Chatbot para WhatsApp é uma realidade? SIM!

O chatbot para WhatsApp finalmente é real! Depois de diversos rumores e lançamentos, a empresa liberou sua API para grandes empresas atuarem no aplicativo: Foi lançado o WhatsApp Business solution, que também será conhecido como WhatsApp Business para grandes empresas.

As possibilidades geradas por essa ferramenta são promissoras e têm tudo para revolucionar o relacionamento entre marcas e pessoas, facilitando o atendimento e oferecendo novos caminhos para o pós-venda e outras áreas — e você já pode sair na frente e criar seu chatbot no WhatsApp com a Take!

Para entender como a solução vai funcionar, suas implementações e especificidades técnicas, confira este post completo!

Retrospectiva: Os primeiros indícios do chatbot para WhatsApp

O primeiro recurso a ser lançado, e que evoluiu para o lançamento de hoje, foi o WhatsApp Business. Sua ideia é conectar as empresas aos seus clientes, facilitando sua interação em diferentes momentos.

Ao contrário do WhatsApp Business App, o serviço lançado hoje oferece uma API para automatização de conversas a partir das mensagens enviadas pelos clientes. Assim, as empresas conseguirão tratar as mensagens recebidas para evoluir sua comunicação no canal.

Para tanto, os chatbots são utilizados de forma semelhante ao que já acontece no Facebook e em outras plataformas. E se mesmo antes do lançamento, descobrimos que 96% das empresas querem ter um contato oficial no WhatsApp, essa porcentagem só tende a crescer agora.

Com uma média de 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo, outro ponto que se destacou foram as contas verificadas (falaremos mais delas adiante), um recurso de segurança do WhatsApp para garantir a confiabilidade na troca de mensagens com os contatos empresariais, ajudando na efetividade e segurança na transmissão das informações.

O terceiro recurso foi o WhatsApp Ads, ainda em fase de testes, que consiste na monetização dentro do aplicativo via anúncios.

Por fim, a última atualização relacionada ao lançamento saiu no primeiro dia do F8 2018, quando a diretora do WhatsApp afirmou que eles iriam abrir para grandes empresas e que já estavam construindo uma API específica e robusta para o tráfego de mensagens entre pessoas e empresas no canal.

mark zuckerberg f8 chatbot para whatsapp

Mark Zuckerberg no F8. O fundador do Facebook falou sobre segurança, roadmap e introduziu novidades de produtos como WhatsApp, Messenger e Instagram

Agora que é possível, por que usar um bot no WhatsApp?

Presença digital

Primeiramente, pelo reconhecimento e fortalecimento de marca no ambiente digital. Ter um contato oficial no WhatsApp para empresas vai muito além de criar um chatbot para automatização de respostas. É estar onde as pessoas mais passam o seu tempo, posicionando sua marca como pioneira e inovadora em um mercado cada vez mais competitivo.

Funcionalidades

Com uma interface limpa, intuitiva e sem grandes distrações, o WhatsApp soube fornecer uma experiência gratificante ao usuário que deseja conversar com seus amigos. Tudo isso porque ele é simples e vai direto ao ponto.

Nesse sentido, soluções comerciais também podem ser oferecidas com a mesma dinâmica. O consumidor que quer pedir comida ou que precisa saber de alguma informação relativa à sua conta bancária poderá fazer isso de maneira mais objetiva, e em um canal que ele já usa diariamente.

Redução de custos

Além de tudo isso, esse tipo de sistema tende a gerar mais economia para o negócio, já que pode reduzir gastos nos seguintes pontos:

  • custo por atendimento (com relação ao telefone, por exemplo);
  • infraestrutura;
  • otimização das cobranças;
  • retrabalho;
  • investimentos em aplicativos.

Como o WhatsApp Business solution vai funcionar?

Nesta fase de lançamento, o WhatsApp Business solution terá disponibilidade limitada, o que significa que a aprovação do WhatsApp será necessária para todas as empresas interessadas. Essa restrição inicial tem o objetivo de garantir que tanto marcas quanto clientes tenham o maior benefício nessa nova experiência.

O processo completo envolve diferentes passos, e se a sua empresa tem interesse em participar, você pode se inscrever para mais informações neste hotsite.

Quantos às possibilidades de uso, o WhatsApp já autorizou o atendimento gratuito e o envio pago de notificações informativas aos usuários — mediante, é claro, o seu opt-in. Sua marca poderá fazer tudo isso com um atendimento híbrido, além da possibilidade de automação de processos desde o início.

O chatbot para WhatsApp é uma realidade próxima e trará alterações positivas nas interações entre empreendimentos e consumidores. O ideal é se preparar para elas e descobrir as melhores formas de utilizá-las.

Bônus: Vá além do chatbot

Apesar de ser mais conhecido, o termo “chatbot” faz parte de um conceito mais amplo: Contato Inteligente.

Adotar um contato inteligente vai além de criar um bot que automatiza conversas. Ele começa com a união do atendimento humano e automatizado — permitindo a automatização de processos iniciais — e, com isso, pode incorporar ferramentas como analytics e IA para evoluir a sua experiência. E você já pode ter tudo isso no WhatsApp com a Take!

Vale ressaltar que este post traz dados atuais de um mercado que está em constante transformação. Então, tenha atenção à sua data de atualização, ok? Estamos sempre trazendo novidades por aqui!

Se este post tirou suas dúvidas sobre o chatbot no WhatsApp para empresas, compartilhe nas redes sociais e espalhe a notícia para mais pessoas!

E para fazer o seu contato oficial no WhatsApp, entre em contato com a Take!

 

Leia mais:

Qual é o verdadeiro impacto da tecnologia nas empresas?

Comportamento do consumidor: O que os chatbots têm com isso?

Ascensão dos chatbots: por que eles ficaram tão famosos?