O que chatbots podem fazer por instituições financeiras e bancos?

chatbot para bancos

Quer se destacar no contexto da transformação digital? Saiba mais sobre os benefícios do chatbot para bancos e esteja à frente.

Quando falamos de banco, o primeiro pensamento é em burocracia. Rapidamente imaginamos filas intermináveis, atendimentos realizados em horários específicos e termos que somente quem trabalha na área consegue entender. Mas, para os tempos atuais, esse tipo de processo não é aceito pelos usuários.

Para suprir essa demanda, alguns bancos já começaram suas próprias revoluções. Os chamados bancos digitais vieram com o desafio de tirar a burocracia e — principalmente — melhorar o atendimento ao cliente. O resultado foi imediato: essas instituições multiplicaram seus clientes em um piscar de olhos.

Muitas dessas revoluções passam pelo uso de chatbots no setor financeiro e hoje vamos falar um pouco mais sobre o que o chabot pode fazer para os bancos. Vem com a gente! 

Entendendo a importância de uma automação com chatbot

Por que eu deveria usar chatbot? Essa é uma pergunta que pode estar passando na sua cabeça, mas a resposta é bem simples. Você deve usar chatbot porque seus clientes precisam do chatbot

Essa necessidade se torna ainda mais evidente quando analisamos apenas o setor financeiro. Para se ter uma ideia, 75% das interações entre consumidores e bancos acontecem de forma online ou em celulares

O melhor disso é que os chatbots para os bancos podem ter quatro funções diferentes. São elas: 

  • informacionais: são capazes de responder às dúvidas e interações do usuário;
  • transacionais: confirmam e informam sobre transações, como pagamentos, compras e faturas;
  • preditivos: podem dar assistência e antecipar dúvidas mais avançadas baseados em interações anteriores;
  • consultivos: aconselham financeiramente o usuário.

São várias as possibilidades, mas uma coisa é certa: só um chatbot não é o suficiente. É necessário ter um contato inteligente. 

O que são os contatos inteligentes? 

Se o chatbot já é uma evolução para a transformação digital, os contatos inteligentes são uma evolução da evolução. Mas o que seria de fato um contato inteligente? 

O contato inteligente é a integração entre chatbot, inteligência artificial e o atendimento humano. O principal objetivo é unificar todos os pontos de contato, independentemente de onde o seu cliente veio. 

Assim, a chance do cliente ficar satisfeito é bem maior, com capacidade de resolver problemas de forma mais simples. Essa estratégia permite ser escalável e otimizada, deixando os funcionários dos bancos focados em análises mais aprofundadas e ações bem mais pontuais. 

Tudo que estamos falando aqui vai de encontro em outro conceito: o customer centric.

O cliente no centro das suas decisões

O customer centric é, resumidamente, colocar o cliente no centro de todas as decisões. Tudo que você fizer ou traçar como estratégia envolve o desejo do seu usuário. Nós já listamos as tendências do customer centric por aqui também.

O conceito vem de encontro ao que falamos durante todo este texto: o cliente das instituições financeiras precisa de uma verdadeira revolução — e é por isso que os chatbots para bancos vêm de encontro a essa necessidade. 

Lembre-se de algumas máximas: esteja onde o seu cliente está, automatize as suas solicitações e sempre esteja atento às novidades que o mercado disponibiliza para você. 

Ficou interessado por tudo que os chatbots podem fazer por instituições financeiras e bancos? Baixe agora mesmo o nosso relatório sobre esse assunto e veja com detalhes o que você pode ganhar com essa estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: