Realizar tarefas repetitivas e burocráticas não é muito agradável, nós sabemos. Mas a boa notícia é que parte desse trabalho monótono nos processos internos da empresa pode ser aliviada.

Utilizando softwares e ferramentas de automação, como chatbots, por exemplo, é possível fazer mais com menos e nós te ensinamos como!

Neste artigo, falamos sobre como os chatbots podem facilitar a automação de tarefas e melhorar a relação do público interno com os processos e sistemas da empresa. Boa leitura!

Chatbots para o público interno

Os chatbots são softwares que permitem que uma pessoa interaja com uma marca, sistema ou serviço por meio de aplicativos de troca de mensagens.

Eles já são adotados por muitas empresas para trabalhar o público externo, pois é capaz de modernizar o atendimento ao cliente, tornando-o rápido, objetivo, personalizado e por uma fração do custo que uma infraestrutura de atendimento tradicional teria.

Mas isso é apenas uma parcela do potencial desse tipo de software: os chatbots podem fazer a interface entre pessoas e qualquer tipo de sistema ou serviço.

Portanto, eles também podem trabalhar para o público interno da empresa, automatizando tarefas repetitivas, melhorando o fluxo de trabalho e servindo como referência central para suas informações e processos.

Uma organização pode utilizar um chatbot para, por exemplo, auxiliar na comunicação interna, enviando notícias e informativos relevantes para os colaboradores de forma personalizada, o que não só reduz o esforço gasto nessa atividade como amplia a eficácia das mensagens transmitidas.

Chatbots conectam empresa e colaboradores

Com os chatbots, é possível reduzir a necessidade de interferência humana em diversos processos, reduzindo custos, diminui erros subjetivos e permite que a equipe se concentre em casos mais complexos de atendimento e suporte.

Além disso, esse canal de mensagens é uma interface versátil, que pode ser implementada em vários tipos de processo. 

É possível, por exemplo, desenvolver um chatbot que auxilia no treinamento de novas contratações: ele apresentará tudo sobre a empresa para os novatos, respondendo perguntas e até mesmo fazendo questionamentos instigantes para os novos colaboradores, facilitando a imersão deles no ambiente da empresa.

Outra possibilidade é centralizar informações sobre os procedimentos das empresas com chatbots. Assim, quando um técnico em uma fábrica tiver uma dúvida sobre qual é a maneira correta de executar certa tarefa, em vez de gastar horas consultando um manual imenso, ele pode simplesmente perguntar para o chatbot o que fazer e ter uma resposta imediata.

Flexibilidade para os processos internos da empresa

Por funcionarem em aplicativos de mensagens, os chatbots são responsivos (conseguem se adaptar a qualquer tamanho de tela). Assim, esse software pode deixar os processos internos da empresa mais flexíveis, se adaptando à interface já trabalhada por todos.

A vantagem é que a acessibilidade facilitada faz com que esses processos se tornem mais ágeis, relevantes e interessantes.

O tal técnico da fábrica poderia ter resistência em gastar muito tempo com o manual e acabaria se arriscando com a tarefa da maneira que ele acredita ser a melhor — o que poderia resultar em um erro.

Assim, um acesso de qualidade à informação minimiza esse tipo de risco.

Nesse contexto, os chatbots se tornam facilitadores decisivos para os processos internos da empresa, fazendo com que eles sejam não só mais rápidos, como também mais eficientes e confiáveis.

Agora que você já sabe algumas formas de utilização dos chatbots nos processos internos de uma empresa, que tal entrar em contato com a Blip e descobrir como essa ferramenta pode transformar o seu negócio? Aguardamos você!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito