Criando chatbots para Telegram

chatbot para telegram

Chatbots e contatos inteligentes já são uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. Os bots conversacionais estão trazendo inúmeras facilidades para os usuários dos canais de mensageria mais populares atualmente, como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram. 

Ler um livro, consultar resultados de exames, reservar carros e até mesmo comprar apartamentos. Estes são apenas alguns exemplos das várias funcionalidades que os bots são capazes de fazer. Disponíveis em vários canais, eles podem atingir seu público onde quer que ele esteja. Hoje vamos falar um pouco mais sobre chatbots no Telegram e as inúmeras vantagens de se ter um bot publicado nesta plataforma. 

O que é e como funciona o Telegram?

O Telegram, tal como outros canais populares como o WhatsApp e Viber, é um serviço de mensagens instantâneas. Ele é baseado em nuvem e está disponível em uma grande variedade de dispositivos, desde smartphones, tablets e computadores, contando também com uma aplicação web. 

Ele figura como uma das plataformas de mensageria que mais cresce ultimamente. Até o final do ano passado, já passava a marca de 300 milhões de usuários ativos em todo o mundo

Os bots no aplicativo

Além de ter parte de seu código fonte aberto e uma API com vastas possibilidades, o Telegram possui um grande suporte para a criação de bots ricos em recursos. Desde junho de 2015, desenvolvedores mundo afora podem criar bots na plataforma. 

Estes bots são operados por programas e podem responder à mensagens e menções, ser convidados em grupos e até mesmo integrados com outros programas. É possível também utilizar pagamentos online com cartões de crédito e em outros serviços como o Apple Pay. 

Como os chatbots para Telegram funcionam?

Os chatbots no Telegram consistem de contas especiais que não requerem um número de telefone para serem configurados, diferente do WhatsApp Business API. Também não é necessária nenhuma autorização prévia para publicar um bot, mas seu funcionamento deve estar em acordo com os Termos de Uso do serviço. 

Os usuários podem interagir com seu bot de duas maneiras:

  • Enviando mensagens e comandos a partir de um chat com o bot ou o adicionando em grupos. Este tipo de interação é útil para bots baseados em uma thread de conversa ou bots de notícia, por exemplo. 
  • Enviando requisições diretamente do campo de texto digitando o @nomeDoBot e uma query (um comando pré definido que o seu bot suporte). Desta maneira, é possível enviar conteúdo a partir dos chamados “inline bots” diretamente em um chat, grupo ou canal. 

Mensagens, comandos e requisições enviadas pelos usuários passam pelos servidores do Telegram, que lidam com a criptografia e comunicação com a API do serviço. Para criar um bot, basta se comunicar com uma versão simplificada da API através de uma simples interface HTTPs.

O que posso fazer com bots no Telegram?

As possibilidades são infinitas. Para nomear apenas algumas delas, podemos citar:

  • Envio de notícias e notificações personalizadas;
  • Integração com serviços terceiros como o Gmail Bot e IMDB bot;
  • Receber pagamentos de usuários do Telegram (este recurso pode ser visto em uma demonstração pelo Demo Shop Bot);
  • Criar ferramentas personalizadas tais como Vote bot que cria uma enquete e permite compartilhar em grupos e outros chats;
  • Construir jogos como GameBot e Gamee;
  • Serviços de redes sociais;
  • E muito mais.

Com uma plataforma aberta e muito flexível, são inúmeras as possibilidades de integrações e criações que podem ser feitas através da API do aplicativo. Utilizando o BLiP, você pode publicar um chatbot para Telegram com fluxo estruturado, inteligência artificial, analytics e diversas outras ferramentas – sem precisar utilizar a API. 

Um outro diferencial dos bots no Telegram são os comandos, que consistem em uma maneira mais flexível e assertiva de se comunicar. Assim, o robô vai performar ações através de uma sintaxe pré definida, como vamos explicar agora.

/command

Um comando sempre deve iniciar com o carácter ‘/’ e deve possuir até 32 caracteres. Podem conter letras, números e underscores, conforme os exemplos abaixo:

/get_messages_stats

/set_timer 10min Alarm!

/get_timezone London, UK

Os aplicativos do Telegram sempre vão sugerir ao usuário os comandos disponíveis, junto com uma breve descrição do que ele é capaz de fazer. Por isso é importante que o nome do seu comando seja bem descritivo. Mais detalhes deste recurso podem ser vistos aqui.

Como criar um

Criar um chatbot para Telegram é bem fácil. Para isso, basta conversar com outro bot, chamado de BotFather (ou em bom português, o Bot Pai). A partir daí, é só seguir os passos que ele instrui e então você receberá um token de autorização. 

Por meio deste token que será possível realizar chamadas HTTP na API do Telegram ou então utilizar em uma plataforma como o BLiP.  

Para facilitar seu desenvolvimento, o BLiP já é integrado ao Telegram e você pode utilizar todos os recursos da plataforma para publicar o seu bot neste canal. Através do Builder é possível construir fluxos estruturados, adicionar ações, componentes, integrar com provedores de NLP e muito mais. Basta publicar e configurar na aba “Canais” com o token obtido no bot father

Gerenciando seus bots: o Bot Father

O bot father é um bot que lhe permite criar e gerenciar novos bots dentro do Telegram. Para acessá-lo basta buscar no app por “bot father” e iniciar uma conversa. 

Ele funciona basicamente por comandos e uma lista deles pode ser vista digitando “/” na caixa de texto, onde o app irá sugerir a você os comandos disponíveis. Os nomes dos comandos são bem explicativos. 

Por exemplo, para criar um bot, basta usar o comando /newbot. Para alterar a descrição e a imagem do bot basta utilizar respectivamente os comandos /setdescription e /setimage. Uma lista de todos os comandos disponíveis no BotFather pode ser encontrada aqui.

Viu como é fácil e super bacana criar chatbots para Telegram? O serviço oferece uma documentação bem completa e fácil de entender. Além disso, você ainda pode utilizar o BLiP para te auxiliar na construção do seu bot e publicá-lo no Telegram e em vários outros canais, de forma simples e rápida sem sequer precisar programar algo complexo. 

Se você ainda tiver mais dúvidas, pode verificar a documentação do serviço em https://core.telegram.org/bots e na FAQ do Telegram sobre bots.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: