Sua empresa sofre muito para conseguir diminuir a inadimplência entre clientes? Algo em que muitos profissionais não pensam é que a tecnologia também pode ser uma boa solução para resolver esse problema!
Os chatbots são um exemplo dessa aplicação tecnológica em um negócio. No post de hoje, você vai ver como utilizar este canal pode ajudar a criar um relacionamento mais próximo e agradável com o seu público, até mesmo para resolver assuntos delicados como a inadimplência:

Investindo no canal de relacionamento

O primeiro ponto de discussão quando se fala em chatbots para empresas está ligado ao relacionamento entre marca e cliente.
Hoje, com a transformação digital de negócios e o uso de mídias sociais para gerar interações mais próximas, essa ligação entre as duas pontas se tornou fundamental para entender os públicos, seus desejos e suas dificuldades.
Essa relação se conecta diretamente ao combate à inadimplência. Os chatbots são canais poderosos de coleta de informações automatizadas, que possibilitam que o negócio conheça melhor as razões por trás de um pagamento atrasado, além da melhor forma de abordar esse cliente em busca de uma conciliação.
Com a preocupação extra sobre um relacionamento mais próximo e inteligente, os chatbots se mostram muito mais eficientes em uma negociação e criam mais satisfação para o cliente recuperado.

Deixando o cliente mais confortável

Basta adotar os chatbots na cobrança para entender o poder que eles têm, até mesmo nas áreas que não consideramos muito quando falamos em inadimplência. O próprio constrangimento do cliente em falar com uma pessoa sobre o assunto pode atrapalhar as negociações.
A interação com chatbots deixa o inadimplente mais tranquilo para oferecer informações sobre problemas financeiros, agilizando o contato e automatizando o cruzamento de informações para encontrar a melhor saída caso a caso.
Essa agilidade no atendimento ainda é um ponto extra de vantagem para a tecnologia. Quando as negociações são mais rápidas, é possível atender mais pessoas em um dia, diminuindo o custo por interação e aumentando a produtividade e a eficiência em cobranças de qualquer natureza.

Apostando em uma mensagem multicanal para diminuir a inadimplência

Por fim, uma grande vantagem do chatbot é que ele pode estar em vários lugares ao mesmo tempo e ainda assim ter a sua coleta e análise de dados integrada para gerar um atendimento eficiente.
Um grande problema dos inadimplentes, por exemplo, é a perda de prazos por desorganização ou esquecimento — os boletos são os mais suscetíveis a esse tipo de situação.
O chatbot é uma tecnologia versátil e inteligente que pode ser aplicada em diversos canais de comunicação para sempre lembrar o cliente de seu compromisso sem ser invasivo ou insistente.
Uma boa estratégia que englobe mensagens em redes sociais e e-mails, por exemplo, pode ser suficiente para diminuir a taxa de inadimplentes de forma considerável.
Ou seja, o chatbot é um software capaz de criar um sistema integrado de informações, dados e rotinas de comunicação para diminuir a inadimplência sem constranger ou arrastar muito as negociações.
É desse tipo de tecnologia que o seu negócio precisa? Então entre em contato conosco. Temos as melhores soluções de chatbot para a sua empresa!
 

Leia mais:

Chatbots nas empresas: quais são as possibilidades?

Como escolher os canais de atendimento com chatbots?

5 pontos para considerar ao contratar chatbots para sua empresa

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito