Confira como chatbots podem reduzir custos e otimizar operações de uma empresa.

Além de serem uma alternativa acessível de comunicação — principalmente quando comparados aos diversos benefícios que trazem —, os chatbots podem reduzir custos de vários processos empresariais.

Uma pesquisa da BI revela que a inteligência artificial pode fazer com que o software tenha conversas cada vez mais amigáveis e atrativas com o usuário. Isso incentiva as empresas a investirem em tecnologias acessíveis para engajar mais consumidores.

Por isso, tão importante quanto compreender a necessidade de modernizar o atendimento é buscar soluções inovadoras, capazes de desenvolver o seu negócio sem a necessidade de fazer investimentos onerosos para isso.

Quer saber como os chatbots podem ajudar nessa tarefa e reduzir custos na sua empresa? Então acompanhe este post!

Chatbots podem reduzir custos de atendimento

Imagem para ilustrar chatbots podem reduzir custos

Um sistema automatizado de atendimento tem potencial de minimizar significativamente o custo unitário de cada atendimento. Isso acontece porque o programa pode atender a centenas de usuários ao mesmo tempo — algo impossível de conseguir com operadores humanos.

Imagem para ilustrar chatbots podem reduzir custos

A rede de laboratórios Hermes Pardini, por exemplo, conquistou mais agilidade e eficiência em suas operações depois de implementar um Contato Inteligente no atendimento ao cliente.

Na prática, a empresa entendeu que o WhatsApp é um canal já utilizado pelas pessoas e conseguiu criar uma experiência inovadora, aumentando o número de atendimentos simultâneos e otimizando o trabalho da equipe de atendimento.

Confira os resultados que o Grupo Hermes Pardini atingiu com poucos meses de atendimento automatizado:

  • Mais de 5 mil resultados de exames foram entregues de forma automatizada via WhatsApp;
  • O grupo teve mais de 2 milhões de mensagens trocadas com seus mais de 40 mil clientes atendidos.
  • eficiência operacional da equipe de atendentes aumentou em 30%, ultrapassando a marca de 50 mil atendimentos humanos via Blip Desk.

Chatbots podem reduzir custos de infraestrutura

Para utilizar um chatbot, não é preciso acessar um aplicativo, instalar uma intranet ou obter uma ID de rede, por exemplo, pois o sistema de mensagens instantâneas sabe quem é o usuário e compartilha essa informação com o bot.

Assim, tendo tudo em um canal só, chatbots podem reduzir custos de recursos para infraestrutura de comunicação.

Chatbots podem eliminar gastos com internet

Os chatbots também podem funcionar sem internet, caso utilizem o SMS como um dos canais de saída.

É comum as empresas selecionarem mais de um canal de mensagens para publicar o chatbot, agregando as vantagens da web com a acessibilidade do SMS. 

Diante de uma pane na conexão, o funcionamento do atendimento automático ocorrerá perfeitamente neste canal adicional.

Leia também: cliente omnichannel – atendimento ao cliente em vários canais

Chatbots podem otimizar cobranças

Dentro de uma central de atendimento, a cobrança de dívidas é um dos trabalhos mais recorrentes e difíceis de fazer. No entanto, os chatbots conseguem cumprir essa missão com agilidade e eficiência.

Além do processo ser facilitado operacionalmente, o cliente não fica constrangido e você economiza com notificações impressas.

Imagem para ilustrar chatbots podem reduzir custos

Na prática, um chatbot de cobrança pode integrar uma estratégia de comunicação mais fluida e assertiva. Isso sem falar na mensuração dos resultados, que é facilmente feita por uma plataforma de atendimento.

Dessa forma, as equipes de cobranças conseguirão trabalhar com dados precisos que facilitam na gestão financeira da empresa.

Chatbots diminuem índices de retrabalho

Por ser um programa pré-definido, as chances de um chatbot errar diminuem bastante. Você pode sentir a necessidade de fazer algumas adaptações, como aumentar o acervo de respostas ou alterar alguma opção na configuração do sistema, por exemplo.

Mesmo assim, as despesas com ações de retrabalho não serão mais recorrentes na sua rotina.

Chatbots podem reduzir gastos com outros aplicativos

Os chatbots rodam em sistemas multicanais. Ou seja, eles funcionam muito bem em diversas plataformas de comunicação, como o Facebook Messenger, Telegram, WhatsApp e Instagram.

Essa integração facilita o manuseio do programa e evita a necessidade de investir em outros aplicativos, o que os torna uma excelente forma de cortar custos de outras aplicações para a empresa.

Chatbots podem aumentar as vendas e gerar novas oportunidades de negócios

Imagem para ilustrar chatbots podem reduzir custos

Muito além de reduzir custos operacionais e gerar economias, os chatbots também podem atuar no processo de vendas e atendimento ao cliente.

Muito disso vem da forte tendência de comércio conversacional. Afinal, cada vez mais pessoas preferem resolver coisas pela troca de mensagens. Neste contexto, os chatbots deixam o atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia.

Além disso, as automações podem ser feitas para direcionar os clientes para vendas, além de poderem tirar dúvidas sobre algum produto ou serviço.

Legging Brasil: um case de sucesso

Até aqui, mostramos alguns exemplos de como os chatbots podem reduzir custos e gerar maior valor para as empresas.

A Legging Brasil é um bom exemplo de tudo isso. A empresa quis melhorar a experiência do usuário e continuar oferecendo atendimento ao cliente de qualidade.

No entanto, a taxa de conversão de pagamento por meio de boletos gerados no e-commerce, por exemplo, era muito baixa.

Além disso, tinham o objetivo de realizar a retenção de clientes no autoatendimento, diminuindo o tempo para resolver uma consulta e tornando o atendimento mais efetivo.

Como solução, a empresa investiu em um Contato Inteligente, uma tecnologia que gerou resultados incríveis em pouco tempo. Confira:

  • Aumento de 140% na conversão de boletos;
  • 1 milhão de reais a mais no faturamento;
  • Resgate de 30% de carrinhos abandonados;
  • Mais de 6 mil clientes atendidos mensalmente via Contato Inteligente;
  • Mais de 400 mil mensagens de interação com consumidores.
Contato Inteligente da Legging Brasil
Contato Inteligente da Legging Brasil

Como você viu, o uso de chatbots possibilita economias significativas para o crescimento da sua empresa em vários aspectos. Dessa forma, além de gastar menos, é possível ganhar mais tempo e aumentar a produtividade.

Agora que você sabe que os chatbots podem reduzir custos, que tal adotá-los na sua estratégia de marketing para modernizar seu atendimento e ganhar vantagem competitiva?

Imagem para ilustrar chatbots podem reduzir custos

Blip é uma empresa que há mais de 20 anos ajuda outras empresas a criarem experiências conversacionais inovadoras para seus clientes. Tudo isso, graças ao Blip, uma plataforma de desenvolvimento e gestão de chatbots.

Com o Blip, sua empresa conseguirá ganhar agilidade no atendimento, gerar dados, implementar chatbots em vários canais e colher os resultados, como fez a Legging Brasil.

Fale com nosso time de especialistas e descubra como dar os primeiros passos rumo a uma comunicação inovadora com seus clientes.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito