Existem várias aplicações para os chatbots — desde o serviço de atendimento e suporte ao cliente até o envio de notícias e novidades para usuários cadastrados. Além disso, transformar o uso de chatbots em lucro também é uma possibilidade para a sua empresa, desde que esse software seja implementado e utilizado com as técnicas apropriadas.
Ficou interessado no assunto? Confira a seguir algumas das melhores maneiras como usar chatbots para gerar lucro para a empresa, tanto direta quanto indiretamente.

Como usar chatbots: 5 formas de monetizar

1. Gerando leads

Os chatbots podem funcionar como uma excelente plataforma de geração de leads, porque trabalham como um canal de comunicação em que os usuários podem se informar e tirar dúvidas sobre assuntos específicos.
Ao criar um chatbot que responda questões do público sobre temas relacionados ao seu nicho de mercado, existe a possibilidade de mapear o interesse dessas pessoas e reunir insights para analisar se elas têm interesse nos seus produtos ou serviços.

como usar chatbots: funil de vendas
Funil de vendas. Imagem: Resultados Digitais

Assim, seu chatbot pode encaixá-las em fluxos de conversação otimizados com o objetivo de levá-las para mais perto da conversão, ou pedir mais dados de contato — desde que essas pessoas estejam em um estágio apropriado do funil de vendas.

2. Exibindo anúncios

Muitas empresas utilizam a publicidade nos seus canais digitais como meio de aumentar o faturamento — e com os chatbots não é diferente.
Mas como usar chatbots para exibir anúncios? Já que esses contatos inteligentes, quando bem implementados, conseguem identificar o tema da conversa, pode ser interessante incluir anúncios e ofertas sutis durante o bate-papo, desde que elas sejam relacionadas ao assunto e que o perfil do usuário pertença ao público-alvo.
Uma grande vantagem aqui é que, como os chatbots conduzem conversas com uma certa proximidade entre o usuário e a marca, é possível fazer anúncios com mais naturalidade.

3. Fazendo recomendações personalizadas

Já que os chatbots podem ser programados com recursos de inteligência artificial, eles têm a capacidade de aprender mais sobre os gostos dos clientes à medida que eles se comunicam pelo chat.
Com o auxílio de algoritmos que examinam essas informações e até mesmo de um histórico de compras do cliente, o chatbot consegue recomendar os produtos ou serviços mais indicados para o usuário — uma ótima oportunidade de intensificar as vendas.

4. Enviando notificações de produtos em estoque

Outra forma de uso de chatbots para aumentar a receita é enviando notificações sobre a disponibilidade de produtos que estavam esgotados. Essa funcionalidade é comum em e-commerces, mas o canal mais utilizado com tal finalidade ainda é o e-mail.
Com um chatbot, sua empresa conseguirá atingir os clientes diretamente nos aplicativos de mensagem — que têm taxas de leitura maiores que as do e-mail — e terá mais chances de influenciar o consumidor a comprar.

5. Vendendo os serviços do chatbot

Na indústria de tecnologia, é comum encontrarmos modelos de negócio baseados em softwares como serviço, ou Software as a Service (SaaS). É o caso de alguns sistemas de CRM, por exemplo, em que é preciso pagar uma mensalidade para utilizar os recursos do programa.
Com o avanço das interfaces de conversação, a tendência é que surjam bots como serviço, ou Bot as a Service (BaaS).
Suponha que o seu chatbot seja especializado em certas funções, como recolher dados de clientes para elaborar um relatório de pesquisa, ou que ele sirva como uma ferramenta para o dia a dia, como um assistente pessoal: você pode comercializá-lo como um serviço e ganhar dinheiro dessa maneira!

Como usar chatbots: as possibilidades não param por aí

Como podemos ver, os chatbots têm grande potencial para impulsionar a receita de uma empresa, além de reduzir os custos do atendimento. Ao aliar todos os benefícios desse software com os objetivos do negócio, você terá excelentes condições de melhorar o desempenho das vendas, criar fontes de receita e conseguir melhores resultados para a sua organização.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito