Chatbot para WhatsApp é uma realidade? SIM! Veja como funciona o WhatsApp Business Solution

chatbot pchatbot para whatsapp business capa postara whatsapp capa post

O chatbot para WhatsApp é real! Depois de diversos rumores e lançamentos, a empresa liberou sua API para grandes empresas atuarem no aplicativo. O WhatsApp Business Solution, apresentado ao mercado em anos anteriores, também será conhecido como WhatsApp Business API.

As possibilidades geradas pela ferramenta são promissoras e têm tudo para revolucionar o relacionamento entre marcas e pessoas, facilitando o atendimento e oferecendo novos caminhos de como fazer o pós-venda e otimizar outras áreas do negócio, como vendas e marketing.

E ai? Preparado para sair na frente e criar seu chatbot no WhatsApp com a Take?

Para entender como o chatbot do WhatsApp Business vai funcionar, suas implementações e especificidades técnicas, confira este post completo!

Prefere ouvir o post? Então escute o áudio a seguir:

Retrospectiva: Os primeiros indícios do chatbot para WhatsApp

O primeiro recurso a ser lançado, e que evoluiu para o lançamento, foi o WhatsApp Business. Sua ideia é conectar as empresas aos seus clientes, facilitando sua interação em diferentes momentos.

Ao contrário do WhatsApp Business App, o WhatsApp Business API, como o próprio nome sugere, oferece uma API para automatização de conversas a partir das mensagens enviadas pelos clientes.

Assim, as empresas conseguirão usar um chatbot no WhatsApp para tratar as mensagens recebidas e evoluir sua comunicação no canal.

Para tanto, esses chatbots são utilizados de forma semelhante ao que já acontece no Facebook Messenger e em outras plataformas. E, se mesmo antes do lançamento descobrimos que 96% das empresas querem ter um contato oficial no WhatsApp, essa porcentagem só tende a crescer com o tempo.

Com uma média de 1,5 bilhão de usuários mensais no mundo, outro ponto que se destacou durante o lançamento do WhatsApp API foram as contas verificadas (falaremos mais delas adiante), um recurso de segurança do WhatsApp para garantir a confiabilidade na troca de mensagens com os contatos empresariais, ajudando na efetividade e segurança na transmissão das informações.

O terceiro recurso foi o WhatsApp Ads, ainda em fase de testes, que consiste na monetização dentro do aplicativo via anúncios.

Por fim, a última atualização relacionada ao lançamento saiu no primeiro dia do F8 2018, quando a diretora do WhatsApp afirmou que eles iriam abrir para grandes empresas e que já estavam construindo uma API específica e robusta para o tráfego de mensagens entre pessoas e empresas no canal.

chatbot whatsapp

Mark Zuckerberg no F8. O fundador do Facebook falou sobre segurança, roadmap e introduziu novidades de produtos como WhatsApp, Messenger e Instagram

É importante reforçarmos que o que estamos falando aqui – e o que a Take faz – é trabalhar com a solução oficial do WhatsApp.

Existem muitas soluções piratas que vão contra os termos de uso da ferramenta de comunicação que se propõe a automatizar os diálogos entre empresa e cliente. Entretanto, essas empresas podem sofrer diversas punições do WhatsApp.

Nós da Take não acreditamos em soluções piratas e por isso nos tornamos o provedor oficial do WhatsApp no Brasil.

Por que usar um chatbot para WhatsApp? 3 vantagens de chatbots para empresas

Agora que você entendeu um pouco do que é e da história do WhatsApp Business API, é importante compreender quais as principais razões para sua empresa investir nessa funcionalidade.

chatbot whatsapp

#1 Presença digital

A primeira vantagem do uso do WhatsApp Business API é o reconhecimento e fortalecimento de marca no ambiente digital.

Pesquisas indicam que 97% das pessoas que têm smartphone possuem o app do WhatsApp, sendo que 93% acessam todos os dias. Isso coloca o WhatsApp entre as principais ferramentas de comunicação do Brasil. 

Ter um contato oficial no WhatsApp para empresas vai muito além de criar um chatbot para automatização de respostas. É estar onde as pessoas mais passam o seu tempo, posicionando sua marca como pioneira e inovadora em um mercado cada vez mais competitivo.

#2 Funcionalidades

Com uma interface limpa, intuitiva e sem grandes distrações, o WhatsApp soube fornecer uma experiência gratificante ao usuário que deseja conversar com seus amigos. Tudo isso porque ele é simples e vai direto ao ponto.

Nesse sentido, soluções comerciais como o WhatsApp Business API também podem ser oferecidas com a mesma dinâmica. O consumidor que quer pedir comida ou que precisa saber de alguma informação relativa à sua conta bancária poderá fazer isso de maneira mais objetiva e em um canal que ele já usa diariamente.

#3 Redução de custos

Além de tudo isso, esse tipo de sistema tende a gerar mais economia para o negócio, já que pode reduzir gastos nos seguintes pontos:

  • custo por atendimento (com relação ao telefone, por exemplo);
  • infraestrutura;
  • otimização das cobranças;
  • retrabalho;
  • investimentos em aplicativos.

Quer saber como usar os chatbots? Confira nosso infográfico com exemplos de uso de chatbots para empresas e assista ao vídeo abaixo!

Como o WhatsApp Business Solution funciona?

Para todas as empresas interessadas no serviço, a aprovação do WhatsApp é necessária. Essa restrição tem o objetivo de garantir que tanto marcas quanto clientes tenham o maior benefício nessa experiência.

O processo completo envolve diferentes passos e, se a sua empresa tem interesse em contratar, é só conferir e enviar seu contato neste hotsite.

Quantos às possibilidades de uso, o WhatsApp já autorizou o atendimento gratuito e o envio pago de notificações informativas aos usuários — mediante, é claro, o seu opt-in.

Sua marca poderá fazer tudo isso com um atendimento híbrido, usando a automação por chatbot e atendentes humanos, além da possibilidade de automação de processos desde o início.

Leia mais em: Como aliar atendimento humano e chatbots melhora a experiência do cliente

O chatbot para WhatsApp é uma realidade e traz alterações positivas nas interações entre empreendimentos e consumidores. O ideal é se preparar para elas e descobrir as melhores formas de utilizá-las. Quer saber como? Confira nosso guia de como obter o contato oficial no WhatsApp Business API.

Provedores de Solução Oficial

Para fazer os contatos oficiais das empresas no WhatsApp, a empresa confiou em alguns provedores oficiais do serviço — a única forma de ter o seu contato oficial e legalmente no app é desenvolvendo-o diretamente com o WhatsApp ou com esses provedores.

O próprio WhatsApp recomenda que as empresas busquem os provedores para ter um relacionamento mais próximo e facilitado em todo o processo.

Como fazer um chatbot para Whatsapp Business

Antes de aprender como fazer um chabot para WhatsApp, é importante que você entenda se ele é realmente importante para o seu negócio. Como falamos brevemente acima, o WhatsApp possui duas soluções para empresas: o WhatsApp Business App e o WhatsApp Business API.

Se você tem uma pequena empresa e tem que responder às demandas de clientes, você pode usar o WhatsApp Business App, um aplicativo disponível em iOS e Android que permite a interação com seus clientes sem o auxílio de um robô. Com essa solução você consegue personalizar com o perfil da sua empresa e colocar algumas respostas automáticas.

Entretanto, se você tem uma média ou grande empresa esse trabalho de relacionamento humano-humano pode ser mais complexo e você pode precisar automatizar sua comunicação, bem como usar várias ferramentas como histórico para gerenciar e fazer com que seu atendimento seja escalável. Nesses casos a melhor opção é o WhatsApp Business API, a solução oficial do WhatsApp para criação de chatbots.

Se a sua empresa faz parte desse segundo grupo, as dicas abaixo de como fazer um chabot de WhatsApp são essenciais para uma comunicação de qualidade.

Então vamos ao passo a passo!

1. Procurar um provedor de soluções oficiais

O caminho mais simples para conseguir a autorização do WhastApp para acessar sua API e criar um bot automatizado é procurar um provedor de soluções oficial, do qual já falamos acima.

Você também pode acessar diretamente o site do WhastApp e solicitar essa autorização. Entretanto, alguns testes já mostraram que esse caminho pode ser bem mais demorado e incerto do que recorrer aos parceiros da plataforma.

Os provedores oficiais foram treinados e possuem know-how para integrar o seu negócio a solução de API do WhatsApp. Essas empresas possuem experiência e conhecimento prévio de todo o processo.

Em suma, a empresa sabe o caminho das pedras para conseguir sua aprovação no WhatsApp, além de ter capacidade técnica suficiente para cumprir todas as etapas do processo.

Na Take, o tempo médio de aprovação gira em torno de duas a três semanas.

2. Traçar uma estratégia de atuação de acordo com os casos de uso permitidos

Um dos critérios analisados pelo WhatsApp para liberar a autorização para o uso da API é o uso que sua empresa fará da plataforma. Para responder a isso, é importante que você considere o que a sua empresa vai oferecer ao seu cliente/usuário.

Uma das maiores preocupações do WhatsApp é garantir uma experiência excelente para os usuários finais, por isso ele liberou dois casos de uso da API:

  • atendimento: quando um usuário entra em contato com seu chatbot e inicia a conversa, o que permite que você responda a ele sem nenhum custo;
  • envio de notificação: quando a sua empresa toma a iniciativa e envia uma notificação para um cliente. Nesse caso há um custo por mensagem. Não é permitido o envio de propaganda, oferta ou conteúdo promocional, apenas conteúdos relevantes para os usuários mediante opt-in (falaremos mais adiante).

Crie uma estratégia de comunicação com conteúdo relevante, que faça com que seu cliente realmente se interesse pela conversa.

3. Criar conteúdos voltados para a plataforma

Continuando a falar sobre conteúdo, responda: qual é o problema do seu cliente?

Toda sua estratégia deve ser construída pensando nisso e nas funcionalidades que o WhatsApp oferece. Por exemplo, não é possível acrescentar botões às mensagens enviadas pela plataforma. Isso pode dificultar o bot a entender o que o cliente precisa e fará com que você precise investir mais em NLP (processamento de linguagem natural) e inteligência artificial.

É importante que você considere que estamos falando de uma plataforma de conversa usada em diálogos naturais e espontâneos. Por isso, construir um texto criativo que se não pareça uma comunicação institucional sisuda é um dos desafios a serem vencidos para tornar sua conversa agradável ao usuário.

4. Não se esqueça do OPT-IN

O OPT-IN é a autorização dada por cada usuário para que sua empresa entre em contato com ele. Não apenas no WhatsApp o opt-in é exigido, mas também em canais como e-mail e SMS.

É importante que sua empresas seja bem clara sobre o tipo de mensagem que será enviada pelo canal, como por exemplo; “aceita receber mensagens sobre atualização do seu cartão de crédito no número (xx) xxxx-xxxx”.

Você pode conseguir esse opt-in por e-mail, no site da empresa, no final do atendimento (caso o cliente tenha te procurado), entre outros canais.

Uma das formas de conseguir isso é por meio de um tipo de anúncio no Facebook, especifico para conseguir opt-in para o chatbot do WhatsApp.

Leia mais sobre o assunto em: Opt-in do WhatsApp: 1º passo para integração com API do WhatsApp Business

5. Conheça a política de pagamento do WhatsApp Business API

Entender a política de pagamento do WhastApp Business API é importante para que você construa sua estratégia.

Quando um cliente entra em contato com a sua empresa por meio do seu canal no WhatsApp Business, você terá uma janela de 24 horas para conversar com ele, enviando quantas mensagens quiser, sem nenhum custo.

Essas 24 horas contam a partir da última mensagem que o cliente te mandou. Isso quer dizer que se o seu “papo” for relevante para o cliente e mantiver ele respondendo, você terá mais tempo para se manter ativo com esse usuário.

Entretanto, enviar uma notificação após essas 24 horas ou antes do cliente se comunicar ativamente com você gera um custo para sua empresa. Para conferir esse valor, entre em contato com os especialistas da Take.

6. Aprovação das mensagens

Além de aprovar a utilização da API pela sua empresa, o WhatsApp tem que aprovar os templates das mensagens que você irá enviar para seus clientes. Este template inclui o texto que será enviado, mas pode conter algumas pequenas variáveis, como o nome do cliente que estará na mensagem.

O WhatsApp bloqueia uma mensagem que não teve o template aprovado.

7. Escolher a plataforma de construção de chatbot

Após a aprovação do WhatsApp, é hora de colocar a mão na massa e construir o bot. Para isso, você precisa de uma plataforma direcionada para essa tarefa, correto?

O BLiP é a plataforma de construção do chatbot da Take que, por sua vez, é o provedor oficial do WhatsApp Business API.

O sistema permite que você construa e promova um chatbot eficiente, que poderá evoluir a partir de treinamentos e de sua interação com os clientes.

Por meio do BLiP você poderá integrar as APIs, definir o fluxo, criar o conteúdo da conversa e publicar seu bot em vários canais.

Como Provedor Autorizado de Serviço para o WhatsApp, o BLiP cuida de todas as etapas necessárias para que sua empresa tenha o contato oficial no aplicativo. Nossos profissionais fazem a gestão desde a aprovação do contato oficial até a criação, configuração e aprovação das mensagens. Isso sem contar na gestão financeira.

Se você está pensando em como conseguir atrair usuários para o seu chatbot no WhastApp, o BLiP também pode te ajudar por meio da divulgação em múltiplos canais como:

  • SMS;
  • Facebook e Instagram Ads Click to WhatsApp;,
  • WhatsApp Notifications.

Com o BLiP você integra inteligência artificial conectando seu contato oficial no WhatsApp a dois dos mais respeitados provedores de IA do mercado: LUIS, da Microsoft, e IBM Watson.

Quer saber mais sobre como criar um chatbot para WhatsApp? Confira a gravação do nosso Webinar sobre o assunto, na íntegra, com três especialistas. Acesse agora o Webinar de Boas Práticas no WhatsApp.

Bônus: Vá além do chatbot

Apesar de ser mais conhecido, o termo “chatbot” faz parte de um conceito mais amplo: Contato Inteligente.

Adotar um contato inteligente vai além de criar um bot no WhatsApp ou Messenger que automatiza conversas. Ele começa com a união do atendimento humano e automatizado — permitindo a automatização de processos iniciais — e, com isso, pode incorporar ferramentas como analytics e IA para evoluir a sua experiência.

Vale ressaltar que este post traz dados atuais de um mercado que está em constante transformação. Então, tenha atenção à sua data de atualização, ok? Estamos sempre trazendo novidades por aqui!

Se este post tirou suas dúvidas sobre chatbot para WhatsApp para empresas, compartilhe nas redes sociais e espalhe a notícia para mais pessoas!

E para fazer o seu contato oficial no WhatsApp, entre em contato com a Take!

Leia mais:

Qual é o verdadeiro impacto da tecnologia nas empresas?

Comportamento do consumidor: O que os chatbots têm com isso?

Ascensão dos chatbots: por que eles ficaram tão famosos?

0 comentários
    1. Olá Matheus,
      você pode criar seu bot no BLiP e utilizá-lo em todos os canais disponívels.
      Para publicá-lo no canal Whatsapp é necessário ter ainda uma aprovação do Facebook. Esse processo não é automatizado. Para solicitar acesso preencha o formulário no link abaixo:
      whatsapp.blip.ai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: