Chatbots para educação: otimizando o ensino em meio a pandemia

chatbots para educação

Vivemos um momento no qual a tecnologia é um ponto focal em todas as áreas. Por agora, não podemos mais ter uma vivência presencial sem restrições, precisamos nos adaptar a práticas a distância, como é o caso do ensino. É nesse ponto que aparece a importância dos chatbots para educação.

Não há dúvidas: uma das áreas mais afetadas pela pandemia é a da educação. Temos professores e alunos precisando se adequar às aulas por vídeo chamadas e levar trocas significativas, antes presenciais, para os meios virtuais. 

A pergunta que fica no ar é: como a tecnologia pode ajudar a educação nesse momento? Qual a melhor solução? Qual é o melhor investimento para isso? Confira as respostas no decorrer do artigo!

Chatbots para educação: uma solução?

Os chatbots para educação vem colocando os bots como ferramenta central no ensino a distância, auxiliando o processo de aprendizagem, desde os professores e alunos à secretaria e administração de escolas e universidades.

Sendo de fácil criação e baixo custo, existindo plataformas gratuitas para sua criação e evolução, como o BLiP, os chatbots têm estado presentes cada vez mais em todos os meios.

Os bots estão ajudando, então, universidades e escolas em tarefas que vão desde o processo de seleção, como sanar dúvidas sobre o edital do processo seletivo a candidatos, ao administrativo, por exemplo, com a impressão de segunda via de boleto e declarações para alunos.

Essa ferramenta também pode ser implementada para estar presente no dia a dia dos alunos resolvendo dúvidas sobre as aulas, apresentando material que deve ser estudado pós aulas, automatizando o envio e correção de atividades e tarefas. Ou seja, auxiliando no acompanhamento do aprendizado dos estudantes e sendo de grande ajuda para os maestros.

Evoluindo: como criar chatbots eficientes para as escolas?

O chatbot pode ter seu conteúdo integrado a sites, portais e sistemas de ERP (Sistema integrado de gestão empresarial), aproveitando das bases de dados já criadas para os seus fluxos de conversa, com acesso dinâmico ao conteúdo.

Dessa forma, conseguem tanto buscar, quanto incluir informações em bases de dados a partir de uma conversa com o usuário. Resultando em uma facilidade no input dos dados que muitas vezes seriam preenchidos manualmente. 

Vantagens: quais são?

Os chatbots para educação auxiliam na redução de esforços e otimização do tempo das escolas e universidades.  Contribuem também com a redução de custos, substituindo times que teriam que ser dobrados ou funcionários que ficariam sobrecarregados com altas demandas e muitas horas extras.

Assim as instituições conseguem dispor desse profissional em tarefas mais complexas que podem aproveitar melhor seu potencial, dando um melhor retorno a instituição. 

O bot ainda pode ser publicado em vários canais no qual o usuário já tem grande familiaridade, como o WhatsApp e Facebook, incentivando e facilitando a sua interação com o conteúdo.

Ao configurar respostas recorrentes e rápidas, os usuários terão um chatbot que:

  • responde 24/7;
  • sana dúvidas recorrentes de pais e alunos;
  • enviam informativos a respeito das instituições;
  • não requer a instalação de outros aplicativos.

Além disso, os chatbots dispõem de funcionalidades cada vez mais integradas a Inteligência Artificial e ao aprendizado de máquina, como o processamento de linguagem natural (NLP). Ao aprender com a interação dos usuários, os bots tornam-se cada vez mais inteligentes, levando mais fluidez na interação com o usuário. 

O chatbot ainda coleta dados que podem ser analisados — através das tendências apresentadas pelas threads do bot —, olhando o comportamento do usuário e entendendo se a ferramenta realmente cumpre o seu objetivo.

Sabendo qual a volumetria de usuários no bot, é possível entender a interação do usuário com o seu fluxo e mapear possíveis atualizações e melhorias. Seja no chatbot e nos processos de aprendizado em que o bot auxilia. 

Ao final, podemos ver alguns dos benefícios da implementação dos chatbots para educação em escolas e universidade. Essa ferramenta pode ser relevante no ciclo de ensino e aprendizagem, elevando o potencial de ensino e mudando a realidade das instituições, um ato mais do que necessário nesse momento.

Agora que você já sabe um pouco mais dos benefícios dos chatbots para educação, que tal entender um pouco mais das diferenças entre chatbots dos Contatos Inteligentes desenvolvidos pela Take? Continue no blog e leia o conteúdo agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: