Se falássemos em contratar chatbot há uns cinco anos, provavelmente você estranharia. Naquela época, essa ideia ainda estava começando a crescer, assim como os aplicativos de mensagens — necessários para o bom funcionamento da ferramenta.

De 2018 para cá, entretanto, os gigantes do setor da tecnologia, como Facebook, Microsoft e Google, entraram nesse mercado com mais força. Com isso, as empresas passaram a ver com outros olhos os recursos e vantagens que os chatbots poderiam trazer para as empresas.

Mas, como muitas organizações e empresários ainda não são profundos conhecedores do tema, os riscos na contratação de empresas especializadas ainda são significativos e dúvidas como “quanto custa um chatbot para empresa?”, são bastante comuns.

Por isso, selecionamos 5 pontos para se atentar antes de contratar chatbot para empresa. Acompanhe!

Contratar chatbot: o que analisar antes de escolher a empresa prestadora do serviço?

1. Avalie a necessidade de contratar chatbots

Antes de analisar e comparar as prestadoras de serviço, é importante olhar para dentro da sua própria companhia e verificar se há sinais claros de que você precisa de chatbots para empresa.

Geralmente, a eficiência do atendimento é o principal motivo para essa aquisição, visto que o uso de chatbots atua para resolver, também, esse tipo de problema. Nesse caso, há de se avaliar a satisfação do público:

  • se há muitas reclamações;
  • o tempo médio de atendimento;
  • os gastos;
  • a produtividade dos atendentes.

Se alguns desses pontos geram insatisfação ou podem melhorar, sua empresa poderá usar chatbots para atendimento. Com as respostas aos tópicos acima, você terá sinais claros de que precisa contratar chatbot.

Outro ponto importante a se avaliar é a frequência com que seu público usa aplicativos de mensagem. É isso que dirá se o chatbot representará um canal relevante para eles ou não.

Além disso, os concorrentes também devem ser observados. Caso eles já utilizem chatbots para realizar parte dos atendimentos, provavelmente abrirão uma boa vantagem sobre sua empresa.

2. Experiência da empresa

Como é um mercado novo, dificilmente haverá empresas com longos anos de experiência em chatbots. No entanto, as marcas que trabalham com essa aplicação geralmente já possuem um histórico de serviços prestados na área de:

  • atendimento;
  • tecnologia móvel;
  • mensagem corporativa.

Isso mostra como elas têm uma expertise com soluções voltadas ao relacionamento com o cliente via troca de mensagens. A Blip, por exemplo, atua há mais de 20 anos ajudando empresas a oferecerem melhores experiências aos seus clientes por meio de canais digitais.

Já as companhias que possuem poucas implementações de chatbots em seu portfólio devem ser avaliadas com base na opinião de outros clientes.

Você pode entrar em contato com outras empresas atendidas para saber seu nível de satisfação, a relação com a fornecedora, entre outras informações que sirvam como referência.

3. Qualidade do serviço

Uma das maneiras de mensurar a qualidade do serviço oferecido pelas empresas especializadas em chatbot, é solicitar um período de demonstração, como se fosse uma espécie de piloto da aplicação.
Assim, durante uma ou duas semanas, você:

  • compreenderá como funciona chatbot na prática;
  • poderá avaliar a sua eficiência;
  • terá uma ideia do impacto que essa solução trará para sua empresa, entendendo se é o momento de contratar chatbot e se o serviço ofertado é satisfatório.

A segunda forma de medir a qualidade é interagindo com o chatbot de um cliente atendido por essa fornecedora.

A vantagem desse caminho é que, provavelmente, você terá uma experiência com os recursos completos da solução — e poderá fazer até uma avaliação mais ampla.

Entre o que deve ser avaliado estão elementos como:

  • a precisão e agilidade nas respostas;
  • a eficiência do fluxo de conversa para atingir a informação/serviço desejado;
  • a presença ou não de inteligência artificial;
  • a autonomia do bot.

4. Suporte

O suporte é um dos principais fatores na hora de contratar chatbots. Se você não tiver muita intimidade com essa tecnologia, precisará contar com o apoio da equipe fornecedora para auxiliar na implementação e funcionamento da ferramenta.

Ao longo do processo de avaliação das empresas e experimentação dos chatbots, você pode analisar alguns aspectos da equipe de suporte, como:

  • agilidade;
  • clareza nas informações;
  • autonomia na resolução de problemas.

5. Quanto custa um chatbot: preço e custos adicionais

Não poderíamos falar em contratar chatbots sem citar a questão financeira, afinal existem muitas dúvidas sobre o preço do chatbot.

Ao avaliar uma empresa especializada, não serão apenas os custos de desenvolvimento de chatbot, implementação e manutenção que você deve ficar de olho.

Além deles, poderão ser incluídos no preço do chatbot outros gastos, como:

  • treinamentos;
  • integrações;
  • monitoramento;
  • equipe especializada — se estiverem firmados em contratos, obviamente.

Dependendo do objetivo do chatbot, o valor referente a quanto custa um chatbot pode ser negociado junto à empresa fornecedora, incluindo, por exemplo, uma taxa de sucesso, para os negócios compartilharem riscos e resultados.

O importante é não ser surpreendido com um preço de chatbot que extrapole o orçamento definido em seu planejamento.

Inclusive, existem no mercado soluções de excelente qualidade gratuitas para algumas plataformas. Por exemplo, a plataforma Blip oferece um plano free, que permite desenvolver chatbots grátis para Facebook Messenger, Telegram e outros canais.

Como pode se tratar de uma primeira experiência desse tipo em sua empresa, é preciso considerar vários fatores ao contratar chatbots. Nesse caso, o ideal é focar em questões mais práticas, como a qualidade do serviço, assim você terá uma ideia mais clara do valor que essa aplicação trará para seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre o desenvolvimento de chatbot, as vantagens e usos do chatbot, indicamos que assista ao vídeo abaixo e veja um resumo do que esse tipo de software pode fazer por suas metas de vendas, atendimento e marketing.

Ficou interessado em contratar uma plataforma de chatbots? A Blip está há mais de 20 anos ajudando empresas a oferecerem melhores experiências aos seus clientes.

Desenvolvemos estratégias e ações para solucionar suas necessidades em áreas como:

  • presença no WhatsApp, Messenger, Telegram, sites e mais canais;
  • engajamento e relacionamento com o cliente;
  • atendimento ao cliente imediato, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana;
  • qualificação e apoio para vendas e mais.

Conheça nossos casos de sucesso e clique aqui para falar com um vendedor!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito