Quer se destacar no contexto da transformação digital? Saiba mais sobre os benefícios do chatbot para bancos e esteja à frente.

Para muita gente, os bancos são sinônimo de burocracia. Rapidamente associamos o atendimento de instituições financeiras a longas filas de espera, horários específicos e uma série de outros fatores.

Mas para suprir essa demanda, alguns bancos já começaram suas próprias revoluções. Os chamados bancos digitais vieram com o desafio de eliminar a burocracia e — principalmente — melhorar o atendimento ao cliente. O resultado foi imediato: essas instituições multiplicaram seus clientes em um piscar de olhos.

Muitas dessas revoluções passam pelo uso de chatbots no setor financeiro, que é justamente o assunto deste post. Continue lendo para aprender as vantagens dessa tecnologia para as instituições financeiras.

A importância de uma automação com chatbot

Por que eu deveria implementar chatbots?

Imagem para ilustrar chatbot para bancos

Essa é uma pergunta que pode estar passando na sua cabeça, mas a resposta é bem simples. Você deve usar chatbot porque seus clientes precisam do chatbot

Essa necessidade se torna ainda mais evidente, quando analisamos apenas o setor financeiro. Para se ter uma ideia, hoje, 75% das interações entre consumidores e bancos acontecem de forma virtual

Neste contexto, os chatbots para bancos podem ter quatro funções diferentes. São elas: 

  • informacionais: respondendo às dúvidas e interações do usuário;
  • transacionais: informando sobre transações, como pagamentos, compras e faturas de cartão de crédito;
  • preditivos: podem dar assistência e antecipar dúvidas mais avançadas, com base em interações anteriores;
  • consultivos: aconselhando financeiramente o usuário.

Além disso, muitas das demandas de atendimento podem ser atendidas por meio de chatbots. Por exemplo, análises financeiras, envio de 2ª via de faturas, coleta de documentos e até mesmo pesquisas de satisfação.

A grande vantagem das automações é que elas resolvem solicitações rapidamente, reduzindo o tempo de espera para os usuários. Enquanto isso, os bancos conseguem escalar as demandas, gerar métricas de atendimento e manter o padrão de qualidade na relação com os clientes.

Com as automações dos chatbots, os bancos podem criar conversas inteligentes com os usuários, marcando presença nos canais de atendimento que os usuários já estão acostumados a usar.

O que são contatos inteligentes? 

Imagem para ilustrar chatbot para bancos

Em poucas palavras, um contato inteligente nada mais é do que o contato de uma empresa, disponível em diferentes aplicativos de mensagem.

Além disso, essa tecnologia é a integração entre chatbot, inteligência artificial e o atendimento humano. Ou seja, o principal objetivo é unificar todos os pontos de contato, independentemente de onde o seu cliente veio. 

Assim, as chances dos clientes ficarem satisfeitos são bem maiores, assim como a capacidade de resolver problemas de forma mais simples.

Como já mencionamos, essa estratégia pode ser escalável e otimizada, deixando os funcionários focados em análises mais aprofundadas e ações bem mais pontuais. 

Tudo que estamos falando aqui vai de encontro a outro conceito: o customer centric.

O cliente no centro das suas decisões

Imagem para ilustrar chatbot para bancos

Ser customer centric é, resumidamente, colocar o cliente no centro de todas as decisões. Ou seja, tudo que você fizer ou traçar como estratégia envolve o desejo do seu usuário.

No contexto dos bancos, ser customer centric é, além de oferecer as melhores soluções financeiras, ajudar os clientes por meio do melhor atendimento possível. Isso quer dizer que a burocracia, as filas e o tempo de espera são grandes inimigos do bom atendimento.

E é neste ponto onde entram os chatbots e os contatos inteligentes. Afinal, muitas das soluções serão oferecidas de forma automatizada, reduzindo muitas das dores associadas a este tipo de serviço.

Vantagens de usar chatbot para bancos

Até aqui, você pôde aprender o que é um chatbot e como usá-lo para ter conversas inteligentes com os clientes de instituições financeiras.

Mas quais são os principais benefícios dessa tecnologia para os bancos?

Imagem para ilustrar chatbot para bancos

Redução do tempo de espera

Antes de mais nada, já dissemos que os chatbots reduzem o tempo de espera tanto para os clientes, quanto para os bancos. Afinal, as automações acontecem em um piscar de olhos e, após algumas mensagens, as demandas são resolvidas ou escaladas para o atendimento humano.

Leia também: Automação empresarial: o que é, benefícios e como fazer

Escalabilidade

Ter escalabilidade quer dizer garantir um bom desempenho, mesmo quando o número de demandas for maior. Com os chatbots, a capacidade de atendimento aumenta e, com isso, a eficiência também começa a crescer.

Afinal, os chatbots atendem várias pessoas ao mesmo tempo e tornam o atendimento online para bancos mais fácil do que quando feito apenas por atendentes humanos.

Disponibilidade 24 horas

Sabemos que muitos serviços bancários possuem hora marcada e definida por lei para acontecer. Mas grande parte das demandas que não envolvem transações bancárias podem ser feitas a qualquer momento.

Neste contexto, os chatbots ficam disponíveis 24 horas. Isso quer dizer que os clientes poderão resolver várias solicitações no horário que for melhor para eles.

Métricas de atendimento

Se associados a uma boa plataforma de atendimento, os chatbots geram dados a cada interação. Com esses dados, os bancos podem gerar insights sobre a qualidade dos serviços e, claro, do atendimento ao cliente.

Leia também: Plataforma de atendimento ao cliente: escolhendo a melhor em 4 passos

Presença em vários canais de atendimento

Implementar um contato inteligente quer dizer marcar presença nos principais canais de mensagens do mundo. Logo, no lugar de utilizar apenas uma forma de atendimento, os chatbots para bancos podem ser usados em diferentes canais, como redes sociais, site da instituição e até mesmo SMS e e-mail.

Imagem para ilustrar chatbot para bancos

Ficou interessado por tudo que os chatbots podem fazer por instituições financeiras e bancos? Baixe agora mesmo o nosso relatório sobre esse assunto e veja com detalhes o que você pode ganhar com essa estratégia.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito