Chatbot para imobiliária: como o software pode auxiliar?

Chatbot para imobiliária

Se falássemos, a alguns anos atrás, sobre a possibilidade de utilizar chatbots  para imobiliária em rotinas de atendimento, provavelmente muitos corretores e gestores dessa área achariam essa uma péssima ideia. 

Antes de abordar qualquer coisa sobre chatbot para imobiliária, gostaríamos que você tivesse um dado em mente: 60% do processo de compra de imóveis é feito online.

Mas apesar de ser um mercado ainda muito tradicional, com o atual avanço da tecnologia, as imobiliárias têm investido cada vez mais na otimização de processos e, consequentemente, adotado novas formas de trabalhar.

É aí que entra o chatbot para imobiliária. Mas afinal, o que é isso e como ele pode auxiliar no dia a dia dessas empresas? Se você deseja saber mais sobre essa onda tecnológica e as suas principais vantagens, é só continuar a leitura!

O que é um chatbot?

De forma resumida, o chatbot é uma espécie de robô capaz de interagir com os visitantes de uma página da web ou aplicativo — como o WhatsApp —, simulando o comportamento de um atendimento humanizado.

O chatbot, muitas vezes é desenvolvido por softwares com inteligência artificial, capazes de evoluir e aprender com o tempo, tornando assim, a comunicação cada vez mais clara e completa.

Essa tecnologia tem sido cada vez mais adotada por empresas que desejam, de certa forma, se destacar no mercado.

Isso porque, além de proporcionar um atendimento bem próximo de uma conversa real, esse recurso otimiza o tempo de resposta, permitindo que o primeiro contato seja muito mais rápido e satisfatório

Não é novidade para ninguém que o mercado imobiliário é um ambiente bastante competitivo, e no momento atual, imobiliárias que escolherem utilizar a tecnologia ao seu favor, com certeza sairão na frente.

Por isso, investir em ferramentas e soluções que otimizam as tarefas e reduzem trabalhos manuais pode ser um ótimo caminho a se seguir. 

O chatbot para imobiliária é uma grande aposta neste sentido e vamos explicar como ele pode agir de forma prática no seu negócio. 

Quais os benefícios do chatbot para imobiliária?

Chatbot para imobiliária

Já se foi a época em que as pessoas iam até as imobiliárias em busca de imóveis para alugar ou comprar. Hoje a tecnologia está muito presente no mercado e cada vez mais os consumidores têm feito suas pesquisas sem sair de casa. 

O processo, antes presencial e, muitas vezes, burocrático, tem se tornado cada vez mais simples, afinal, basta acessar o portal de imóveis ou o site da imobiliária e encontrar tudo o que for relevante a respeito do imóvel: como vídeos, fotos e outras informações.

Para otimizar essas tarefas, você pode contar com o apoio do chatbot para:

  • responder às dúvidas de cada interessado;
  • gerar leads;
  • qualificar contatos;
  • realizar ligações;
  • fazer follow-up;
  • fazer o agendamento de visitas e realizar todas as demais atividades comuns do dia a dia das imobiliárias e de corretores de imóveis.

Mas é claro que, na grande parte das vezes, apenas o que está descrito no site não é o suficiente para sanar todas as dúvidas de quem está pesquisando, e por esse motivo, o serviço de chatbot para imobiliária tem tomado o seu espaço e vem se mostrando um grande aliado para essas empresas

Pois bem, então vamos falar sobre os benefícios dessa ferramenta e como ela pode te ajudar aumentar a conversão de negócios na sua imobiliária. 

1. Agilidade no atendimento

Como falamos anteriormente, o primeiro ponto positivo do chatbot para imobiliária é a agilidade no atendimento.

Ninguém gosta de esperar para ser atendido e o chatbot pode ser uma grande aposta para evitar isso.

Ainda que todos os atendentes estejam ocupados, ou seja fora do horário comercial, o consumidor será respondido na hora.

No mercado imobiliário o tempo de resposta é crucial, portanto, aquele que responder mais rápido e oferecer o melhor atendimento, bem provavelmente sairá na frente e converterá mais leads para a sua empresa. 

2. Otimização das tarefas

Qualquer profissional que deseja manter uma boa carteira de clientes precisa saber gerir bem o seu tempo. No caso dos corretores, por exemplo, em meio a tantas visitas, negociações e outras tarefas do dia a dia, manter a organização das atividades é um desafio

Com o chatbot para imobiliária, fica muito mais fácil dar atenção aos novos leads, uma vez que as respostas são automáticas.

Por meio da ferramenta, o corretor conseguirá, com muito mais facilidade, oferecer um bom e rápido atendimento, além de otimizar o seu cronograma e trabalhar bem o seu funil de vendas.

3. Redução de custos

Além de otimizar bastante o tempo, o chatbot para imobiliária ajuda a reduzir custos desnecessários.

Imagine uma imobiliária que recebe um alto número de solicitações e dúvidas por dia, nesse caso seria necessário uma grande equipe para responder todas essas pessoas manualmente.

Com o chatbot, a quantidade de pessoas no atendimento cai consideravelmente, uma vez que o próprio sistema pode solucionar questões básicas relacionadas aos imóveis

4. Diminuição nas taxas de abandono

Ao visitar o seu site, o consumidor espera encontrar o que procura de forma prática e rápida. Por conta disso, a probabilidade de um lead manter uma conversa com o chatbot é muito maior do que manter uma conversa por telefone, por exemplo.

A venda de um imóvel pode ser um processo longo. Algumas pesquisas apontam que 3 meses é o tempo médio de busca por um imóvel e 2 meses é o tempo médio para o fechamento de uma negociação. 

Afinal, o contato por telefone exige muito mais atenção e disponibilidade. 

Além disso, o chatbot permite que o visitante tenha suas dúvidas esclarecidas de forma instantânea, o que colabora muito para o seu engajamento.

E mais, um canal de comunicação disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, independente do horário de funcionamento do estabelecimento, pode gerar uma nova oportunidade em qualquer momento.

5. Geração de novos leads

Com o chatbot você tem a possibilidade de capturar dados relevantes dos visitantes e adicioná-los ao seu banco de dados.

Isso permitirá que você mantenha um contato muito mais frequente e certeiro com o lead, aumentando assim, a chance de conversão. 

Invista em bons conteúdos e ferramentas que possam chamar a atenção do potencial cliente, assim ele estará muito mais aberto a oferecer suas informações de contato em troca de algum material interessante. 

6. Qualidade no atendimento

Um bom atendimento é crucial para manter e atrair novos clientes. Com o chatbot para imobiliária, o processo se torna muito mais automatizado e eficiente, gerando assim, um relacionamento amigável e mais confiança para o público. 

Nesse texto você conheceu um pouco mais sobre chatbot para imobiliária e como ele pode ser benéfico para a sua empresa.

Se você deseja alavancar o seu negócio e otimizar as suas atividades sem perder a excelência no atendimento, essa pode ser uma grande aposta para gerar bons resultados.

Gostou de conferir um pouco mais sobre chatbot para imobiliária? Continue no nosso blog e leia: WhatsApp para imobiliárias: como usar o app neste segmento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: