Chatbot no Workchat: como utilizar na comunicação da sua empresa?

chatbot no Workchat

Chatbots estão cada vez mais mostrando a que vieram, tornando a relação empresa x cliente muito mais benéfica. Mas será que é possível utilizá-los para comunicações internas também? Como eles podem criar e ajudar a aproximar as relações entre as empresas e seus funcionários? Pensando nisso, hoje vamos abordar sobre chatbot no Workchat.

Este artigo apresentará ideias de como a implementação desses assistentes virtuais pode impactar empresas que usam o Workplace do Facebook como meio de comunicação oficial. Confira!

Workplace e Workplace Chat: o que são?

O Workplace é uma plataforma de comunicação criada e desenvolvida pelo Facebook, Inc. que se assemelha à famosa rede social Facebook, porém com uma  visão e propósito mais coorporativos

A plataforma possui boa parte das ferramentas de sua “irmã”, como grupos, feed de notícias e o envio de mensagens através de um serviço chamado Workchat. Tudo isso aliado a uma interface familiar ao usuário, com domínio privado e controlado pela organização e acessado apenas pelos seus colaboradores

O Workplace Chat é a plataforma de mensagens instantâneas que complementa o ambiente principal do Workplace, que se comporta como a já conhecida plataforma Messenger. Conversas em grupo, integrações de aplicativos e com chatbots estão disponíveis no Workchat, juntamente com aplicativos nativos para iOS e Android.

Chatbot no Workchat: como funciona?

O Facebook permite que os chatbots sejam integradas à páginas no Workplace, mensagens para usuários e mensagens para grupos no Workchat. 

Esses bots podem ser usados como meio de “comunicação ativa”, quando envia uma mensagem iniciando uma conversa (isso pode ser usado para dar recados, fazer convites e expor conteúdos informacionais) e como meio de “comunicação reativa”, quando o usuário entra em contato e o assistente responde de forma automática. E o melhor, disponível 24h por dia e independente da agenda de outras pessoas.

Além disso os assistentes virtuais podem ser utilizados para eliminar tarefas rotineiras e repetitivas, essenciais para o processo de um negócio, como adicionar e remover membros, tirar dúvidas sobre infraestrutura, e-mails, lembretes e eventos. O importante é usar a criatividade e ter em mente uma boa estratégia.

Essas comunicações podem gerar alinhamento, engajamento, integração, melhoria no clima organizacional, aumento na produtividade interna, diminuição na taxa de rotatividade, minimizar fofocas e “conversas de corredor” e auxiliar no controle de crises, por exemplo. 

Existem algumas plataformas e ferramentas que possibilitam usar ou criar esses chatbots, como a plataforma Take Blip, por exemplo, que já possui integração nativa e direta com o Workplace Chat a um clique de distância. 

Exemplos de uso de chatbots no Workplace Chat

Para exemplificar de forma mais prática o uso de chatbots na ferramenta de mensagens instantâneas do Workplace, serão apresentados três assistentes focados em RH e Departamento Pessoal.

  1. Onboarding de novos colaboradores: imagine um chatbot no Workchat que envie mensagens importantes e pertinentes, arquivos e dicas para os primeiros dias a um funcionário recém-chegado. Essa ação evita o estresse de entrar em um nova empresa e ficar no escuro, tudo isso sem se preocupar com agendar reuniões ou mesmo sobrecarregá-lo com excesso de informações.
  2. Termômetro de humor: pesquisas rápidas e informais que podem ser criadas e implantadas rapidamente em uma equipe em um formato em que os colaboradores estejam familiarizados. Eles recebem uma pesquisa com certa frequência e respondem, de forma humanizada e trazendo mais o sentimento de amparo e cuidado.
  3. FAQ de Departamento Pessoal: um bot pensado única e exclusivamente em responder as dúvidas mais frequentes dos colaboradores de forma imediata, que teriam que esperar até a hora que alguém estivesse disponível para respondê-los (e este, às vezes, teria que responder a mesma coisa inúmeras vezes). Por exemplo:
  • qual é a senha do Wi-fi do 9º andar?
  • quando é enviada folha de pagamento?
  • estagiários têm direito a receber auxílio refeição?
  • quem devo procurar para obter reembolso de uma compra?

Para mais informações sobre a criação e sobre o que é permitido no uso de chatbots no Workplace, acesse a documentação oficial.

O chatbot no Workplace tem uma relação direta com o crescimento da Indústria 4.0. Veja neste artigo exclusivo como as empresas estão se adaptando às novas revoluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: