Chatbot em marketing: como aplicar a tecnologia na atração e conversão de clientes

Existem muitas possibilidades de aplicação de chatbot no marketing de um negócio. Cada vez mais populares, os chatbots podem ser muito mais que ferramentas para otimizar o atendimento ao cliente, conseguindo ser aliados importantes para:

  • qualificar e gerar leads;
  • coletar dados de mercado;
  • adaptar aos clientes.

Chatbots são softwares com interface baseada em diálogos que permitem que os usuários conversem com as empresas e sistemas e recebam respostas automaticamente.

A ideia de para o que serve chatbot nas empresas já é utilizada para inúmeras finalidades e podem transformar a forma como o marketing é realizado em um negócio.

Neste artigo, explicaremos melhor como é possível utilizar chatbots no marketing. Confira!

Nutrição de leads com chatbots no marketing

Os chatbots são excelentes ferramentas de comunicação. São mais ágeis que um e-mail e mais íntimos que publicações em redes sociais.

É possível aproveitar essas características para estruturar uma estratégia automatizada e eficiente de nutrição de leads.

Um lead é um cliente potencial que já foi atraído pela estratégia de marketing de uma empresa, normalmente com uma interação em que ele cedeu algum contato para comunicação posterior, como e-mail, telefone ou perfil em redes sociais.

A nutrição de leads consiste não apenas em entregar conteúdos regulares para eles, mas fazer com que sejam as mensagens certas na hora certa.

Uma boa nutrição de lead cria engajamento por chatbot, auxiliando na jornada de compra até o momento do fechamento do negócio.

Portanto, além de volume e qualidade, é preciso que os conteúdos tenham propósito.

Quando isso é feito por meio de um chatbot em marketing, que estabelece um diálogo com o consumidor, é possível automatizar essa progressão de forma bem mais inteligente e maximizar a eficiência da nutrição de leads.

Leia também: Chatbot para Marketing – Como criar uma base de amigos

Otimização dos chatbots para maximizar as vendas online

Uma das funções mais usuais dos chatbots é a automatização de vendas. Muitas empresas já utilizam essa tecnologia para isso, permitindo que os clientes comprem online em uma interface de diálogo mais natural que as interfaces visuais do e-commerce.

Em uma conversa com um chatbot, o potencial cliente pode saber todos os detalhes técnicos dos produtos ou serviços oferecidos e fazer comparações até tomar a sua decisão final.

O pagamento é feito diretamente no chatbot, muitas vezes com mais agilidade que outros sistemas de compras online.

Mas, além dessas funcionalidades básicas, é possível utilizar os chatbots de forma ainda mais inteligente para maximizar as vendas online.

Como eles são um canal de comunicação totalmente personalizável, podem:

  • aprender melhor as preferências de compras dos clientes;
  • comparar com padrões de comportamento de outros compradores;
  • oferecer produtos similares como recomendação.

Quanto mais compras forem realizadas, mais eficaz esse chatbot para venda pode ser tornar.

Com o tempo, por meio da inteligência artificial, ele consegue mais dados sobre o comportamento dos usuários e pode refinar suas sugestões, utilizando cada interação realizada anteriormente.

Vale destacar que os chatbots de marketing são vendedores disponíveis para tirar dúvidas de clientes 24 horas por dia, sete dias por semana.

Qualificação de leads em chatbot para marketing

Outra aplicação interessante de chatbots em marketing é para qualificar os leads da empresa.

A qualificação de um lead consiste em descobrir em que momento do funil de vendas o consumidor se encontra, para saber qual o melhor caminho a seguir com ele na jornada de compra.

O resultado dessa qualificação pode determinar o que fazer com esse lead no momento atual. Normalmente, são três opções disponíveis:

  1. encaminhá-lo para o setor de vendas;
  2. desqualificá-lo e não investir mais recursos nele;
  3. simplesmente continuar trabalhando sobre ele com o marketing.

Com os chatbots em marketing, é possível qualificar leads de forma automatizada, regular e inteligente através de perguntas simples.

Além disso, algumas interações ativas que partam do próprio usuário para o chatbot, podem indicar que ele já está pronto para a conversão ou que deve ser desqualificado.

Para qualificar um lead, o chatbot de marketing seguirá as definições determinadas pelo time de marketing, avaliando com precisão cada quesito.

Leia também: Como usar chatbot para captar leads, qualificá-los e convertê-los

Atendimento rápido e eficaz

As possibilidades de atendimento por chatbots também podem se tornar boas opções de ferramenta de marketing, se forem corretamente utilizadas.

Quando um cliente entra em contato com a empresa, ela pode atendê-lo com um chatbot ou uma pessoa real. A vantagem do software é que, especialmente em um primeiro contato, ele pode fornecer respostas mais rápidas e precisas para dúvidas ou problemas simples.

Agora, caso sejam confrontados com uma demanda que está além de suas capacidades, os chatbots podem direcionar o atendimento para um colaborador humano — é o que chamamos de transbordo.

Leia mais em: 3 formas de incorporar o atendimento humano em chatbots

Além de tudo isso, os chatbots em marketing podem fornecer algo bem importante em seus atendimentos automáticos: personalização.

Ao contrário do que possa parecer, muitas vezes é mais complicado para uma pessoa fornecer atendimento personalizado do que um chatbot.

O chatbot de marketing pode customizar seu atendimento com muito mais agilidade, conhecendo melhor sobre o público, afinal, esses sistemas são capazes de acessar:

Um atendimento personalizado não é só mais agradável para um consumidor como é também mais eficiente, já que tratará suas demandas e preferências com mais objetividade.

Nesse caso, sua empresa pode optar por usar plataformas já conhecidas pelo público, implantando chatbot no WhatsApp ou Facebook Messenger.

Coleta de dados sobre o mercado

Quanto mais dados possuir, mais eficiente uma estratégia de marketing tem chance de ser. Portanto, é fundamental ter recursos para coletar o máximo de informações úteis sobre os públicos e o mercado de um produto ou serviço — e os chatbots para empresas são formidáveis nessa tarefa.

A simples comunicação entre um potencial consumidor e o chatbot já gera inputs interessantes que podem ser analisados e transformados em insights para aprimorar a estratégia de marketing.

E é possível ir além e criar formatos de diálogos que sejam propositalmente relacionados com o objetivo de coleta de dados. Com isso, os chatbots funcionam como uma espécie de ferramenta de pesquisa de mercado.

Tudo em uma conversa com um chatbot para marketing pode ser rastreado e quantificado, e as informações reveladas por esses dados são cruciais para a evolução das ações.

Agora que você já sabe como utilizar chatbots em marketing, que tal entrar em contato com a Take para saber como colocar essa tecnologia na prática dentro da sua empresa?

A Take quer que você ofereça a melhor experiência aos seus clientes enquanto otimiza seus processos.
Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendas! Entre em contato com nossa equipe!

Leia mais:

5 sinais de que a sua empresa precisa de chatbots

Chatbot para Marketing: como criar uma base de amigos

Como o chatbot pode ajudar nas vendas complexas?