Integração do CRM ao chatbot: benefícios para clientes e empresas

Com o potencial de fazer parte de uma comunicação personalizada uma solução escalável, os chatbots são uma tecnologia que pode ser utilizada em diversas aplicações dentro de uma empresa. E uma das possibilidades mais interessantes é integrar chatbots ao CRM e reduzir bastante os recursos humanos investidos.

Chatbots são softwares que permitem a interface entre pessoas e sistemas por meio do diálogo por texto. Utilizando a linguagem natural para compreender e responder adequadamente às demandas de um usuário, eles são eficientes e econômicos.

Neste post, vamos explicar como integrar CRM e chatbot pode trazer muitos benefícios para a otimização do trabalho e eficiência dos resultados do relacionamento com o usuário, criando um canal que é a resposta para como se comunicar com cliente. Não perca tempo e confira!

Integração entre CRM e chatbot: como realizar e seus benefícios

Escalar a comunicação personalizada

Customer Relationship Management é relacionado aos softwares de CRM, que coletam, cruzam e armazenam dados de clientes com o objetivo de:

  • personalizar o atendimento;
  • atender suas demandas;
  • estreitar a relação com eles.

Entre as vantagens do CRM, trata-se de uma ferramenta poderosíssima para qualquer tipo de negócio que lide com muitos indivíduos.

Entretanto, ele se torna ainda mais importante quando essa base de clientes é heterogênea e é necessário atuar de forma personalizada para conseguir os melhores resultados.

Quer saber mais sobre CRM antes de mergulhar na integração entre CRM e Chatbot? Assista ao vídeo abaixo:

O problema é que a operação do CRM demanda muitos recursos humanos: é necessário ter pessoas para coletar dados dos clientes e, especialmente, executar as ações que serão planejadas a partir deles.

Como uma única pessoa não é capaz de interagir satisfatoriamente com vários usuários ao mesmo tempo, a melhor solução costuma ser alocá-los em grandes grupos, sacrificando a personalização da comunicação em troca da praticidade.

Isso pode ser corrigido com o uso de chatbots em CRM. Com essa dobradinha é possível tornar a comunicação personalizada escalável. Não existe um limite de clientes aos quais esse software é capaz de atender e, se for desenvolvido da maneira certa, ele consegue fornecer um nível muito grande de personalização.

Qualificar a base de dados ao integrar chatbots ao CRM

Outro objetivo do CRM é qualificar usuários, ou seja, criar um fluxo da informação nas organizações sobre cada um deles, indo além de um cadastro básico. Isso permite uma melhor compreensão de suas demandas.

Com a qualificação dos clientes, também é possível descobrir quais são aqueles com maior potencial de compra e que valem um investimento maior.

CRM com chatbots são um recurso excelente para essa tarefa de captar e qualificar leads, pois permitem que, por meio de um diálogo, as informações essenciais sejam obtidas e armazenadas imediatamente. Por meio da automação de chatbot, boa parte do trabalho manual dessa etapa, é eliminado.

Leia mais sobre essa funcionalidade em: Como usar chatbot para captar de leads, qualifica-los e converte-los

Utilizar a interface de texto para aprimorar a produtividade

Nem sempre a interface visual de um software de CRM é a mais amigável. Esse tipo de software exige a adequação de muita informação e, por vezes, a experiência de usuário não é intuitiva, o que prejudica sua usabilidade.

Por outro lado, a interface por meio do texto é simples e de fácil compreensão para a maior parte das pessoas. A curva de aprendizado para o uso do chatbot em CRM quase sempre será mais suave do que o treinamento de uma interface visual, simplesmente porque é um formato que a maior parte das pessoas já conhece.

Assim, os chatbots ajudam na experiência do usuário, o que também podem significar uma produtividade bem maior nos processos internos de uma empresa.

Eles são uma ferramenta que se encaixa bem em uma época em que muitas pessoas preferem a comunicação escrita do que outras formas de interação.

Capturar dados de usuários de plataformas móveis e redes sociais

O que faz um CRM ser bom é a qualidade dos dados inseridos nele. Esse tipo de software precisa ter fontes confiáveis, que enviem um volume elevado de dados que possam ser transformados em informações úteis para o setor de vendas e marketing.

Hoje, boa parte dos consumidores estão presentes em plataformas móveis e redes sociais. Mesmo em uma transação B2B, as pessoas envolvidas muito possivelmente usam um smartphone ou o Facebook.

Os chatbots para empresas podem se provar como ferramentas excelentes para obter dados desses indivíduos. Ao contrário de interfaces visuais, que precisam ser adaptadas para diversos tipos e tamanhos de telas de celulares, um chatbot sempre será o mais responsivo possível nesse aspecto.

O chatbot em CRM é uma das tecnologias para engajar o público, com números mais expressivos. O sistema já nasceu no mobile e, por isso, sempre foi adaptada a esse formato.

Além disso, a forma de interação mais comum nas redes sociais é por meio de texto, isso faz com que os chatbots ampliem o engajamento nas redes sociais e consigam operar nesse canal com facilidade.

Obter respostas precisas e imediatas

Clientes sempre possuem um número grande de dúvidas sobre produtos e costumam demandar respostas rápidas. Enquanto um profissional de relacionamento consegue atender apenas uma pergunta por vez, um chatbot para atendimento pode responder a todas essas questões simultaneamente.

Essa interação imediata pode ampliar a satisfação do cliente com a empresa. Afinal, para muitas pessoas, não importa se somos atendidos por um humano ou por um software: o mais importante é ter nossos problemas resolvidos.

Outra vantagem está no fato de que os chatbots são programados e não estão sujeitos a influências como estresse e outros problemas da rotina humana. Por isso, não cometem erros por falta de atenção ou porque fizeram alguma anotação errada, como um funcionário poderia fazer.

Dessa forma, sempre que estiver ao alcance do chatbot, ele vai garantir as melhores respostas disponíveis para os usuários. E se por algum motivo esse usuário fizer uma pergunta que o software não tenha os recursos para responder de forma adequada, um profissional humano será acionado — ou seja, os chatbots resolvem várias demandas simples enquanto seu time de atendentes consegue se concentrar em questões mais complexas.

crm chatbot

Em conclusão: integrar chatbots ao CRM pode ser uma forma de conseguir resultados mais regulares, rápidos e eficazes no relacionamento com os consumidores, que terão suas necessidades atendidas mais depressa e muitas vezes sem a necessidade de envolver um atendente humano especializado no processo.

Agora que você já saber as vantagens de integrar chatbots ao CRM, que tal aproveitar e ler nosso artigo que explica como implementar uma cultura de atendimento orientada ao cliente com chatbots? Esperamos você lá!

Percebeu como pode ser importante criar um canal em formato de chatbot para a comunicação da sua empresa com clientes? Que tal ter o apoio de um time especializado para auxiliar a sua empresa a construir um chatbot?

Take é uma empresa especializada que atua há 20 anos com tecnologia móvel e que pode ajudar o seu negócio a ter um excelente serviço de chatbot, seja com chatbot no Messenger do Facebook ou chatbot no WhatsApp business ou em outros canais de mensagem do mercado. Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!

Se você deseja se aprofundar antes de procurar uma solução como a Take, indicamos que leia também o artigo; “Chatbot para WhatsApp ou Facebook Messenger: qual devo usar na minha estratégia de mobile marketing?”