Falhas na comunicação entre fornecedores e consumidores é um grande problema que as empresas enfrentam. Mensagens perdidas, falta de dados dos consumidores e demora na resolução de problemas são algumas dificuldades que demandam organização e estabelecimento de processos.

A questão é que organizar esses dados manualmente, torna-se inviável a medida que a quantidade de conversas aumenta. Mas, para isso, existe uma solução: os chatbots.

Chatbots são ferramentas que utilizam Inteligência Artificial para, entre outras funções, otimizar e facilitar a comunicação entre fornecedores e consumidores. Porque ao mesmo tempo que essa relação precisa ser de confiança, também precisa ter agilidade e fluidez.

Por isso, com a leitura a seguir, você vai conhecer mais a fundo como os chatbots podem ser a solução para manter um contato mais fácil e eficiente entre fornecedores e consumidores.

Afinal, como os chatbots podem facilitar o contato entre fornecedores e consumidores

Comunicação entre fornecedores e consumidores é algo que deve ser feito de uma forma inteligente, aproveitando ao máximo as possibilidades que essa interação oferece.

Quando se estabelece uma conversa constante e metrificada com o seu consumidor, podem surgir ideias inovadoras que, provavelmente, não surgiriam sem essa interação. Um bate-papo bem conduzido é um forte instrumento de prospecção e fidelização de clientes.

Algumas perguntas são muito frequentes em canais de comunicação, uma delas é: quando este produto estará disponível para compra?

Se a sua empresa oferece produtos que, eventualmente, podem estar indisponíveis, com o uso de um chatbot, você consegue responder prontamente o seu consumidor e ainda informar quando aquele produto será reposto em seu estoque.

Neste caso, você não deixa seu cliente sem resposta, pode informar o motivo da indisponibilidade daquele item e comunicar quando ele será reposto.

Outras funcionalidades dos chatbots são:

Facilidade de uso

A grande maioria das pessoas, hoje, usam aplicativos de mensagem para se comunicar. Sabe-se que mais de 94% das pessoas “usam a internet com o objetivo de envio de mensagens de texto, voz ou imagem”. 

Por isso, usar aplicativos como o Whatsapp para se comunicar com consumidores é uma estratégia muito promissora. Com a integração de um chatbot, seu Whatsapp se torna uma ferramenta poderosa de comunicação e até mesmo de venda.  

Processo automatizado

Uma das principais características de se implementar um chatbot na sua empresa é a automatização dos processos. Com o uso de um chatbot é possível criar um fluxo de conversa que resolve dúvidas e solicitações preestabelecidas, fazendo com que essas demandas sejam resolvidas de forma rápida e eficiente. 

Armazenamento de dados

Outra vantagem de se utilizar chatbots é que as questões que forem tratadas naquela conversa ficarão armazenadas. Com isso, quando sua empresa voltar a conversar com aquele consumidor, existirá um histórico daquela conversa. A partir desse banco de dados, é possível tomar decisões variadas de acordo com essas informações que foram coletadas e armazenadas.

Agilidade nas respostas

Que as pessoas querem respostas rápidas não é uma novidade. Mas com um atendimento  manual, responder instantaneamente os seus consumidores é quase impossível. Com um atendimento automático, seu tempo de resposta é consideravelmente menor, melhorando assim, a satisfação do seu consumidor.

Menor incidência de erros

Inevitavelmente em uma conversa convencional, ocorrem alguns desalinhamentos. Acontece de solicitações serem confundidas ou uma falha no sinal (quando o contato é feito via telefone), entre tantos outros erros comuns em um atendimento manual.

Pensando nisso, os chatbots também contribuem para a diminuição desses contratempos, uma vez que ele é programado para seguir os comandos de acordo com as palavras chaves enviadas.

Mas, por mais que às vezes pareça, os chatbots não excluem a atuação humana. O objetivo deles é aprimorar o processo de comunicação e solucionar demandas objetivas. Entretanto, quando uma demanda requer maior atenção, o contato pode ser direcionado para um profissional especializado, para tratar do caso em questão.

Desse modo, conseguimos unir o melhor do atendimento automático ao atendimento humano, que se torna mais personalizado nessas situações.

Um ótimo exemplo sobre a aplicabilidade dos robôs inteligentes é o case da Truckpad, que transformou o modo como ela se comunicava com seus consumidores.

Case do Truckpad: chatbot na melhoria dos processos

A Truckpad é uma empresa que, por meio de um aplicativo, conecta caminhoneiros autônomos a empresas que precisam contratar um serviço de frete. Os caminhoneiros, depois de baixar o aplicativo, conseguem rastrear cargas que estão mais próximas de sua localidade, para prestar esse serviço de entrega.

Os especialistas de logística do Truckpad perceberam que os motoristas utilizam o Whatsapp como principal meio de comunicação e busca de informação

Já existia uma comunicação entre a empresa e seu público, porém de forma não oficial. Com isso, eles notaram a necessidade de criar uma conta oficial do Whatsapp, para trazer mais confiabilidade e facilidade para o processo de comunicação.

Então, em parceria com Blip, foi criado uma conta oficial do WhatsApp da empresa com a nossa plataforma que permite reunir e armazenar dados de forma que, posteriormente, seriam fundamentais para várias tomadas de decisão.

Essa nova forma de se comunicar contribuiu para que as informações ficassem centralizadas. Dados importantes como: quantidade de mensagens trocadas e número de atendimentos ao dia, já não eram mais desconhecidos. Agora, eles seriam métricas fundamentais para planejamentos futuros.  

Além dos benefícios citados acima, depois de implementar o chatbot, a Trackpad identificou as seguintes melhorias:

Atendimento simultâneo

Enquanto o atendimento pelo telefone limitava o atendente a fazer um atendimento por vez, com o WhatsApp oficial, são realizados vários atendimentos em paralelo. O que trouxe uma grande economia de tempo.

Comunicação interna

Com a comunicação externa estruturada, a comunicação interna também se tornou muito melhor. Depois do contato oficial via WhatsApp, algumas demandas são direcionadas a setores específicos da empresa e essa dinâmica passou a acontecer de forma mais fluida. 

Muitas vezes, grandes problemas dentro das empresas podem estar associados a uma má comunicação com seu público, por uma falta de dados ou por excesso deles, criando sérias complicações para interpretá-los.

Então, fica essa sugestão: use um chatbot para facilitar e aprimorar a sua comunicação, pois pode ser que essa seja a chave para a melhoria de diversas áreas da sua empresa.

Gostou de saber um pouco mais como chatbots podem melhorar o contato entre fornecedores e consumidores? Continue no nosso blog e confira como utilizar chatbots para enviar novidades aos clientes!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito