Chatbot para site: 5 benefícios estratégicos para adotar a ferramenta

chatbot para site

O chatbot para site já é realidade no comércio eletrônico. Com esse recurso, empresas podem oferecer um atendimento ágil e personalizado, gerando uma grande vantagem competitiva no mercado ao oferecerem experiências ricas aos usuários.
Chatbots são sistemas automatizados capazes de processar mensagens em tempo real. Para entender melhor sobre o assunto, confira 5 coisas fantásticas que um bot para site pode fazer pela sua presença digital. Boa leitura!

Chatbot para site: 5 vantagens e razões para adotar a ferramenta

1. Qualidade no atendimento

Os chatbots são excelentes vendedores, pois conseguem:

  • sanar as dúvidas dos clientes;
  • filtrar mensagens;
  • enviar ofertas nos momentos oportunos e convenientes.

Eles armazenam históricos de compras e rastros de navegação, fornecendo insumos para a sugestão de produtos de acordo com as preferências dos usuários.
Por meio do chatbot para site, é possível agilizar o atendimento e registrar os feedbacks dos clientes. Trata-se de uma solução viável para empresas com grandes volumes de vendas.

2. Escalabilidade

Os chatbots são sistemas automáticos que conseguem interagir com os usuários 24 horas por dia.
É possível realizar vários atendimentos por chatbot, simultaneamente, sem filas de espera e com alto padrão de qualidade.
Além disso, quando construídos com o auxílio de plataformas, os dados veiculados no chatbot para site podem ser armazenados em serviços de cloud computing, o que contribui para a segurança da informação e ainda potencializa a escalabilidade dessa solução.

3. Redução de custos

Os bots para sites conseguem interagir com os clientes e resolver problemas simples sem precisar do apoio de atendentes humanos. O atendimento online pode diminuir o fluxo de ligações e reduzir os custos nos call centers e, com isso, diminui os custos de SAC do seu negócio.
Além disso, a automatização de respostas proporcionada pelo bot permite que, mesmo quando houver o transbordo (direcionamento para atendimento humano em chatbots), ele seja feito em casos específicos e mais complexos, ajudando sua equipe a focar em situações que realmente precisam da ação humana para serem resolvidas.

4. Atendimento personalizado

Um negócio com boa lucratividade é aquele que consegue atrair e fidelizar os seus clientes de forma duradoura, afinal, os clientes gostam de se sentir especiais, e um atendimento personalizado aumenta consideravelmente as chances de uma venda bem-sucedida.
Nesse sentido, o chatbot para site pode ser customizados de acordo com o perfil do público da sua empresa.
Unindo essa possibilidade ao que já mencionamos a respeito do armazenamento do histórico das conversas, é possível oferecer conversas cada vez mais personalizadas a quem visita o seu site.

5. Interface amigável

Um dos principais diferenciais do chatbot para site é o seu funcionamento em interfaces que todos já usam e conhecem — quando atuam em apps como Telegram e Messenger, por exemplo.
No caso dos bots para sites, essa interface também pode ser personalizada e construída de maneira amigável, utilizando elementos de UI design nas ferramentas de chat escolhidas pela empresa, como Zendesk, Omnize ou BLiP Chat. Vale ressaltar a importância de pensar no UX design para criar conversas agradáveis e adequadas também!
Agora que você conhece as principais vantagens do chatbot para sites, não deixe de compartilhar este conteúdo e ajudar mais pessoas a aprenderem sobre essa tendência!
Para adotar essa ferramenta em sua estrategia, entre em contato com a Take. A quase 20 anos ajudamos empresas a oferecerem melhores experiências aos seus clientes enquanto otimizamos seus processos.
Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendasEntre em contato com nossa equipe!

Leia mais:

Chatbot e gestão de projetos: como se relacionam?

Saiba por onde começa a transformação digital

Qual o impacto dos bots no mercado global hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: