Quer promover sua marca no WhatsApp? Invista na ferramenta Click-To-WhatsApp

O WhatsApp se tornou o maior aplicativo de mensagem do mundo ocidental e não para de ganhar usuários que querem entrar em contato com as empresas. Se a sua marca está atenta a esse direcionamento de mercado e tem uma conta business no aplicativo, agora é a hora de investir no Click-to-Whatsapp, a nova feature para as marcas investirem em vendas, engajamento ou atendimento.

O Click-to-Whatsapp permite que qualquer usuário possa iniciar uma conversa com um número sem tê-lo adicionado na agenda, com apenas um clique. Isso permite que a conversação seja muito mais prática, tanto no app quanto na web. Assim, é possível criar um link de redirecionamento para o seu número, inclusive com uma call to action (CTA) que já inicie a conversa com uma frase específica, facilitando para o usuário e adquirindo um lead atualizado para a empresa.

Essa estratégia é essencial para se aproximar dos usuários, mesmo com algumas limitações importantes do canal para as empresas. O cliente não precisa digitar o número inteiro ou se preocupar com o DDD, o que retira um obstáculo e facilita que ele fale e compre com você. Além de ser uma forma fácil de divulgar o WhatsApp em sites e redes sociais da empresa e até mesmo na forma de anúncio no Facebook, como falaremos a seguir.

4 motivos para usar o Click-to-WhatsApp na sua estratégia

Por que utilizar essa ferramenta para promover o seu contato? Aqui vão 4 motivos para colocar essa feature nos seus canais digitais.

1. Facilidade

Quanto mais fácil for o acesso à sua empresa, mais os seus usuários estarão dispostos a interagir. Essa interação é muito rica para identificar potenciais de melhoria no produto, perfis de clientes mais propensos a comprar e outros inúmeros insights de negócio.

Além disso, a empresa pode centralizar seu contato,  automatizar perguntas que se repetem e descobrir os assuntos mais procurados, o que faz do canal um ganha-ganha. Quanto mais acessível uma empresa é, mais próxima está de construir um relacionamento significativo com seus clientes.

2. Coleta de dados

Seja para criação e atualização de CRM, seja para identificar como e quando o seus consumidores falam ou quais são os produtos mais procurados; a quantidade de insumos nesse canal fazem com que as decisões tomadas sejam mais precisas no que diz respeito ao crescimento da marca e aumento da receita.

Informações valiosas de clientes qualificados e que já manifestaram interesse em conversar não são fáceis de conseguir em um mundo em que as pessoas abandonam uma interação tão rapidamente. Esses dados podem alimentar o CRM da empresa, ajudar a segmentar a base para anúncio e descobrir potenciais de negócio até então inexplorados.

3. Contato único para diferentes assuntos

Ter um canal que já abre automaticamente, é responsivo e tem menos chances do usuário desistir da interação é perfeito para concentrar todas as frentes da empresa em um lugar só.

A possibilidade de testar diferentes páginas e templates de call to action traz escalabilidade para a empresa testar o que chama mais atenção do usuário e de onde está vindo a maior parte dos contatos. Centralizar o contato não quer dizer apenas padronizar essas interações, mas também ganhar performance e disponibilidade do time para trabalhar com assuntos mais complexos, personalizados e humanizados.

4. Crescimento

Fazer anúncios personalizados no facebook e continuar a interação no whatsapp já é uma realidade. A maior rede social do mundo se tornou uma grande vitrine para um canal que vai crescer muito e que hoje já é uma grande fonte de receita. É possível construir um anúncio que engaje clientes e ainda atraia contatos ativos e atualizados para a sua empresa.

O próprio Facebook já expande o redirecionamento do anúncio quando existe a possibilidade de alcançar mais pessoas propensas a falar com uma marca, isso diminui o esforço de aquisição de clientes, bem como atrai uma série de novos potenciais que têm relação com a base que já compra de você. O que isso significa? Informações de leads qualificados alimentando cada vez mais uma base que vai atrair outros leads em um ciclo.

Entenda passo a passo como realizar um anúncio com Click-to-WhatsApp

Um anúncio no Facebook é uma forma de reunir os quatro benefícios acima para promover seu contato com o Click-to-Whatsapp. Quer saber como? Construímos um passo-a-passo para você tirar o melhor proveito dessa feature:

1. Conecte a conta do WhatsApp ao Facebook

Para poder usar essa funcionalidade, é necessário que as duas contas estejam integradas e que se tenha o WhatsApp Business app instalado. Depois da verificação, a conta já está disponível para fazer os anúncios.

2. Segmente bem o seu público

Identifique padrões de comportamentos de usuários que são mais propensos a interagir com a sua marca e fazer uma compra. Quanto melhor for essa segmentação, melhor será a performance e o custo dos seus anúncios, já que você estará investindo em quem quer conversar com a marca, tirar dúvidas e que vai virar um lead importante para a empresa.

3. Escolha seu objetivo e estrutura

Atualmente, esse tipo de anúncio está disponível para os objetivos de mensagens, tráfego, conversões e envolvimento com a publicação. O mais interessante é alinhar isso com o objetivo da empresa e a projeção da melhor conversão possível de acordo com o objetivo. Se a empresa precisa entender melhor o processo de pós venda, pode escolher uma chamada que contemple isso; etc. Quanto mais topo de funil, mais legal é investir em texto e imagens chamativas que ambientem o usuário sobre o que a marca é, qual o produto, etc.

4. Crie o conteúdo de acordo com o canal

O WhatsApp é um canal de mensageria, então é importante ter uma pessoa ou um time para responder os clientes depois que o anúncio estiver disponível.

Além disso, é importante pensar na volumetria que se espera receber para que a empresa esteja preparada para entrar em contato com esses clientes. Diferentemente de um anúncio de conversão para um site, por exemplo, nesse caso o usuário verá o anúncio 24/7 e poderá mandar uma mensagem fora do horário comercial.

Depois de ver os benefícios do canal e o passo-a-passo para criar seu anúncio e aproveitar essa nova ferramenta para levar usuários para o WhatsApp, o que mais é preciso saber para ter interações bem sucedidas no canal?

Dicas bônus: entenda a assincronicidade e perfil do canal

O WhatsApp dá autonomia para o usuário e a chance de interagir como e na hora que ele quiser. Possibilita o envio de áudio, imagem e arquivos com uma facilidade muito maior que outros canais tradicionais que as empresas usam.

Assim, para que seu cliente tire o melhor proveito, tenha algumas respostas mais acessadas que possam ajudar seu cliente de forma fácil. Além disso, não se esqueça de ter certa preparação para conseguir dar continuidade a um atendimento ou venda no timing do seu cliente.

Se você quer saber mais sobre o WhatsApp e outros assuntos relacionados ao mercado de mensageria, assine a nossa newsletter!


fefa post click-to-whatsapp

Fernanda Soares

Customer Success Manager na Take

 

Leia mais:

Atendimento com WhatsApp: como implantá-lo na sua empresa?

Como encantar clientes quando trabalhamos com ferramentas de automação

Como divulgar seu chatbot? Confira 3 dicas básicas