Como utilizar o seu chatbot no Messenger nos anúncios do Facebook?

A integração de um chatbot no Messenger do Facebook pode ser utilizada para vários fins.

O suporte a usuários, por exemplo, é uma abordagem que reduz custos e alivia os times de apoio e atendimento: a resolução de demandas simples pode ser feita automaticamente, com o apoio de um software bem estruturado.

Além disso, também já é possível utilizar o chatbot no Messenger na exibição de anúncios no Facebook. Continue a leitura e saiba como!

Como o Facebook Ads para o Messenger funciona?

O uso do Facebook Ads integrado ao Messenger, para o usuário, é semelhante a outras formas de publicidade: o conteúdo é exibido como se fosse um Ad tradicional do Facebook — porém, ao clicar na postagem, o usuário é direcionado automaticamente para o contato do anunciante no Messenger.

Mas quando esse recurso pode ser útil?

A união entre um chatbot no Messenger e o Facebook Ads pode ser útil para empresas que pretendem expandir os seus canais de vendas, ou que ainda não possuem um site ou serviço de atendimento completo.

Nesse caso, o cliente poderá tirar dúvidas sobre os produtos e serviços da empresa, se engajar em suas ações e até mesmo efetuar transações com a conversa, o que já é possibilitado via integração a gateways de pagamento.

Como integrar os seus anúncios a um chatbot no Messenger?

Para criar um anúncio no Facebook Ads que seja integrado ao seu chatbot no Messenger, o processo é relativamente simples. Confira abaixo todas as etapas!

1. Definir o público

O primeiro passo para criar um anúncio no Facebook é definir o seu público-alvo. Esse é um ponto crítico, pois um público-alvo mal definido pode reduzir drasticamente as chances do seu anúncio ter um bom retorno.

Portanto, vá ao Gerenciador de Anúncios, clique em “Públicos” e selecione o botão “Criar um público personalizado”. Na tela seguinte, basta selecionar as opções que estiverem relacionadas ao seu negócio.

2. Escolher o objetivo

Esse é o ponto em que o anúncio é configurado para que o usuário seja direcionado ao Messenger. Durante a criação do anúncio, marque “Mensagens” como o objetivo do anúncio e “Clique para o Messenger” na seção “Destino da mensagem”.

3. Selecionar a área de tráfego

Para que o anúncio fique com o máximo de precisão, você deve selecionar o público, o orçamento e a programação a que ele será exibido. Assim, você garante que ele será capaz de atingir as pessoas certas sempre.

4. Escolher o formato do anúncio

Os anúncios podem ser criados em qualquer formato – exceto o Canvas – para serem compatíveis com o Messenger. Mas lembre que formatos multimídia não estão disponíveis para anúncios apresentados no Instagram ou no Messenger.

5. Selecionar a mensagem de saudação

O último passo para integrar seu chabot no Messenger aos seus anúncios é definir o que será exibido para o usuário quando ele clicar no seu Ad – o que é feito na seção “Configuração do Messenger”. Após essa etapa, o anúncio está pronto para ser exibido!

Essa opção é válida apenas para anúncios criados sem um pixel do Facebook. Veja como integrar o seu chatbot no Messenger a um anúncio do Facebook com o pixel.

Quais as vantagens de utilizar o Facebook para anúncios?

O uso da internet para vincular anúncios é uma escolha que se tornou comum em várias empresas. A web fornece a possibilidade de negócios segmentarem as suas publicações com mais precisão e, assim, terem um alto retorno sobre o seu investimento. E o Facebook Ads, que permite o acesso a bilhões de pessoas com um alto nível de segmentação, é um dos melhores canais para isso.

Integrando os seus Ads no Facebook a um chatbot no Messenger, a companhia pode ampliar sua capacidade de atingir um público mais propenso a iniciar um relacionamento com a marca, o que pode resultar em um processo de vendas mais ágil, eficaz e seguro. Assim, a rentabilidade de cada ad é maximizada e o negócio se torna mais competitivo.

Gostou do nosso post e quer o apoio de um time especializado para auxiliar a sua empresa a construir um chatbot para o Messenger? Mande inbox pra gente!

 

Leia mais:

Tudo que você precisa saber sobre chatbot no Facebook Messenger

Chatbot para Marketing: Como criar uma boa base de amigos?

Como divulgar o seu chatbot de maneira eficiente?