e engajamento de clientes, uma vez que o usuário entra em contato com ele, é dado o opt-in e isto torna possível o disparo de notificações que podem evitar o abandono do carrinho, por exemplo.

Uma excelente forma de fazer pesquisa de satisfação com seus clientes é usar os chatbots. É possível utilizar o canal de preferência desse consumidor e obter dados de forma simples e rápidas.

Em relação às visitas dos representantes nos consultórios, uma prática muito eficiente dos laboratórios pode ganhar um grande reforço com um bot! Imagine um médico tendo à sua disposição – a qualquer dia e hora – as informações técnicas de um medicamento e em seguida realizar uma solicitação de visita do representante.

Plataformas omnichannel como o BLiP, além de facilitar a construção do chatbot para a indústria farmacêutica, disponibilizam relatórios completos de pesquisa e de comportamento dos usuários, auxiliando o Marketing e todas as áreas estratégicas da empresa a tomar decisões mais assertivas na comunicação com seus clientes.

Se você chegou até ao final deste artigo, imagino que seja uma pessoa que se preocupa em promover soluções de comunicação e quer estar um passo à frente na era da comunicação digital.

Agora que você já sabe a importância do chatbot para a indústria farmacêutica, conte com a Take para ajudar você nessa jornada! Conheça o BLiP, a plataforma mais completa para construção, evolução e gestão de chatbots no mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: