Como chabots podem auxiliar no argumento de vendas de um negócio?

argumento de vendas

Toda venda se inicia com uma conversa, a utilização de chatbots de forma correta, pode te ajudar na construção do seu argumento de vendas, e é sobre isso que vamos falar nesse artigo. 

Antes de entrarmos diretamente no assunto de como as automações de comunicação e contato inteligente podem te ajudar a gerar para o seus clientes desde o início da jornada de compras. Vamos fazer um breve apanhado que justifica porque a presença online das marcas e empresas se torna cada dia mais necessária, por já estar presente na rotina dos usuários. Vamos lá?

O comportamento dos consumidores brasileiros frente a evolução dos canais de mensageria

A Opinion Box e o Mobile Time, investigaram juntos a evolução de adoção de canais de mensageira no Brasil e o impacto desse movimento no comportamento dos consumidores.  

Algo que todos percebemos no dia a dia, e a nona edição desse tracking de mercado traz, é que os consumidores estão online e para que sua marca se comunique com ele, você também precisa estar

Os resultados mostram como os principais serviços de mensageria, aplicativos como o WhatsApp, Facebook Messenger e o Telegram, mesmo que já muito populares, a adesão a esses aplicativos continua crescendo.

O WhatsApp lidera a lista, presente no smartphone de 99% dos brasileiros, seguido com uma certa distância pelo Facebook Messenger, Instagram e Telegram, com 78%, 76% e 27% de presença nos aparelhos dos brasileiros. 

chatbots argumento de vendas
Fonte: Mobile Time/Opinion Box

Essa liderança do WhatsApp também está presente na frequência de uso, 93% dos usuários acessam o aplicativo todos os dias, enquanto 64% dos usuários utilizam o Instagram diariamente e 37% acessam o Facebok Messenger com frequência diária. 

Como o argumento de vendas também pode ser usado para gerar valor

O mais recente estudo da Ebit/Nielsen sobre o mercado de e-commerce no Brasil, mostrou que houve um crescimento de 40%  no número de pedidos no 1º semestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019. 

Isso significa um número cada vez maior de usuários comprando pela primeira vez de forma online, e necessitam ter uma experiência satisfatória nessa jornada de compra

Não basta estar online, é preciso ser relevante

Para que os chatbots realmente auxiliem os consumidores na sua jornada de compra e se torne um auxílio no argumento de vendas, é preciso que ele sirva para um propósito claro e principalmente, atenda a uma necessidade real dos seus usuários.

Para vendas simples, um chatbot funciona no argumento de vendas como um consultor e pode realizar o processo completo: desde tirar uma dúvida do cliente até orientá-lo ao pagamento dentro da própria conversa.

Já para vendas complexas, ao estabelecer uma primeira conversa com o possível comprador, o chatbot pode fornecer informações importantes ao vendedor, que consegue se preparar melhor para uma futura reunião comercial.

Essa preferência levantada pela Ebit/Nielsen já sinaliza quais as expectativas dos usuários, e pode guiar os primeiros passos de como aplicar o contato inteligente como um dos argumentos de venda.

Em um mundo cada vez mais competitivo, oferecer uma boa experiência desde o primeiro contato para busca de mais informações sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, passando pelo processo de compra, pós venda e até mesmo no momento em que o consumidor deseje cancelar ou devolver um produto ou serviço.

argumento de vendas

Uma experiência de qualidade pode ser o que vai diferenciar a sua marca das demais e ser fator decisivo na tomada de decisão. Aqui vamos falar de alguns categorias de chatbots que respondem às solicitações mais recorrentes nas dos usuários: 

Informativos

Os chatbots de informação serão um dos primeiros pontos de contato dos usuários com a sua empresa. Por exemplo, chatbots para informar a localidade e horário de funcionamento de pontos de venda, solicitação de orçamento.

Solicitação de suporte

Nesse caso de uso os chatbots podem ser utilizados para solicitar serviços ou suporte. Por exemplo, a Azul Seguros fornece para os seus segurados, a possibilidade de solicitar atendimento e acompanhar a chegada do socorro em tempo real pelo WhatsApp ou pelo app da seguradora.

Receber promoções

Em uma ação para a black friday das Casas Bahia, foi criado um chatbot do Bahianinho, que oferecia para usuário ofertas da Black Friday de maneira personalizada via Facebook Messenger. A partir das escolhas feitas pelos usuários o bot enviava notificações de produtos especificas, facilitando a jornada de compra

Compra de produtos ou serviços

Um case de compra de serviços diretamente pela interação com o chatbot é a Localiza, as pessoas podem fazer, cancelar ou modificar suas reservas de forma autônoma, mas caso precisem falar com um atendente, a conversa é transferida de forma fluída e sem interrupções.

É preciso estar preparado para o fato dos usuários possuírem níveis diferentes de maturidade digital. Por isso pode ocorrer de alguns preferirem se comunicar com a sua empresa por outros canais, por isso é muito importante estar atento às boas práticas, para que o chatbot seja também uma ferramenta de melhoria da experiência e fidelização, não uma trava na comunicação. 

Oferecendo informações de outros pontos de contato para suporte ao cliente, como um endereço de e-mail ou número de telefone, para que ele possa seguir com o atendimento caso prefira. 

Agora que você sabe um pouco mais sobre como chatbots podem auxiliar no argumento de vendas de um negócio, descubra como vender mais pelas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: