Por que apostar em chatbots para eventos? Veja vantagens e cases de sucesso!

Chatbots para eventos: grupo de pessoas sorrindo e olhando para o celular

Entenda neste post como usar chatbots para eventos para se diferenciar no mercado, automatizar processos e ainda criar uma ótima experiência para o público no grande dia!
 
Os eventos têm se tornado cada vez mais parte da estratégia das empresas para geração de demanda, brand awareness e, em alguns casos, geração de lucro.
Produzir um evento próprio dá bastante trabalho. É necessário encontrar um local adequado, definir a precificação dos ingressos, fazer a curadoria de conteúdo, impactar os possíveis participantes com a comunicação sobre o evento, gerenciar a venda de ingressos e muito mais.
No entanto, apostar em eventos tem um grande potencial para as empresas, e os chatbots podem ser um diferencial na estratégia.
Quer saber como? Então acompanhe este post para conferir as principais vantagens de adotar um chatbot para eventos e conhecer alguns exemplos que fizeram bastante sucesso nos últimos tempos!

Por que organizar um evento?

Quando você organiza um evento, você pode adaptá-lo a qualquer que seja seu objetivo. Ou seja, você ganha o poder!
Precisa vender mais? Está recrutando talentos para a sua empresa? Quer aumentar o envolvimento do cliente? Vai lançar um novo produto? Todas as alternativas acima? Produzindo um evento para sua empresa, você consegue atingí-las!
Com mais controle sobre o evento, você pode escolher sua mensagem e segmentar o público, além de permitir que os visitantes experimentem sua marca completamente.
Em todas as etapas de um evento — planejamento, execução e pós — um desafio é latente: a comunicação com o público.
Você precisa fornecer informações sobre o valor dos ingressos, sobre as atrações e sobre as datas das viradas de lote. Durante o evento, as pessoas vão querer saber qual é a senha do wi-fi, qual é a grade de palestras e que horas é o coffee. Depois do evento, algumas pessoas ainda podem procurar a organização para saber quando receberão o certificado de participação, solicitar nota fiscal ou dar feedbacks.
Muitas empresas apostam em aplicativos para solucionar essas demandas, mas isso não proporciona a melhor experiência para o participante do evento. Afinal, ele precisa baixar o app para aquele momento específico, gastar o pacote de dados, ocupar a memória do celular e ainda entender a dinâmica de uso do aplicativo. Chato, né?
Mas qual seria a solução? Fácil: um chatbot! Siga a leitura para entender.

Vantagens de usar chatbots para eventos

Um chatbot pode atender várias demandas de forma centralizada. Com um bot em um aplicativos de mensagem, é possível melhorar a interação e a experiência de pessoas e marcas em grandes eventos.
Um dos principais motivos para adotar um chatbot em qualquer área, seja Marketing, Recursos Humanos, Vendas, ou mesmo em Eventos, é a oportunidade de oferecer uma excelente experiência para o seu público, com atendimento quando e onde o cliente quer.
As principais vantagens de usar um chatbot são:

1. Conquistar engajamento do público

Um chatbot tem grande potencial para engajamento do público.
Isso porque esse canal é um ótimo complemento para a comunicação e interação dos organizadores do evento com os participantes — como aconteceu com o Roque, chatbot do Rock in Rio em 2017.

2. Estar presente em diferentes canais online

Outra vantagem é promover o seu evento em múltiplos canais digitais — demanda cada vez mais frequente no mercado atual, principalmente quando pensamos que os novos consumidores utilizam as redes sociais de forma massiva, precisam de informação relevante no momento certo e, acima de tudo, praticidade.

3. Automatizar tarefas

Chatbots para eventos são capazes de automatizar diversas tarefas de logística:

  • venda e envio de ingressos;
  • status do pagamento;
  • emissão de certificados;
  • pré-credenciamento;
  • cadastramento dos interessados em trilhas específicas;
  • informações sobre descontos, programação e outras tarefas rotineiras.

4. Ser de fácil acesso para o público

Não obrigue seu público a fazer download de um novo aplicativo. Faça o movimento contrário e esteja presente no canal que ele já está acostumado e usa diariamente. Chatbots podem ser publicados nos principais aplicativos de mensagem.

5. Solucionar dúvidas recorrentes

Com um chatbot, o cliente pode tirar várias dúvidas instantaneamente — seja antes ou durante o evento.
Qual é o valor do ingresso? Quem são os palestrantes? Tem cupom de desconto? O evento tem wi-fi? Onde fica o banheiro? Vai ter coffee?
Esses são exemplos de dúvidas que recebemos nos nossos bots de evento com frequência. Disponibilizando essas respostas no chatbot, você consegue direcionar seu staff para realizar tarefas mais estratégicas.

6. Inovar

Você vai proporcionar uma experiência única para o consumidor com um chatbot.
Carregar o evento na palma da mão faz com que os participantes se engajem mais e sejam participativos, enviando feedbacks em tempo real e participando de todas as experiências que você preparou para esse grande momento.

Cases de sucesso de chatbots para eventos

Para entender essas e outras vantagens na prática, conheça agora 3 chatbots desenvolvidos pela Take para eventos e que foram essenciais para o sucesso deles:

1. Bots4U

No dia 26 de junho de 2019 aconteceu, no Teatro Santander (São Paulo), o maior evento do Brasil sobre Chatbots e Contatos Inteligentes.
Os quase 1.000 participantes presentes recebiam, no credenciamento, um crachá com um QR Code no verso, que levava ao bot criado no WhatsApp. Ao fim de cada palestra, uma ilustração do conteúdo apresentado era enviada pela plataforma.
Eles também podiam fazer alterações no ambiente. “O ar condicionado aqui na platéia superior está muito gelado. Tem como diminuir?”.
Ao receber esse tipo de feedback, nós nos esforçamos para entender os possíveis problemas e resolver na hora, tornando o evento mais confortável para todos.
Depois do evento, continuamos o papo no WhatsApp. Uma pesquisa NPS foi enviada para os participantes, que também podiam compartilhar suas opiniões.

2. Rock in Rio

O Rock in Rio é um festival de experiências. Como levar tais experiências a todas as pessoas, mesmo para quem que não participou da edição de 2017?
Foi assim que surgiu a ideia do Roque, chatbot de engajamento do Rock in Rio. Além de tirar diversas dúvidas sobre o evento, o bot lançava desafios aos usuários e ainda enviava um videoclipe personalizado a quem fosse a um estande especial do festival. No total, foram mais de 5.500 vídeos!
Com quase 3 milhões de mensagens trafegadas, o bot teve uma conversão 3 vezes maior que o app do evento, o que promoveu o alcance da marca Rock in Rio para muito além de quem esteve na Cidade do Rock.

3. Take no CONAREC

Já pensou em usar chatbots em outros eventos, e não apenas nos seus próprios?
Em 2019, a Take patrocinou o evento Conarec, evento focado na relação das marcas com seus clientes, expandindo as fronteiras do engajamento.
Como ação de atração para nosso estande, criamos um chatbot onde o público escaneava um QR Code, respondia a uma pesquisa no WhatsApp sobre Contatos Inteligentes e tinha o direito a testar a sorte em nossa roleta de brindes. Foi um sucesso!
Seja para engajar, promover experiências, facilitar processos logísticos ou outras vantagens, o uso de chatbots para eventos é uma grande aposta para as empresas.
Para construir essas aplicações, é essencial contar com uma boa plataforma e um time focado na experiência que se quer gerar naquele canal, construindo — juntos com o time que organiza o evento — a melhor conversa possível!
Além de eventos, os chatbots têm diversas outras aplicações. Confira outros cases clicando aqui.
E aí, acha que está na hora de adotar um chatbot para o seu evento? Entre em contato com a Take e let’s go beyond!
 

Leia mais:

Por trás da organização do Bots4U (saiba por que você pôde beber água durante o evento)

Saiba TUDO sobre o BLiP Builder, a plataforma para construção e evolução de chatbots da Take

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: