Como aumentar o engajamento nas redes sociais? 3 ações que sua empresa não pode ignorar [+ bônus]

Os canais de interação com o cliente são cada vez mais importantes, tanto para divulgar a sua marca quanto para manter um bom relacionamento com os seus consumidores. Porém, com tantas opções disponíveis de comunicação digital, fica complicado saber como aumentar o engajamento nas redes sociais de forma constante e exponencial.

Por isso, no post de hoje, vamos ver quais 3 estratégias para aumentar o engajamento nas redes sociais que a sua empresa não pode ignorar. Confira!

Como aumentar o engajamento nas redes sociais: 3 estratégias + bônus

1. Vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo começaram a se popularizar principalmente com o YouTube e o Periscope, mas, hoje, outras redes sociais — como Facebook, Instagram e Snapchat — também são ótimas opções disponíveis para fazer as famosas lives.

Esse tipo de transmissão é interessante porque notifica os seus seguidores quando você está ao vivo, estimulando a curiosidade deles a respeito do assunto que você vai tratar. Além disso, é uma forma de receber perguntas e feedbacks do público e dar uma resposta imediatamente. Não é à toa que podemos ver empresas fazendo lives de perguntas e respostas com frequência.

Fazendo transmissões ao vivo com a sua equipe ou parte dela, seu negócio demonstra transparência e permite que os expectadores se identifiquem mais com a sua marca.

Esta é uma maneira de humanizar a sua participação, melhorando a forma sobre como aumentar o engajamento nas rede sociais.

2. Conteúdo interativo

Quer criar uma experiência personalizada para a sua audiência utilizando os canais de interação com o cliente? Então, invista em conteúdos interativos, como:

  • quizzes;
  • testes de conhecimento;
  • jogos;
  • concursos;
  • enquetes etc.

Esse tipo de material pode ser divulgado nas redes sociais e ajuda o seu público a conhecer mais sobre a sua marca e/ou algum assunto relacionado à sua área de atuação. Mas lembre-se: é preciso criar uma experiência interessante, capaz de oferecer alguma recompensa ao usuário.

Veja o caso de testes como, por exemplo, “Qual personagem você é naquela série que todo mundo assiste?”. As pessoas adoram interagir com esse modelo de conteúdo e compartilhar o resultado com os amigos. Sendo assim, você pode adaptar essa ideia para o seu mercado e ainda obter informações importantes sobre características e hábitos dos seus clientes.

E de quebra, ainda aumenta o engajamento nas redes sociais da sua empresa.

3. Chatbots

Os chatbots são softwares capazes de automatizar o atendimento ao cliente nas aplicações de troca de mensagens, como o Facebook Messenger, por exemplo.

Quando um consumidor entra em contato com a empresa por uma dessas plataformas, não é preciso esperar que algum colaborador da organização veja a mensagem e responda. O chatbot responde de imediato.

Os chatbots não substituem completamente uma inteligência humana e, por isso, podem não conseguir lidar com todo o tipo de solicitação. Quando o cliente faz um pedido mais complexo, eles passam a solicitação para um atendente. Mas os chatbots são muito ágeis em responder as requisições mais simples (como “o que eu preciso para abrir uma conta no seu banco?”) e estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Sem contar que não é preciso instalar nenhum aplicativo a mais. A interface de atendimento é toda pelo chat, e para o cliente conseguir o que deseja, basta informar ao chatbot.

Tudo isso gera uma experiência mais agradável de relacionamento com a marca e representa uma ótima solução para a melhoria na interação com o público.

Nós da Take podemos te auxiliar a implementar uma estratégia de chatbots e ajudar a aumentar o engajamento nas redes sociais, bem como auxiliar no fornecimento de outras soluções.

Com cases de chatbot, como Rock in Rio e Casas Bahia, a empresa tem know-how para criar soluções de comunicação automatizadas para empresas de variados setores. Entre agora mesmo em nosso site e veja como funciona na prática conversando com nosso bot 🙂

4) [Bônus] Influenciadores por nicho

Que a profissão “influenciadores” chegou para ficar não é mais novidade. Mas você conhece os verdadeiros influenciadores do seu nicho? Aqueles que podem nem ter milhões de seguidores, mas toda postagem é um sucesso entre seus seguidores?

Esses sim devem ser seu foco, buscar os perfis na rede que possuem os poucos e bons seguidores fiéis. São aqueles que geram empatia, criam discussões saudáveis e respeitam o seu público, não somente oferecendo um produto pela $$ que ele vai levar, mas sim porque ele acredita que aquele produto vai ser útil para seus seguidores.  Essa é uma excelente formas de como aumentar o engajamento nas redes sociais.

Algumas dicas para encontrá-los:

  • Busque perfis que queiram testar seu produto antes de divulgá-lo, isso mostra que eles são realistas em suas publicações
  • Descubra entre os seus seguidores atuais, possíveis influenciadores – se eles já seguem sua marca, é um passo a mais para uma parceria
  • Especifique um nicho: por exemplo, você vende camisetas criativas, mas quer atingir o pessoal que curte a série Friends na região sudeste do Brasil – pronto! Está o nicho de influenciadores que você precisa buscar.

E por último, não deixe de acompanhar esse engajamento através de métricas pré definidas. Abaixo alguns exemplos de métricas de engajamento nas redes sociais criado pelo Endomarketing.Tv:

como gerar engajamento redes sociais corporativas

Curtiu o nosso artigo sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais? Quer saber mais sobre comunicação corporativa e as tendências do mercado? Então, assine a nossa newsletter e receba as novidades na sua caixa de entrada!

Leia mais: