A Blip disponibilizou a integração da nossa plataforma e Microsoft Teams para todos os usuários da plataforma. Isso, na prática, permite que qualquer pessoa possa usufruir de todos os recursos de construção, gerenciamento e evolução de chatbots em união com o espetacular canal Microsoft Teams

Quer saber um pouco mais como integrar chatbots ao Microsoft Teams? Confira o artigo para descobrir!

O que é Microsoft Teams?

Microsoft Teams é uma plataforma desenvolvida pela Microsoft, com o intuito de unificar a comunicação e colaboração utilizando de bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.

O Teams nasceu da oportunidade de melhorar o Skype for Business, utilizando das palavras da Microsoft “Skype for Business agora é Microsoft Teams”. Dentre diversas melhorias, o Teams permite reunir de forma ágil uma equipe com pessoas internas e externas de sua organização, permitindo conversas efetivas e inclusivas.

Como integrar chatbots ao Microsoft Teams?

Com objetivo de simplificar as instruções da integração, é importante mencionar que todos os detalhes da integração estão apresentadas no artigo do nosso Help Center “Como publicar seu bot no Microsoft Teams”.

Pré-requisito

Possuir uma conta corporativa que possui licença com a plataforma MS Teams ou uma conta pessoal comum.

Passo a passo

Abaixo são apresentados todo o passo a passo para realizar a integração.

  • Acesse o site oficial, utilize a versão de navegador ou baixe e instale o aplicativo do Microsoft Teams.
  • Instale o App Studio.
  • Crie um novo aplicativo
  • Gere seu App ID (AccountExternalId) e guarde o valor para utilizar nos próximos passos
chatbot para Microsoft
  • Configure o bot e identifique o ApplicationId abaixo do nome do aplicativo (47820584-cf1a-43dc-8295-702d156fd540).
chatbot para Microsoft
  • Preencha o restante das informações conforme informações de sua empresa
  • Gere uma senha (ApplicationPassword) no botão “generate new password” guarde o valor para utilizar nos próximos passos.
chatbot para Microsoft
  • Preencha o Bot endpoint address com https://abs.gw.msging.net/{AccountExternalId}, substitua o {AccountExternalId} com o valor do mesmo.
chatbot para Teams
  • Baixe o pacote do aplicativo gerado.
chatbot para Teams
  • Importe o pacote do aplicativo.
chatbot para Microsoft Teams
  • Acesse as configurações avançadas do seu bot.
chatbot para Microsoft Teams
  • Adicione os valores necessários para integração, todos são apresentados abaixo, o domínio e a chave é sempre o mesmo, logo só há mudanças no valor, mas não se preocupe. As devidas instruções também estão apresentadas no artigo “Como publicar seu bot no Microsoft Teams”.
  1. Publique seu fluxo e pronto! 🙂

O que posso fazer com um chatbot no MS Teams?

O desenvolvimento de bots pode englobar tudo aquilo que desejamos, alguns modelos de bots já são disponibilizados para uma importação fácil no nosso Help Center, vale conferir.

Mas focando no canal corporativo Microsoft Teams, podemos pensar em algo neste mesmo intuito corporativo de processos internos.

Que tal desenvolver um bot de FAQ para sua empresa? Sabe aquelas perguntas que a todo momento alguém faz, ou aqueles processos que poucas pessoas dominam? Basta criar um bot para otimizar seu dia-a-dia e de todos da sua empresa.

Desenvolvendo um robô como este, você também pode incrementá-lo com Inteligência Artificial. Dessa forma, futuramente, será possível até descobrir quais as dúvidas frequentes que seu bot não sabe responder e evolui-lo ciclicamente.

Seguindo essa mesma lógica, existe uma infinidade de Contatos Inteligentes que só sua empresa precisará, esses podem ser ligados a necessidade de otimização, bem-estar e outros demais, identificando essas necessidades.

Curiosidades e mais informações

Assim como todos os canais que são integráveis à plataforma Blip, existe uma área reservada com agrupamento de todos os artigos do MS Teams. Vale a pena dar uma verificada em todos depois, caso deseje dominar essa integração com seu Contato Inteligente. Veja também como seus colaboradores visualizarão todas as mensagens de tipos de conteúdos trafegados a partir do seu bot no MS Teams.

Por fim, agora que você sabe como integrar chatbots ao Microsoft Teams, basta aprender os conceitos da construção de chatbots e utilizar para garantir a excelência no seu contato inteligente da sua empresa!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito