Chatbot para e-commerce: confira como evoluir a sua loja virtual!

Chatbot para e-commerce

Cada vez mais, o chatbot para e-commerce tem se tornado essencial no comércio online. Veja os benefícios dessa ferramenta e como ela pode te ajudar no dia a dia.

O e-commerce brasileiro é uma modalidade que já vem crescendo muito nos últimos anos, mas surpreendentemente, em 2020 esse crescimento se deu em níveis nunca vistos nos últimos 20 anos. Mas, como chatbots podem somar?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen em parceria com a Elo, o faturamento com as vendas online teve uma alta de 47% no primeiro semestre de 2020.

Essa alta é fruto, principalmente, da pandemia do novo Coronavírus, que fez com que muitos consumidores migrassem das lojas físicas para as lojas on-line. 

Independentemente do que se espera para o Covid-19 neste ano de 2021, a tendência é que o e-commerce cresça cada vez mais, até porque, a cada dia que passa, o uso da internet se torna mais acessível aos brasileiros, fator que contribui bastante para o aumento desse setor. 

A tecnologia é um ponto essencial para sustentar esse ecossistema, uma vez que pode facilitar a rotina do trabalhador e, consequentemente, melhorar a experiência do usuário, que tenderá a consumir muito mais.

Mais do que isso, a todo momento novas tendências tecnológicas surgem no mercado e quem quiser se dar bem no meio on-line, precisará estar disposto a acompanhá-las. 

Uma ferramenta que está sendo bastante adotada nesse ambiente de e-commerce, é o chatbot, uma espécie de robô conversacional, que vem com a intenção de garantir mais agilidade e qualidade para o atendimento.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre essa tecnologia e te mostrar como o chatbot para e-commerce é fundamental para o crescimento da sua marca. Boa leitura!

O que é e como funciona um chatbot para e-commerce?

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer a diferença entre chatbot e chat on-line.

O chat on-line nem sempre é automatizado, ou seja, pode ser controlado por uma equipe de atendentes, ou até mesmo pelo próprio dono da loja.

O chatbot, em contrapartida, costuma ser desenvolvido por softwares, com inteligência artificial, capazes de evoluir e aprender com o tempo. Por conta disso, em situações mais básicas, o robô consegue simular um diálogo bem próximo de uma conversa entre seres humanos.

Se você trabalha com vendas online, provavelmente possui dificuldades para responder todos os clientes de forma rápida, afinal, nem sempre as lojas virtuais possuem uma equipe centralizada para este tipo de atendimento.

Muitas vezes, esse suporte é oferecido pelo próprio dono da loja, que além de atender todos os clientes, faz o marketing da sua marca, cuida das finanças, das vendas e todo o resto.

A questão é que o consumidor pode ter muitas dúvidas durante o processo de compra, e ter um atendimento instantâneo é essencial para garantir a satisfação e o engajamento desse usuário com a marca.

E é aí que entram as vantagens do chatbot para e-commerce.

Quais as vantagens de ter um chatbot em loja virtual?

Chatbot para e-commerce

Em um cenário de varejo virtual, essa ferramenta pode auxiliar em diversos pontos, como por exemplo:

  • oferecer suporte em caso de dúvidas;
  • indicar produtos;
  • rastrear pedidos;
  • realizar cadastro dos usuários e divulgar promoções.

Mas mais do que isso, o chatbot para e-commerce possui vários benefícios que podem ajudar o seu negócio.

1. Agilidade no atendimento

Uma das principais vantagens do chatbot, seja para e-commerce ou outras áreas, é a agilidade no atendimento. O chatbot normalmente fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, permitindo, assim, que o consumidor seja respondido de forma rápida em qualquer momento

2. Otimização das tarefas

Outra grande vantagem proporcionada pelo chatbot para e-commerce é a possibilidade de otimizar as tarefas do trabalhador.

Como falamos acima, nem sempre uma loja virtual terá pessoas específicas para cuidar de cada setor e isso dificulta bastante a rotina dos donos, que precisam lidar com vários fatores ao mesmo tempo. 

Com o chatbot, o vendedor terá uma tarefa a menos, que é oferecer o atendimento instantâneo aos potenciais clientes.

Além disso, por meio de respostas pré-programadas, evitará repetir a mesma informação diversas vezes, para várias pessoas diferentes, e não precisará tirar dúvidas que podem ser facilmente resolvidas pelo sistema. 

Com isso, sobrará muito mais tempo para esses empreendedores focarem em outros setores de sua empresa, como por exemplo, investir cada vez mais em estratégias focadas no crescimento da marca. 

3. Redução de custos

Além de proporcionar mais tempo, o chatbot para e-commerce é uma ótima forma de reduzir custos, pois, ainda que exista um custo de implantação e manutenção da ferramenta, possui um investimento muito mais rentável do que outros métodos de comunicação

Outro ponto interessante é que, com essa ferramenta, é possível criar estratégias de marketing personalizadas e gerar mais leads (ou potenciais clientes) para a sua empresa. Tudo isso em uma única plataforma!

4. Aumento nas vendas

Ao receber um atendimento rápido e prático, as pessoas tendem a se sentir mais confortáveis e motivadas a adquirir um produto.

Além disso, mesmo que não tenha a intenção de comprar no momento, o visitante da sua página pode se tornar um cliente em potencial. Isso porque o chatbot não só tira dúvidas do usuário, como também facilita a qualificação desses leads.

Por meio da solicitação e armazenamento de informações relevantes, você aumentará a sua base de dados e provavelmente venderá mais

5. Garantia de um atendimento personalizado e humanizado

Uma grande vantagem do chatbot é a possibilidade de personalização. À medida em que o robô conversa com o usuário, mais ele se adequa ao seu perfil.

Por isso, mesmo que seja um software do outro lado, o consumidor terá a sensação de estar conversando com um ser humano

6. Melhor experiência do usuário

Um bom atendimento é crucial para manter e atrair novos clientes. Afinal, nada melhor do que a praticidade e facilidade de encontrar tudo o que você precisa em um lugar só, não é mesmo?

Quanto melhor a experiência do usuário, melhor será o seu relacionamento com a marca e mais ele se sentirá confortável e confiante em realizar a compra. 

E aí, deu para entender um pouco mais sobre como o chatbot para e-commerce pode ajudar no dia a dia do seu negócio? Além de otimizar as suas tarefas e aumentar as suas chances de vender, sua marca se tornará mais relevante e conhecida.

Agora que você sabe um pouco mais sobre chatbot para e-commerce, confira: Como vender pelas redes sociais? Confira as melhores dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: