Já parou para pensar que você pode criar uma estratégia de marketing em que usa chatbots para enviar novidades aos clientes

Está cada vez mais claro que investir em automatização de processos e de ferramentas de comunicação é um fator que pode impulsionar empresas. Seja em seu relacionamento e fidelização de clientes, quanto em seus resultados de vendas. 

Dito isso, os chatbots têm evoluído bastante, principalmente nos últimos anos hoje, com a nova formulação de Contatos Inteligentes, por exemplo, é possível abranger ainda mais estratégias de vendas. 

E é exatamente aí que entra em cena a importância de incluir no seu planejamento de marketing um bot para enviar informativos. Vamos entender um pouco mais sobre porquê, como e quando essa estratégia deve ser usada!

Porquê utilizar chatbots para enviar novidades aos clientes

Um fato que tem tomado mais e mais relevância nos últimos tempos é que, com as novas ferramentas e possibilidades da internet, a nossa jornada de compra tem mudado bastante — o que significa que, como usuários, procuramos e damos preferência à empresas que se adaptam a essas nossas novas demandas dos consumidores.

Uma das ferramentas que têm feito essa ponte entre empresas e clientes é o chatbot, que pode auxiliar nas mais diversas etapas de comunicação de uma companhia (do seu fornecedor ao seu cliente final). No entanto, uma faceta do chatbot ainda pouco discutida é a de possibilidade de envio de novidades. 

Mais personalização para o usuário

O chatbot pode ser programado para conseguir construir mais uma ponte no relacionamento com clientes: o disparo de notificações relevantes para que o usuário complete uma compra ou volte a fazer um novo pedido de produto ou serviço

Ao utilizar o contato inteligente da Take, por exemplo, você consegue entregar ao seu usuário vários dos aspectos mais valorizados na comunicação com uma empresa atualmente: 

  • personalização: você consegue comunicar novidades que realmente fazem sentido para aquele cliente específico;
  • bom timing: você impacta o cliente apenas quando o necessário, ao invés de manter uma comunicação frequente, generalizada e sem propósito;
  • proximidade: você se comunica por canais familiares e de fácil acesso ao cliente, como o Facebook Messenger ou o WhatsApp;
  • rapidez: com a automatização, o cliente não apenas recebe a mensagem no momento certo, como consegue avançar na conversa com facilidade

Ou seja, programar um chatbot para enviar novidades é construir uma comunicação mais rica, relevante e personalizada. Com isso, você consegue melhorar sua performance de vendas, uma vez que levar valor e cuidado ao seu cliente aumenta a chance não somente de efetivar uma compra, como também de fidelizar e até mesmo divulgar sua marca para terceiros. 

Quando criar chatbots para enviar novidades

No entanto, é exatamente pensando sobre uma experiência de usuário otimizada e personalizada que entra um ponto chave na hora de criar Contatos Inteligentes voltados para disparo de novidades: quando e qual é a melhor maneira de colocar isso em prática. 

Para te ajudar a entender melhor a importância desse questionamento é preciso se colocar no lugar do seu cliente.

Você com certeza já passou pela situação de fornecer seu número de telefone ou endereço de e-mail para alguma empresa e depois se arrepender, por exemplo afinal, ninguém gosta de se tornar alvo de mensagens e e-mails insistentes e sem um conteúdo relevante.

Por isso, o primeiro ponto na hora de determinar quando criar chatbots para enviar novidades aos clientes é entender que você deve usar essa ferramenta em momentos-chave, com uma estratégia bem criada e objetivos bem delimitados. 

Isso quer dizer que, ao contrário do que pode-se imaginar a uma primeira vista, a tecnologia de automatização de mensagens para o envio de novidades não deve ser usada para bombardear os usuários com descontos

Muito pelo contrário: a ideia aqui é utilizar o bot para enviar informações de extrema importância para o usuário e, principalmente, configuradas de forma personalizada, para que tenham relevância. 

Além disso, é sempre importante lembrar que evitar disparos descartáveis é uma forma de evitar o bloqueio do seu número pelo cliente. Por isso, faça um uso inteligente da ferramenta que tem em mãos. 

Take.Case: Bacio di Latte

Para te provar que usar chatbots para enviar novidades é uma estratégia que pode revolucionar o marketing da sua empresa, trouxemos um exemplo prático: o case da Take + Bacio di Latte

Em 2018, a Bacio queria aproveitar a data do Dia dos Namorados para impactar seus clientes de uma forma diferente e divertida: juntando a paixão pelos gelatos com o amor por festas juninas, criamos, juntos, os Gelatos Elegantes

A ação consistia em um disparo de promoção via chatbot no Facebook Messenger, onde o usuário interagia com o bot para criar uma mensagem personalizada para seus amores namoradas(os), “crushes”, amigos ou familiares. Junto com esse correio elegante online, a pessoa podia enviar um voucher para que quem recebesse o cartão pudesse trocá-lo por um gelato no dia 12 de junho daquele ano. 

Só nesta ação, ao utilizar chatbots para enviar novidades a Bacio di Latte conseguiu que:

  • mais de 1 milhão de pessoas fossem impactadas pela promoção via Facebook Ads e fossem levadas ao bot;
  • 64 mil vouchers fossem trocados entre as pessoas; 
  • 3 toneladas de gelato fossem distribuídos em suas lojas no Dia dos Namorados.

Tudo isso com um gasto de mídia 50% menor quando comparado à ação de Dia das Mães levantada pela empresa no mesmo ano! Com a estratégia dos Gelatos Elegantes, a Bacio conseguiu se aproximar mais dos clientes, entregar valor e criar um movimento de divulgação por parte dos próprios participantes. 

Quer entender mais sobre o case e ver a carinha dos Gelatos Elegantes? Veja no vídeo abaixo:

Criar estratégias com chatbots para enviar novidades aos clientes é uma forma não só de adaptar sua empresa às novas formas de relacionamento com os clientes da sua empresa, mas também de conseguir uma execução melhor e mais rentável de suas ações. E o melhor: tudo isso de forma 100% automatizada, sem o desgaste da sua equipe de atendimento! 

Quer saber mais sobre como a Take pode te ajudar a revolucionar o marketing da sua empresa com o uso de Contatos Inteligentes? Fale com nossos especialistas.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito