Chatbot para seguros: 5 benefícios para vendas e atendimento em uma seguradora

chatbot seguros

Existem diversas possibilidades para a utilização de um chatbot para seguros — desde o atendimento ao cliente até a automação do cadastro de fornecedores. Em um ambiente competitivo como o mercado de seguradoras, essa tecnologia pode ser um diferencial relevante.

Um chatbot para empresas é um software que opera dentro de aplicativos de mensagem de texto. Ele permite que um cliente interaja com a empresa por meio de um diálogo com linguagem natural, entregando um atendimento personalizado, rápido e muito eficiente.
Neste artigo, listamos 5 vantagens para adotar um chatbot para seguros. Confira!

Chatbot para seguros: benefícios de adotar a tecnologia

1. Solução para dúvidas sobre planos e serviços

O chatbot para seguros pode ser um valioso parceiro para o corretor na hora de prospectar e converter novos segurados. Depois da apresentação de um produto, é natural que o cliente tenha dúvidas sobre o serviço, e é responsabilidade do corretor solucioná-las.

No entanto, quando esses questionamentos surgem quando o corretor não está mais presente, o comportamento mais usual é que esse cliente busque pela informação desejada na internet — atitude mais prática que uma ligação para o profissional que o atendeu, mas que pode levar a conclusões equivocadas.

Com um chatbot de atendimento voltado para a apresentação de planos e serviços, é possível que esses potenciais segurados solucionem suas dúvidas e realizem cotações de seguros com muito mais agilidade e eficiência.

Leia também: Como prospectar clientes: 5 táticas para captar e converter consumidores

2. Suporte imediato 24 horas por dia, 7 dias por semana

A principal qualidade dos chatbots para empresas é a sua capacidade de atender clientes com respostas imediatas a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

Isso significa que, em vez de ligar para o suporte da seguradora, esperar na linha e ter que explicar sua situação para o atendente, o cliente pode simplesmente perguntar para um chatbot de suporte se seu plano cobre um sinistro que pode ter ocorrido em uma noite de domingo, por exemplo.

3. Acompanhamento de sinistros em tempo real

Você pode usar o chatbot para modernizar o atendimento ao cliente e ser ainda mais eficiente.
Além de tirar dúvidas, o cliente também pode utilizar o chatbot do seguro para registrar um sinistro de forma ágil e muito mais prática que em um formulário no site ou uma ligação.

Nessa conversa por texto, é possível enviar fotos e qualquer tipo de informação que seja relevante sobre o sinistro.

Pela mesma ferramenta, é possível acompanhar o andamento dos sinistros em tempo real, tanto com perguntas para o chatbot como por meio de mensagens regulares relatando qualquer atualização.

4. Redução de custos operacionais

Com o atendimento rápido, personalizado e eficiente, é certo que a seguradora conseguirá maior engajamento e retenção de clientes com o chatbot. Além disso, a tecnologia dos chatbots para seguros é relativamente acessível e pode otimizar os custos com suporte e atendimento.

Assim, com o tempo, o investimento em um chatbot compensa bastante quando comparado à implantação de um call center completo funcionando o dia todo. Entenda melhor como isso acontece, lendo o artigo; “Como os chatbots ajudam a reduzir custos com call center?”.

Logo, a tecnologia de chatbot para seguros pode reduzir os custos operacionais da organização, podendo alcançar uma redução de custos de até 30% usando chatbots para atendimento ao cliente. Isso significa uma vantagem competitiva que pode ser explorada com preços mais baixos, lucros maiores ou ambos.

5. Cadastro de prestadores de serviços

Além de servir os clientes, os chatbots para seguros também podem ser utilizados como uma interface para o cadastro de prestadores de serviços que pretendem trabalhar com a empresa.

Essa automação agiliza o processo burocrático de atendimento e seleção desses fornecedores, coletando as informações essenciais e filtrando prestadores de serviço que não atendam aos requisitos mínimos no primeiro momento.

Agora que você já sabe para que serve o chatbot para seguros, o que acha de aproveitar todas essas funcionalidades em seu negócio?

Para investir em chatbots com inteligência artificial e aprimorar sua estratégia de atendimento e vendas, entre em contato com a Take. Criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa. Você pode estabelecer sua presença no WhatsApp, Messenger, Facebook, Telegram, sites e mais canais.

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: