Quer se destacar no contexto da transformação digital? Saiba mais sobre os benefícios do chatbot para bancos e esteja à frente.
Quando falamos de banco, o primeiro pensamento é em burocracia. Rapidamente imaginamos filas intermináveis, atendimentos realizados em horários específicos e termos que somente quem trabalha na área consegue entender. Mas, para os tempos atuais, esse tipo de processo não é aceito pelos usuários.
Para suprir essa demanda, alguns bancos já começaram suas próprias revoluções. Os chamados bancos digitais vieram com o desafio de tirar a burocracia e — principalmente — melhorar o atendimento ao cliente. O resultado foi imediato: essas instituições multiplicaram seus clientes em um piscar de olhos.
Muitas dessas revoluções passam pelo uso de chatbots no setor financeiro e hoje vamos falar um pouco mais sobre o que o chabot pode fazer para os bancos. Vem com a gente!
Entendendo a importância de uma automação com chatbot
Por que eu deveria usar chatbot? Essa é uma pergunta que pode estar passando na sua cabeça, mas a resposta é bem simples. Você deve usar chatbot porque seus clientes precisam do chatbot.
Essa necessidade se torna ainda mais evidente quando analisamos apenas o setor financeiro. Para se ter uma ideia, 75% das interações entre consumidores e bancos acontecem de forma online ou em celulares.
O melhor disso é que os chatbots para os bancos podem ter quatro funções diferentes. São elas:
- informacionais: são capazes de responder às dúvidas e interações do usuário;
- transacionais: confirmam e informam sobre transações, como pagamentos, compras e faturas;
- preditivos: podem dar assistência e antecipar dúvidas mais avançadas baseados em interações anteriores;
- consultivos: aconselham financeiramente o usuário.
São várias as possibilidades, mas uma coisa é certa: só um chatbot não é o suficiente. É necessário ter um contato inteligente.
O que são os contatos inteligentes?
Se o chatbot já é uma evolução para a transformação digital, os contatos inteligentes são uma evolução da evolução. Mas o que seria de fato um contato inteligente?
O contato inteligente é a integração entre chatbot, inteligência artificial e o atendimento humano. O principal objetivo é unificar todos os pontos de contato, independentemente de onde o seu cliente veio.
Assim, a chance do cliente ficar satisfeito é bem maior, com capacidade de resolver problemas de forma mais simples. Essa estratégia permite ser escalável e otimizada, deixando os funcionários dos bancos focados em análises mais aprofundadas e ações bem mais pontuais.
Tudo que estamos falando aqui vai de encontro em outro conceito: o customer centric.
O cliente no centro das suas decisões
O customer centric é, resumidamente, colocar o cliente no centro de todas as decisões. Tudo que você fizer ou traçar como estratégia envolve o desejo do seu usuário. Nós já listamos as tendências do customer centric por aqui também.
O conceito vem de encontro ao que falamos durante todo este texto: o cliente das instituições financeiras precisa de uma verdadeira revolução — e é por isso que os chatbots para bancos vêm de encontro a essa necessidade.
Lembre-se de algumas máximas: esteja onde o seu cliente está, automatize as suas solicitações e sempre esteja atento às novidades que o mercado disponibiliza para você.
Ficou interessado por tudo que os chatbots podem fazer por instituições financeiras e bancos? Baixe agora mesmo o nosso relatório sobre esse assunto e veja com detalhes o que você pode ganhar com essa estratégia.