Como divulgar o seu chatbot? Confira 6 dicas essenciais!

como divulgar seu chatbot capa post
Muitas empresas passam bastante tempo desenhando e desenvolvendo o seu chatbot — o que é extremamente necessário —, mas, ao mesmo tempo, algumas não depositam o mesmo tempo e divulgar para transmitir o seu valor. Por isso, neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre como divulgar seu chatbot.

Parece óbvio, mas muita gente não entende que as pessoas não vão conversar com seus chatbots se não souberem que eles existem. Por conta disso, também é necessário se envolver com várias outras disciplinas e especialmente uma que é muito ignorada: marketing!

Estamos em um momento em que a informação é um consumo em abundância. Nesse cenário, os chatbots vêm crescendo e ganhando espaço no marketing digital por serem uma ferramenta de contato rápido e simples para o consumidor. Fortalecendo, então, a conexão da marca, entregando valor para o mercado-alvo e promovendo um conteúdo personalizado e interativo.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

Está querendo saber mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura e conferir as 5 formas de como divulgar seu chatbot:

Quais são as melhores dicas para divulgar seu chatbot?

Abaixo, reunimos as x melhores dicas para quem deseja divulgar o chatbots para clientes de forma assertiva e descomplicada. Confira:

1 – Crie um site para divulgar seu chatbot

Um site pode ser mais um ponto de contato para o seu chatbot que pode ser indexado pelo Google — além de aproveitar o máximo que um site oferece:

site como divulgar seu chatbot
Através dele, você pode desde apresentar funcionalidades até vender seu bot de uma forma mais humanizada. Nesse espaço, não deixe de incluir informações importantes da sua empresa (como serviços e contatos), além de direcionar um CTA para o mobile.

Os links direcionados podem ajudar as pessoas a encontrarem o seu bot de forma mais objetiva, ou até mesmo iniciar um ponto específico da conversa. Essa ação depende do canal em que o seu bot se encontra, pois os pontos de contato podem variar de um canal para o outro.

Existem plataformas específicas para o Facebook Messenger e WhatsApp. Confira:

Utilize o wa.me para o WhatsApp

O wa.me pode ser atribuído em botões, ícones, banners, e muito mais. Com um simples clique, o usuário vai diretamente para a conversa sem precisar decorar seu número. Basta digitar o seu número com o DDD + código do país, na frente do wa.me/.

Ao ter o número de contato, o resultado final será mais ou menos assim: www.wa.me/códigopaísDDDnúmero

O wa.me permite que o seu cliente tenha um acesso facilitado à comunicação do negócio via WhatsApp, tudo em poucos segundos. Ao seguir para a conversa, o chatbot já pode iniciar o seu fluxo, prestando o suporte necessário para as dúvidas dos usuários.

Utilize o m.me e Messenger Codes para o Facebook Messenger

m.me é um serviço de URL abreviada mantido pelo próprio Facebook, no qual, ao acessá-lo, a pessoa é redirecionada para outra pessoa, página do Facebook ou bot no Messenger. É possível criar parâmetros por meio da URL: http://m.me/<PAGE_NAME>?ref=myparam.

O valor ref pode ser tratado dentro do seu bot como um input (texto) ou um direcionamento para uma conversa específica. Em ambos os cenários, você precisa preparar o bot para reconhecer o parâmetro. Você pode usar esse parâmetro em vários cenários:

  • Enviar para o Messenger” no site que direciona para o bot;
  • “Saber mais sobre essa oferta” no mailing que direciona para o bot;
  • “Receber novidades” no anúncio do Facebook que direciona para o bot.

Já o Messenger Codes se diferencia do m.me, pois ao ter o Facebook Messenger instalado, você só precisa acessar a câmera do app e pressionar o dedo na tela. Você pode usá-lo em diversas situações:

  • sortear brindes em um evento ao escanear um Messenger Code — conseguimos uma conversão de 95% do público do Chatbot4Devs através dessa ação;
  • ação de marketing de um grande evento de música — que criava um vídeo exclusivo das pessoas ao realizar o check-in no evento através do code;
  • cartões de visita ou até mesmo impressos na camisa;
  • {Espaço para a sua criatividade…}

Atenção: assim como o m.me, você também precisa preparar o bot para reconhecer cada “Code”.

3 – Transforme seu número em um QR Code

Você pode utilizar uma ferramenta online e gratuita para criar um QRCode, transformando o link do seu Contato Inteligente (wa.me) em uma imagem. Essa imagem pode ser lida pelo usuário utilizando a própria câmera do smartphone ou um aplicativo que leia o código.

Pode ser usado em impressos e digital (em vídeos e até sites de preferência quando acessados pelo computador) direcionando para o seu chatbot.

4 – Configure seu bot para ser listado no Discover Tab

Discover Tab é onde as pessoas podem navegar e encontrar os bots do Messenger, lugares próximos e empresas para enviar mensagens. É algo parecido com a Play Store ou Apple Store, mas apenas listando bots dentro do Facebook Messenger.

como divulgar seu chatbot discover

5 – Crie campanhas de divulgação (online e offline)

É importante que todas essas campanhas sigam a mesma linha de comunicação que o seu bot oferece. Além disso, a campanha precisa induzir as pessoas a seguirem um caminho feliz para uma experiência que não quebre ou faça com que o bot apresente uma mensagem de erro.

No caso de mídias offline, podemos citar alguns exemplos:

  • fazer cartões de visita com um QR Code que direcione para o chatbot;
  • divulgar em veículos de comunicação de massa, como jornais e revistas.

Quando falamos em divulgação online, um plano de marketing pode ser traçado para que os acessos do chatbot sejam exponenciais. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que as ações não sejam irrelevantes. Como:

  • entregue uma experiência personalizada: pense no seu público e no tom de voz do seu chatbots;
  • seja orientado por dados: antes mesmo de iniciar campanhas, faça uma pesquisa de mercado e perceba como seu cliente gostaria de ser impactos:
  • engaje cada vez mais: não basta apenas criar ações, é preciso alimentar os usuários com conteúdos de qualidade. Assim, a probabilidade de interação com seu chatbot será maior.

6 – Aplique o Call deflection

O Call deflection pode ser definido como uma técnica de redirecionar a chamada de um cliente para um canal alternativo de atendimento ao cliente. O Call deflection pode ser uma maneira mais eficaz de reduzir custos, movendo os clientes para um canal físico para digital, por exemplo.

No entanto, uma regra importante do Call deflection é dar liberdade do cliente escolher se quer ou não ser atendimento por um outro canal. Caso a resposta seja negativa, ainda é responsabilidade da empresa oferecer suporte pelo canal inicial.

Atualmente, entre todas as ações, é a que mais converte, pois oferece um direcionamento automático para o seu Contato Inteligente.

E como eu faço para crescer meu chatbot?

Agora que você já conferiu os melhores insights de como divulgar seu chatbot, sugerimos algumas orientações iniciais de como divulgar seu contato da melhor forma e crescer seu chatbot:

  • sua campanha terá maior efetividade se apresentar o chatbot como um meio e não como o fim, ou seja, mostrando-o como uma das vantagens, de forma que faça sentido para a sua ação;
  • utilizar seu contato como ferramenta recorrente em campanhas digitais no lugar de uma divulgação apartada de apresentação do canal. Abuse da possibilidade conversacional oferecida pela ferramenta e não o (sub) utilize apenas como um local estático de divulgação;
  • pergunte ao usuário as informações que quer receber e em que frequência, estabelecendo assim uma conexão de confiança com a sua marca;
  • após o crescimento de sua base de contatos, é possível criar notificações (push notifications ou broadcasts) e engajar seu lead com promoções personalizadas e informações sobre seus serviços/produtos;
  • vincular links de acesso ao chatbot em múltiplo canais associados à sua empresa, como e-mail marketing, website, QR Code nos pontos de contato offline com o seu cliente, etc.
Não adianta desenvolver o seu bot com a melhor plataforma, se ninguém vai conseguir achá-lo.

Agora que você já conferiu as melhores formas de como divulgar seu chatbot, conte com Take Blip para ser a provedora oficial do seu Contato Inteligente. Fale conosco!

 

Este post foi publicado originalmente no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: