Influência dos componentes para construção de contatos inteligentes no WhatsApp e em outros canais

componentes do whatsapp capa post

As conversas entre um contato inteligente e seus usuários devem ser tratadas muito além do que com um simples tráfego de mensagens de texto. Além do componente texto, o WhatsApp e outros canais possibilitam o envio de outros vários tipos de mídia, como por exemplo: áudio, imagem, vídeo, quick reply, carrossel e outros.

Nesse sentido, entender a aplicabilidade e usufruir dos componentes do WhatsApp e dos outros diversos canais de mensageria possibilita uma melhor estruturação dos conteúdos e, consequentemente, a otimização da experiência do usuário.

O objetivo deste artigo é dar uma visão geral dos componentes disponíveis no WhatsApp e outros canais, de forma que você consiga criar uma experiência em conversas baseada em valor e engajamento. Boa leitura! 🙂

O que são componentes e quais são os principais deles?

Na comunicação entre um contato inteligente e os usuários, existem vários elementos na conversa, como os textos, imagens, áudios e outros. Esses elementos podem ser classificados como componentes do canal de mensageria.

Compreender como esses componentes permitem controlar, engajar e melhorar a fluidez da conversa pode otimizar, e muito, o desempenho do seu contato inteligente.

Agora que já sabemos o que é um componente e como ele é importante, podemos caracterizar alguns deles abaixo.

  • Texto: é aplicado para criar uma experiência baseada em conversa, incluindo emojis. Pode ser classificado como o componente básico de todo canal.
  • Áudio, Vídeo, Imagem e Documento: podem ser classificados como conteúdos ricos, gerando maior engajamento do usuário.
  • Carrossel: é uma mensagem estruturada que contém título, subtítulo, imagem e botões.

componentes do whatsapp carrossel

  • Quick replies: são respostas rápidas com as quais você obtém retorno estruturado do usuário através de botões em uma mensagem.

componentes do whatsapp quick reply
Embora existam outros tipos de componentes, estes colocados acima podem se enquadrar como os mais utilizados nos principais canais de mensageria. Entender esse ponto é um grande passo em saber quais componentes são suportados nos principais canais.

Como eu sei que componentes do WhatsApp e de outros canais estão disponíveis?

Agora que já vimos como o contexto dos componentes se encaixa com o WhatsApp e os outros principais canais, podemos detalhar quais componentes eles suportam. O quadro abaixo detalha essa relação:
diagrama componentes do whatsapp e outros canais
Utilizando o Portal BLiP, aqueles componentes não suportados em determinados canais serão exibidos como texto ou link.

Deu para perceber que o WhatsApp ainda é um canal limitado em relação aos componentes suportados, correto? Mas uma notícia boa é que há perspectivas para a implementação de componentes interativos no canal, conforme exemplo na imagem abaixo.

componentes do whatsapp interatividade

Por que entender os componentes é importante para o meu contato inteligente?

Nos canais de mensageria, os componentes em sua essência têm o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Isso fica mais evidente em componentes como o menu, quick reply e carrossel.

Entender quais funcionalidades estão disponíveis para aplicação no canal, como por exemplo o WhatsApp, faz com que a construção do contato inteligente seja mais precisa e proporcione o melhor que o canal tem a oferecer para o usuário.

Além disso, entender o que cada canal suporta pode moldar a forma que você irá desenvolver os seus contatos inteligentes. Por exemplo, você terá duas opções caso deseje construir o mesmo fluxo para o WhatsApp e o BLiP Chat:

  1. criar todo o fluxo do contato inteligente com base em componentes disponíveis nos dois canais, como por exemplo texto, imagem, áudio e outros;
  2. criar dois fluxos distintos e usufruir o máximo de componentes que os canais têm a oferecer.

Espero que este artigo consiga te ajudar a fazer as melhores escolhas sobre componentes em canais de mensageria, inclusive o WhatsApp. E se você tem dúvidas sobre qual canal é o melhor para a sua estratégia, fizemos este comparativo entre chatbot no WhatsApp ou Messenger para te ajudar! 

Referências: Componentes da conversa e Modelos de mensagem – Facebook for Developers

Tudo sobre WhatsApp Business API: acesse 13 conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: